Translate
Seguidores
A Natureza Responde
*por Carlos Maia
Chuva que pinga
Orvalhos na terra
No último canto
Do sabiá verdadeiro
Não molha o sereno
Da loucura humana
Mas responde a
catástrofes
Na ebulição natural
É Natal
*por
Carlos Maia
É Natal
e o capital
Tenta se
redimir
Em um
dos 365
De
opressão e exploração
Come-se
peru, tender e pernil
Despeja-se
sobra em “cestas básicas”
Na
certeza hipócrita da boa ação
Dos que pelejam pela vida samaritana
Vagabundos e Cães
*por Carlos Maia
Em
uma
Grande
loja
Do
comércio local
Fechada
Pela
quebradeira
Geral
da crise
Agravada
ainda
Pelo buliçar pandêmico
Descolonizar a cidade com o Ilê do quilombeco de "Vó Dola"
Foto: Blog do Anderson |
*por
Herberson Sonkha
O fluxo da africanidade que circula na parte alta da Rua das Pedrinhas, uma das mais antigas da cidade, é uma espécie de baobá africano que conecta tempos imemoriais de um mundo sobrenatural ao caótico e escasso mundo material para as populações negras no Brasil. Uma fonte inesgotável de conhecimento atravessado por oralidades do além-mar. Vozes da mãe África que clamam pela maternidade aonde você for, um "falador" que veio com nossos ancestrais há séculos no Brasil.
Não Sei o que Escrever
*por Carlos
Maia
Não
sei se escrevo da vida
Não
sei se escrevo da morte
Não
sei se escrevo do espaço
Não
sei se escrevo da terra
Não
sei se escrevo do fogo
Não
sei se escrevo das águas
Não
sei se escrevo dos homens
Não
sei se escrevo das mulheres
Não
sei se escrevo dos brancos
Não sei se escrevo dos negros
Amargura da Vida
O Descanso da Velha Guerreira
para Edu
Meira
Quando
a luz
Não
iluminou
A
aurora matinal
Eis
que o escravo
Da
pena
Trava
mais uma guerra
Entre
o pensamento
E o papel
Sobre uma Chapa Lula-Alckmin
"É
crer no adversário histórico declarado, é acreditar na imortalidade política e
biológica de Lula, é a esquizofrenia política sem remédios".
*por
Luis Rogério Cosme
O êxito da proposta de uma chapa Lula-Alckmin servirá para entendermos que a teoria das classes sociais, e as experiências últimas de ataques contra a esquerda, e ao PT em particular, não serviram para nada no contexto do aprendizado político no Brasil. Alguns se apegam a frase de Churchill dita na 2ª Grande Guerra: “Para vencer Hitler me uniria até com o diabo”, para embasar a proposta.
A sofrência do caminhoneiro autônomo: combustível, frete e o pedágio
Foto: Revista Fórum |
"...
disse ao deputado Osni Cardoso que o Bolsonaro não cria oportunidades
minimamente dignas para nós caminhoneiros e a população de modo geral, mas
amplia diariamente as desigualdades na sociedade."
*por
Almerindo Neto
Gosto da simplicidade como característica primária que mais se destaca na personalidade de uma pessoa, isso faz com que eu me afeiçoe a esse tipo cada vez mais raro de ser humano. Apesar disso, não vejo com bons olhos quem usa da simplicidade apenas quando lhe convém. Em especial com quem tem esse perfil afetado, pois provavelmente são os maiores responsáveis por minha insatisfação com os políticos.
Discurso de Lula no Parlamento Europeu
*por Luiz
Inácio Lula da Silva
Vamos começar quebrando o protocolo e falando o nome de um companheiro que me dá muita alegria de ver sua presença aqui, o nosso querido companheiro Rafael Correa, ex-presidente do Equador. Quero cumprimentar a companheira Iratxe García, presidente do Grupo Social Democrata (Grupo S&D) do Parlamento Europeu; cumprimentar o querido companheiro José Luis Zapatero, ex-primeiro ministro da Espanha; cumprimentar a companheira Claudia Pardo, prefeita da Cidade do México que me parece que vai falar aqui em uma gravação; companheiro Pedro Marques, vice-presidente do Grupo S&D; companheira Maria Manuel Leitão Marques, coordenadora da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana; companheiro Javi López, co-presidente da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana; companheiro Pedro Silva Pereira, vice-presidente do Parlamento Europeu; e Andreia Schneider co-presidente do Fórum Progressista Mundial.
