Translate
Seguidores
quarta-feira, 23 de maio de 2012
O fracasso da Oposição Conquistense
maio 23, 2012
|
por
Vinícius...
|
* Por Carlos Costa
Há duas maneiras de fazer política. Ou se vive para a
Política ou se vive da Política. Nessa oposição não há
nada de exclusivo. Max Weber
Uma das razões por que o Partido dos Trabalhadores administra Vitória da Conquista há mais de quinze anos é a fragilidade da oposição. A mesma passa três anos em total estado de latência e quando se aproxima as eleições se agrupa tal quais os habitantes da Arca de Noé. É uma oposição demagoga e sem nenhuma criatividade. Há quatro anos, o radialista Ficha Suja não conhecia sequer o interior do nosso município, então, próximo ao período eleitoral, começou a percorrer a zona rural levando uns “pernas de paus” para realizarem peladas por onde passavam. Sexagenário, o desalentado radialista se aventurava jogar mesmo não possuindo nenhuma intimidade com a bola. Há muito tempo que a oposição à administração do prefeito Guilherme Menezes está perdida, sem rumo e sem um discurso capaz de empolgar o eleitorado. Prova disto são os encontros que o radialista Ficha Suja está promovendo para ao menos unir os dinossauros da política conquistense que lutam com todas as forças para continuarem ao menos em evidência.
O engraçado é que o Ficha Suja sempre criticou uma das maiores criações do Governo Participativo, que é a “Roda de Conversa”, agora resolveu plagiar a mesma e está promovendo semanalmente reuniões à semelhança da Roda de Conversa do Governo Municipal. As reuniões promovidas para discutir os problemas de Conquista são motivos de chacotas por parte de outros membros da oposição que preferiram não entrarem nesta arca.
Os encontros são promovidos numa churrascaria da cidade porque o partido que está à frente não possui sequer uma sede, um endereço fixo. É um partido organizado apenas em cartório. Finda as eleições, some todo mundo e voltam a hibernar por mais três anos!
Nos fracassados encontros só faltam discutirem o sexo dos anjos e quantos cabem na cabeça de um alfinete. Cada reunião tem um debatedor que explana sobre um tema que lhe é peculiar, e a incongruência está exatamente aí. É tanta embromação, tanta enrolação, tanto engodo e tanta demagogia que nem eles mesmos acreditam no que estão explanando. Estão colocando ateus para celebrarem missas! Estão colocando cegos para guiarem cegos!
Para discutir sobre os problemas da saúde, o convidado foi o Dr. Sebastião Castro, que além de ser um ótimo médico, é coproprietário de um hospital privado que não atende pelo SUS. O Dr. Tião foi um dos principais opositores da implantação do Sistema Único de Saúde e da sua municipalização. Duvido que um dia o mesmo vá defender o SUS. Se depender dele e do seu hospital, somente os mais aquinhoados é que devem ter direito a um atendimento médico satisfatório!
Para discutir a infraestrutura da cidade o escolhido foi Juvenalito Gusmão, que parece viver das glórias do passado. De infraestrutura e de planejamento urbano o mesmo entende muito pouco. Se não, como justificar o fato dele ter construído um shopping center no centro da cidade sem estacionamento para clientes, lojas âncoras, supermercado e praça de alimentação? Esse senhor porventura sabe o que é planejamento?