Espírito x Matéria
*por Carlos Maia
O espírito pede licença
Mas a matéria resoluta diz não
O espírito evoca a Deus
Mas a matéria compassadamente prepara a morte
O espírito julga-se
eterno
Mas a matéria adverte: nada sois sem mim
Pequenos Atos de Resistência
*por Josafá Santos
É hora de pintar a minha casa, construída dos alicerces ao telhado durante o governo Lula / Dilma, mesmo com o salário de um professor da Rede Pública. E construí uma casa grande, confortável e bonita, modéstia a parte. Precisando de andaimes, fui fazer orçamentos. Na primeira que loja que visito notei algo estranho: betoneiras cobertas com bandeiras do Brasil, da esquina, até a sua frente, onde outras bandeiras estampadas repousavam, algo preocupante em governos fascistas, assumidos ou não. Esse "patriotismo", aliado a "públicos testemunhos de fé" são, não raro, uma outra coisa, diametralmente opostas ao que se dizem ser. A História ensina isso, e eu sou um Historiador.
E Aí Vem as Eleições
*por Expedito Simões
Cumprindo a obrigatoriedade de seu calendário eleitoral, a burguesia em sua totalidade, investe neste momento na defesa da democracia, em que se mascara os verdadeiros interesses de classes antagônicas em luta, a partir do processo da produção capitalista, que se estabelece na extorsão do mais valor e na acumulação do capital, concentrado cada vez mais nas mãos de poucos. Mas o que traz de novo o cenário político eleitoral, sempre antecipado, de mandato após mandato, pelo atropelo constante da conjuntura e da crise de exaustão do capital? Em primeiro lugar, uma tentativa da burguesia de esconder esta crise por que passa a economia do país e do mundo. Em segundo lugar, a rearrumação e rearticulação das forças de direita em torno de candidaturas conservadoras, reacionárias e fascistas, sendo isso um fenômeno global.
Do Fim para o Começo
*por Carlos Maia
O ato de depositar às cinzas no rio de um ente querido, de um amigo de longas jornadas, de um camarada singular e inigualável, pode não parecer grande coisa aos defensores do idealismo teológico religioso, ou mesmo, do materialismo mecanicista, mas pode muito bem transpor para o imaginário e a memória social dos que ficam o desejo e às vontades daquele que se foi, projetadas no futuro a realizar-se. Assim aconteceu e assim acontece com grandes revolucionários: Engels teve suas cinzas jogadas ao mar e Edmilson depositadas no Paraguassu, para que estas pudessem misturar-se às águas mais tranquilas, e se encaminhasse ao espirito da razão humana, de uma natureza em movimento, podendo se chegar das águas mansas às tormentas do mar revolto.
Tofallini: A Força de Seus Mergulhos
*por Luis Rogério Cosme
Conheci a jovem cantora e compositora, Gabriela Tofallini, nos Festivais de Música do IMS-UFBA, que ajudamos a coordenar por três anos consecutivos (2016, 2017 e 2018).
Sua presença de palco era o ponto alto de suas apresentações, pois já emanava originalidade. Tofallini, naquele momento, possuía a fidedigna capacidade de ser a melhor intérprete de si mesma, o que se repete no single que ela lançou recentemente: “Mergulhar em Você”. Por isso me disponho a escrever sobre ela, num momento tão especial, quando a cantora ousa ressurgir em pleno cenário de crise que transpassa o coração da arte e da cultura no país.
Minha Pátria Socialista
Uma
Pátria sem meninos de rua,
Sem
fome,
Sem
doentes abandonados pelos corredores dos hospitais.
Uma
Pátria sem ódio, sem medo,
Uma
Pátria sem os escândalos do capital,
Uma Pátria livre do jugo internacional.
Nasce o Sol a 2 de Julho: Independência do Brasil na Bahia só foi possível graças à luta Negra
A Cabocla Catarina Paraguaçu esculpida por Manoel Inácio |
*por
Ademar Oliveira Cirne Filho
E
assim foi escrito!
Ademar Oliveira Cirne Filho |
Na manhã ensolarada de 2 de julho de 1823, quando se deu a independência do Brasil na Bahia (a independência do Brasil já havia sido proclamada no dia 7 de setembro de 1822), o alferes e poeta Ladislau dos Santos Titara (em epígrafe) saudava com seus versos os heróis da memorável e épica batalha de Pirajá, ocorrida em 8 de novembro de 1822, que representou a principal vitória das tropas brasileiras sobre as portuguesas, pois a conquista de Pirajá permitiu a entrada do exército nacional na cidade de Salvador, que estava sitiada pelo comandante em armas da Bahia, o português Inácio Luís Madeira de Melo.
Prefeita inconsequente ordena ataque à movimento de luta pela moradia e quase resulta em homicídio
*por
Herberson Sonkha
Na manhã de 24 de junho a população conquistense tomou conhecimento da força tarefa empreendida pela prefeita de Vitória da Conquista que quase resulta em homicídio de acampados em área pública que pertence ao município. Sem hesitar, as maquinas do município funcionaram para atender às ordens impiedosas de uma prefeita bolsonarista inconsequente para destruir o Acampamento Terra Nobre, no bairro Universitário.
Uma madrugada para não esquecer em Vitória da Conquista
"[...] alimentos — que haviam obtido por doação — perdidos, objetos pessoais misturados à lama que as máquinas do município revolveram."
*por
Natanael Oliveira do Carmo
No dia
24 de junho de 2021, em plena data comemorativa do São João, a madrugada foi
especialmente dolorosa para várias famílias em Vitória da Conquista.
Empobrecidas e excluídas de direitos elementares, essas famílias foram
surpreendidas, por volta das 05:00 horas, com a ordem para saírem dos barracos
que constituíam sua única habitação, porque os mesmos seriam destruídos.
Segundo a reportagem do telejornal Bahia Meio-Dia, da TV Sudoeste, exibida nessa data, as famílias tão brutalmente violentadas haviam sido obrigadas a deixar suas antigas habitações — precárias, como o são as moradias dos mais pobres — e, sem alternativa, construído, em área pertencente ao município, às margens da Rodovia que liga Vitória da Conquista a Barra do Choça, barracos de madeira e lona para morarem neles — e se protegerem das intempéries. Leia o artigo na íntegra.
O açodado soldado raso bolsonarista dando carteirada de doutor
*por
Herberson Sonkha
Atendendo ao convite para participar do programa “Agito Geral” feito pelo amigo Pedro Alexandre Massinha, na noite de ontem (16), fui à Rádio UP FM para falar aos ouvintes do programa sobre o pensamento orgânico de esquerda numa perspectiva marxiana. Inicialmente, não vi nenhum problema em discutir com alguém que seja orgânico da direita, um intelectual conservador. Infelizmente essa pessoa nunca esteve lá, aliás, enviou um milico calça-curta que se reivindicava soldado de um “capitão” fascista, expulso da caserna.
Keu Souza: “Eu tenho mil cento e quinze motivos para continuar na luta e no enfrentamento”
Fonte: Conquista Repórter |
"Educadora e feminista do coletivo Obá Elékó, em 2020, Keu foi a segunda mulher negra mais votada nas eleições municipais de Vitória da Conquista pelo PSOL."
*pela
jornalista Victória Lôbo
da
Redação do Conquista Repórter
Keu Souza, 41 anos, é uma mulher preta, lésbica, mãe solo, periférica e do axé. Caçula de cinco irmãos, ela perdeu o pai aos oito anos e viu a sua mãe e avó se tornarem as principais responsáveis pelo sustento da família. Entretanto, a educadora e estudante de História só abriu os olhos para o movimento social quando começou a trabalhar em um orfanato e se deparou com as questões de gênero, raça e classe.
O “intelectual orgânico”: combater defecções de setores da esquerda em qualquer parlamento
(Ilustração: Jean-Baptiste Debret/Reprodução) |
“Compreendíamos a conjuntura em que vivíamos e lutávamos naquela quadra da história para superar o capitalismo, não para sermos subsumidos pela ideologia liberal burguesa de burocratas do governo da hora, sucumbidos por uma tarefa politicamente anômala de ser ‘oposição’, enquanto dura o governante dos outros grupelhos que se alternavam no poder político.”