Outro também convidado para debater os nossos problemas foi o ex-prefeito Pedral Sampaio. Este teve três mandatos e influência sobre pelo menos quatro prefeitos, mas pouco fez para que Conquista tivesse planejamento e uma estrutura viária condizente com o seu crescimento. Ele, e os prefeitos sob sua influência, rasgaram o Plano Diretor Urbano elaborado durante a administração do saudoso prefeito Jadiel Matos. Mas o mais engraçado é a facilidade que este senhor tem para se contradizer. Por muito tempo o mesmo foi defensor ardoroso da construção da Barragem do Rio Pardo, apesar de nada ter feito neste sentido, agora que a mesma será construída graças ao empenho do prefeito Guilherme Menezes e dos deputados do PT o mesmo agora se diz contrário à construção desta barragem que solucionará para sempre o problema do abastecimento de água de Vitória da Conquista. Qual a razão do ex-prefeito Pedral ser contra a construção da barragem? A razão não é puramente política? Pedral é exímio em se apresentar como a pessoa que possui soluções para todos os nossos problemas, mas, quando foi prefeito bem pouco fez por Conquista. A prefeitura construiu o Parque das Bateias, aí ale apareceu dizendo que tinha um projeto muito melhor para aquela área. Se tinha, por que não fez? A capacidade de planejamento do ex-prefeito é tão irrisória que quando soube que seria construído um novo aeroporto ele deu entrevistas dizendo que o melhor local para a construção seria uma área após o Centro industrial dos Imborés. Dá para entender a existência de um aeroporto ao lado de indústrias? Durante o período em que governou Conquista ele nada fez para dotar a cidade de uma infraestrutura viária e urbana. Vai entrar para a história como o construtor do maior quebra-molas do mundo!
Dentre todas as pessoas que estão participando das reuniões da oposição o único que possui capacidade para discutir política é o Dr. Sebastião Castro. Sebastião é um estudioso da ciência política e tinha tudo para ter sido um grande prefeito de nossa cidade, e só não foi por causa das tramoias arquitetadas por Pedral Sampaio e tendo com cúmplices o senhor Ficha Suja e outros que agora se unem para nadar contra a maré.
Neste grupo não há nada de novo e nem nenhuma novidade. A forma de fazer política é velha; as pessoas são as velhas raposas do passado; o discurso é velho e enfadonho; a fome de poder é a mesma de sempre e nada de bom os seus componentes tem a oferecer ao povo conquistense. O povo da nossa cidade é sábio, tem memória e ainda traz viva na mente os desgovernos que a cidade passou sob as lideranças destes que agora reaparecem como sendo possuidores das soluções para todos os nossos problemas.
Vitória da Conquista está passando pelo seu ciclo de maior crescimento. A cidade cresce sem inchar; possui um das menores taxas de desemprego do Brasil; a infraestrutura viária é uma das melhores da Bahia; o seu comércio, o setor de prestação de serviços e a indústria da construção civil crescem com consistência e se solidificam dia após dia. Tudo isso não é fruto de geração espontânea como os apregoadores do caos estão pregando. O crescimento da nossa cidade é fruto de muito planejamento, estudo e da capacidade política dos nossos gestores em apresentar bons projetos que facilitam a captação de recursos nos governos estadual e federal.
O fracasso da oposição conquistense é fruto da sua incapacidade de fazer uma oposição séria, criticando quando é necessário criticar e elogiar as boas iniciativas. Fazer política baseado na mentira, no engodo e na falsidade é uma prática nefasta e inimiga da Democracia. Esta é a razão porque a oposição amargará mais derrotas nesta eleição e também nas próximas!
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Buscar neste blog
+Lidas na Semana
por autor(a)
Arquivo
-
▼
2012
(295)
-
▼
maio
(137)
- Para Paulo Paim, a discriminação racial no Brasil ...
- APNs se destacam em sessão afro na Câmara de Maceió
- Waldenor discute seca no Brasil em Debate
- PGE SE PRONUNCIA SOBRE DECISÃO DO TJ ACERCA DA GRE...
- EXCLUSIVO: Justiça manda Wagner devolver salários
- Precisamos ler Sun Tzu
- TRÁFICO E SOCIEDADE
- Ocupa Banco do Brasil - MPA (Movimento dos Pequeno...
- UM ENCONTRO COM O HELINHOCENTRISMO
- Xote da melhor qualidade com a banda: FORRÓ NA HORA
- O valor de um sonho
- Quem é Karl Heinrich Marx?
- Pablo Neruda assassinado? O que sabemos talvez sej...
- Keynes, keynesianos, mainstrean
- Marx: A História acontece de duas formas: a primei...
- Crise de 1929 - A grande Depressão
- Carta a Mirella ou – faça como Severino de Aracaju...
- Salvador: PCdoB se antecipa ao PT e anuncia data d...
- Eu quero ver quando Zumbi chegar! [ATUALIZADO]
- Waldenor assume Presidência da Comissão da Lei de ...