*por
Herberson Sonkha
Ouvi falar apropriadamente pela primeira vez no economista italiano Piero Sraffa na UESB, numa aula da disciplina de teoria neoclássica em que o professor explicava à contribuição da crítica da teoria sraffiana à abordagem marginalista (neoclássica) de equilíbrio geral de longo prazo.
Lobos em pele de carneiro na oposição da Câmara Vereadores de Vitória da Conquista?
"Dê
a todas pessoas seus ouvidos, mas a poucas a sua voz". (William
Shakespeare)
*por
Herberson Sonkha
Não se deixa de ser a mesma pessoa de antes só porque conquistou uma cadeira no parlamento, especialmente porque cada voto recebido é uma voz renitente ao encontro desta ou daquela pessoa que o fez crê que o defenderia, portanto encontrou naquela candidatura uma oportunidade de ser ouvida. Aliás, é neste momento que se passa a conhecer de fato as "boas intenções" de alguém como sugere a frase "Se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder".
Quem diz “bandido bom é bandido morto”, vai matar o filho do presidente?
![]() |
Fonte: Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
*por
Herberson Sonkha
Pensando pela regra daquelas pessoas adeptas do movimento pró-bolsonaro que fizeram o discurso agressivo com base na honestidade, na descendência e na coerência com forte apela à moralidade do pentecostalismo judaico-cristão, o filho do presidente do Brasil precisa ser morto com urgência. Por que? Se a regra é bandido bom é bandido morto!”, a lista quilométrica de crimes, a velocidade e a habilidade para cometer peculato do menino traquino do presidente amoral, ultrapassa qualquer expectativa de banditismo organizado no setor público já escrito na historiografia da tradicional direita brasileira.
O que diria Bourdieu das declarações do mandatário da OAB que afeta apenas os camelôs?
![]() |
Foto:http://www.blogdoleosantos.com.br |
"(...)
é estranho que às vésperas da inauguração do Terminal intermunicipal da Lauro
de Freitas o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de
Vitória da Conquista, dê uma declaração tendenciosa sobre a situação polêmica
que atinge diretamente aos camelôs da área central da cidade."
*por
Herberson Sonkha
O sociólogo francês Pierre Félix Bourdieu diria ao presidente da OAB (subseção de Vitória da Conquista) e professor Soares que sua declaração foi infeliz, basta dar uma olhadinha em sua notável contribuição para a teoria do direito crítico para compreender essas relações desiguais na sociedade. Bourdieu não é qualquer um, a quem advogue a tese de que ele foi cofundador da revista de sociologia jurídica Droit et Société.
O genocídio “cristão” no Jacarezinho sob a égide da militarização fascista da polícia
![]() |
Carlos Santos Fotoarena / Estadão conteúdo |
“Diga não ao racismo. Diga
não ao preconceito. Diga
não ao genocídio do meu povo preto. Diga
não à polícia racista. Diga
não a essa militarização fascista.” (BIA FERREIRA, 2019) |
*por
Herberson Sonkha
Ali bem pertinho do Rio de Janeiro, praticamente do lado, nasce a cantora, compositora e multi-instrumentalista mineira Bia Ferreira que aprendeu a largar a voz intrépida contra os racismos da intelligentsia e o establishment burguês branco brasileiro. Seu canto estremece feito rajada de metralhadora, abalando as estruturas rígidas de um mundo burguês caduco, caótico e austero na direção do constructo mental do patriarcado que instrumentaliza a racionalidade branca para justificar a eugenia social que de uma única vez ceifou a vida de 29 pessoas.
“Ensino” remoto e educação midiatizada
"Em
seu artigo 'A falácia do ensino remoto', Dermeval Saviani mostra que 4,5
milhões de brasileiros estão sem acesso à internet banda larga, mais de 50% dos
lares rurais não têm acesso à internet e 58% do total não dispõem de computador
(...)"
*por
Fabíola Lima
Há alguns dias tenho visto escolas postarem fotos de “aulas” remotas na mídia. Analisando as duas faces da mesma moeda, vejo que isso reforça e dá visibilidade ao fato de que as professoras (não excluindo os professores, mas vou usar o substantivo no feminino por sermos maioria absoluta) não pararam, elas apenas estão trabalhando de casa.
O que é eugenia social e por que a prefeita e a CDL estão aplicando contra camelôs?
![]() |
Acervo digital do Jornal O Globo: “Os ambulantes da Praia Formosa”. 17/04/1926 |
*por
Herberson Sonkha
Antes de dizer que a "Eugenia é a autodireção da evolução humana"1, preciso delimitar o contexto político predominante no Brasil que é de ascensão da extrema-direita brasileira (bolsonarismo) e que a eugenia faz parte dessas pautas ultraconservadoras. Apesar de controversa, a frase acima serve como primeiro significado, considerando que houve alterações no decorrer da história até a definição contemporânea de eugenia social - ou limpeza social - atribuída pelo chanceler Adolf Hitler na Alemanha a partir de 1933. Essa é a mesma onda verde-amarela de extrema-direita que deu à vice-prefeita a prefeitura municipal numa bandeja.
O 1º de maio do governo municipal e da CDL é uma eugenia social
"A
eugenia social desse governo municipal será exercida pela prefeitura que
preparou 300 guardas municipais para intervir de maneira truculenta contra os
camelôs do Terminal de Ônibus Intermunicipal da Lauro de Freitas."
*por
Herberson Sonkha
Há muitos anos não se via em Vitória da Conquista à vinculação ideopolítica do 1º de Maio à agenda institucional do município, organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Pincipalmente, às comemorações festivas despolitizadas de governos bolsonaristas, marcadas por inaugurações populistas de equipamentos públicos, algumas delas para ludibriar a classe trabalhadora, a exemplo do Terminal da Lauro de Freitas.
Reaja ou Será Morta! Reaja ou Será Morto!
Reaja
ou Será Morta! Reaja ou Será Morto!
MANIFESTO
VIII MARCHA INTERNACIONAL CONTRA O GENOCÍDIO DO POVO NEGRO
"Dessa
forma, não restam dúvidas sobre a ineficiência das ações governamentais e
programas políticos capitaneados pelo poder branco, que, a despeito de se
alterarem a cada período eleitoral buscando cooptar e controlar nossas
demandas, vem se apresentando como placebo para o povo negro."
15
anos de Luta: Seguimos em Marcha!
Não fazemos marcha virtual, atuamos na realidade em que vivemos. No ano onde intensas crises e desajustes estão sendo desveladas em meio a profecias que trafegam entre o renascimento da humanidade e o seu fim, a Reaja ou Será Morta, Organização Política completa quinze anos de luta política radical.
“Deus quis assim” para cumprir sua promessa com quem?
"(...) todos nós de esquerda quereriam vê-lo saudável para que pudesse assistir ao implacável julgamento da própria história dele e de todo e qualquer grupo social que ascenda eleitoralmente a Prefeitura ou a Câmara municipal de Vitória da Conquista."
*por
Herberson Sonkha
Qualquer transeunte que trafega pela Juracy Magalhães vai se deparar com um outdoor estampando uma foto da prefeita herdeira do legado genocida do ex-prefeito. A imagem sorridente é reforçada por mensagens fundamentalistas que inevitavelmente causará muitos gritos histéricos de “glória a Deus, aleluia” nos membros das seitas pentecostais. Não necessariamente aos membros da Al-Qaeda conquistense, para os quais não tem Deus certo e, por isso, segue guerreando entre si pelo comando geral da prefeitura.
De onde virá o socorro?
"Somos,
hoje, uma nação que duvida dos números de seus mortos ou que, simplesmente,
como um cordeiro imbecilizado, diz: “Foi deus quem quis assim”.
*por
Josafá Santos
Sinto dizer, mas não virá dos céus. Aliás, não sinto. Sinto mesmo é perceber que uma nação quase inteira ainda nisso crê e por isso espera, enquanto caminha na fila para o abatedouro, como uma boiada cega, surda e muda. E isso quase não é uma metáfora.
A “casa grande” age com truculência para banir ambulantes do Terminal da Lauro de Freitas
"Levantar
a guia não é uma simples gíria de camelô, além de ser uma licença poética é um
documento que define o camelô como profissional."
*por
Herberson Sonkha
Quero prestar minha solidariedade e o necessário apoio aos ambulantes do Terminal a Lauro de Freitas, na pessoa do camarada e amigo Givanildo Teixeira, o Simpson. Uma das mentes mais geniais na arte da sobrevivência na informalidade como ambulante no movimentado centro de cidade de Vitória da Conquista.
Morre Haroldo Lima: um dos mais notáveis e admiráveis comunistas do Brasil
"(...)
camarada Haroldo Lima cumpriu seu papel irretocável no mundo, sua história
permanecerá viva na memória e na práxis política de uma geração que se
acostumou a ler, debater e construir as lutas sociais por um mundo novo."
*por
Herberson Sonkha
O genocida por detrás do caos que assegura a propagação desmedida da pandemia do coronavírus calou mais uma admirável voz comunista à serviço das transformações socioeconômicas, das liberdades democráticas e da emancipação do povo brasileiro. Um fato inexprimível, por isso gostaria de me solidarizar aos familiares e amigos do combativo camarada Haroldo Lima, excepcionalmente ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) neste momento de profundo lamento e consternação pelo trágico falecimento deste notável Ser Humano.
A esquerda reconhece convalescência do Prefeito Herzem Gusmão e demonstra respeito ao Ser Humano
"Acusar
o Povo de Santo pela situação de agravamento do prefeito é criminoso,
mau-caratismo e proselitismo religioso de quem tenta esconder que vendeu a alma
por dinheiro fácil conseguido dos fiéis com temor, por estarem
fragilizados."
*Herberson
Sonkha
No início da tarde de sexta-feira (12) circulou uma mensagem bombástica que dizia que o prefeito reeleito de Vitória da Conquista, o Sr. Herzem Gusmão, hospitalizado desde o dia 26/12/2020 no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, havia morrido. Apesar da comoção, especulou-se em áudios que o prefeito tinha fibrose pulmonar, doença que transforma o tecido dos pulões numa espécie de chiclete (substituído pelo tecido cicatricial), causado por doenças intersticiais pulmonares (DIP) sem nenhuma força para dilatar e comprimir os alvéolos pulmonares.
Alves e Peterson: Na prática quem é aliado na luta pelas liberdades democráticas e de direitos sociais?
Observação
II: As duas narrativas distintas da mesma moeda liberal de Ronny Peterson ou a
narrativa com elementos da teoria crítica de Ricardo Alves?
*por
Herberson Sonkha
É razoável pensar que Pedro Alexandre Massinha, Ricardo Alves e Ronny Peterson discutem a pólis com o entendimento minimamente necessário para compreender que não existe um lócus para o Estado e a União, enquanto lugar de controle de sua própria vida (sucesso e insucesso) sujeita às internalidades e externalidades a partir de conceitos desenvolvidos pelo psicólogo norte-americano Julian Rotter (1916-2014). Obviamente, não sou adepto da teoria seminal de Rotter no campo da psicologia, principalmente porque ele rompe conceitualmente com a psicanálise e o behaviorismo.
Alves e Peterson: discutindo a política na cena da cidade
*por
Herberson Sonkha
O podcast produzido e vinculado nas mídias e redes sociais pelo apresentador Pedro Alexandre Massinha do programa Agito Geral, com Ricardo Alves e Ronny Peterson1 é uma proposta de discussão amistosa sobre política, um olhar sobre a cena política da cidade. As duas narrativas, uma sob a perspectiva da teoria crítica e a outra do liberalismo em sua vertente mais conservadora, oferece aos ouvintes uma discussão sem ódio e extremismos, mas composições distintas e muito bem definidas na arena da política institucional e partidária.
Buscar neste blog
+Lidas na Semana
por autor(a)
Arquivo
-
▼
2021
(38)
-
►
maio
(7)
- O “intelectual orgânico”: combater defecções de se...
- Lobos em pele de carneiro na oposição da Câmara Ve...
- Quem diz “bandido bom é bandido morto”, vai matar ...
- O que diria Bourdieu das declarações do mandatário...
- O genocídio “cristão” no Jacarezinho sob a égide d...
- “Ensino” remoto e educação midiatizada
- O que é eugenia social e por que a prefeita e a CD...
-
►
maio
(7)