- A SEDE DO CAPITALISMO...
- Jornada Nacional de Lutas Camponesa do MPA
- A Crise sem fim
- Ecologia de Marx e da compreensão das mudanças na ...
- FENOMENOLOGIA EM COMUNICAÇÃO COM O AMOR
- América Latina: 100 anos de opressão e utopia revo...
- Ariano Suassuna recebe apoio do Senado para indica...
- Marcão: “Não se decide a política em Conquista sem...
- Tempos e ritmos de ver: cegueira e visibilidade no...
- BLOG DO NAPOLEÃO: INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE
- Dilma veta partes do Código Florestal que favoreci...
- Professores em greve literalmente dão sangue pela ...
- FRENTE NACIONAL CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE
- Keen versus Krugman: capitalismo, instabilidade e ...
- CinePet apresenta: "O sorrizo de Monalisa"
- A maconha, a política e a saúde – Parte I
- O que é o Decrescimento?
- Ensaios de Economia
- AS CRISES ECONÔMICAS
- Agronegócio, agrotóxico e “agrocâncer”
- 1964: Golpe Militar a serviço do Golpe de Classe
- A raiz nordestina no Hip Hop
- O fracasso da Oposição Conquistense
- O PAPA E A UTILIDADE DO MARXISMO
- Nome, definição e objeto da Economia
- Carta Compromisso
- Carta a Juventude
- As eleições municipais e o desenvolvimento de Vitó...
- Ousar escrever...
- Secretário considera racista publicidade do Govern...
- Vitória da Conquista terra de gente forte.
- Conheça a lista de prováveis candidatos do PT à Câ...
- ANDRÉIA OLIVEIRA: “Estamos construindo um sonho de...
- Assista: Parada do Orgulho LGBT
- O QUE É CHURRECO?
- 25 de Maio: Dia da África
- ABBA vende mais de 5 milhões de cópias de álbum 'G...
- Menino que ficou 'negro' é suspenso de escola
- AS ELEIÇÕES COMO ESPAÇO PARA O DIÁLOGO ABERTO COM ...
- Louis Althusser ( 1918-1990)
- Brumado: professores estaduais fazem manifestação
- Joel e Ataíde fora da disputa
- Vereadores afirmam: não sabiam da audiência
- José Murilo de Carvalho: “Dilma precisa injetar re...
- “Os lírios não nascem da lei”
- PABLO MILANÉS: UM MITO DA MÚSICA CUBANA
- AINDA HÁ ESPERANÇA
- Marcio Pochmann: ‘Ascensão da classe trabalhadora ...
- Que brilho é esse Negro? É o brilho da Paz! É o br...
- CARTA DO RIO DE JANEIRO Desenvolvimento Sustentáve...
- As deserções acabam por nos condenar a um quase et...
- Vitória da Conquista deve ter São João reduzido
- Fabrício: “Eu apoiando, ele ganha no primeiro turno”
- III Parada do Orgulho de Ser LGBT tem programação ...
- Professores atacam Wagner e decidem pela manutençã...
- A mídia, as cotas e o sempre bom e necessário exer...
- "A Pastoral Afro-americana e o Documento de Aparec...
- Simposio Educacao na Perspectiva da Inclusao e da ...
- "A Pastoral Afro-americana e o Documento de Aparec...
- SEBRAE/Vitória da Conquista-BA.
- Chamado por uma Jornada Internacional de solidarie...
- NOTÍCIAS DO CONSU
- Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Misér...
- Demétrio Magnoli e o haitianismo revisitado: a tát...
- O trabalho e a construção do belo
- Desenvolvimento e Sustentabilidade no Semiárido Br...
- Professores lançam petição pública para pressionar...
- Histórias Íntimas – Sexualidade e Erotismo Na Hist...
- Para os Calourinhos
- No livro "A Alma do Animal Político”, petista faz ...
- Embasa realiza coletiva para tratar sobre racionam...
- Programa Acolher encerra semana das mães
- Nelson Pelegrino se licencia e Emiliano José reass...
- Lamento dos Afro-descendentes: treze de Maio
- Ruralistas barram punição a escravocratas
- Ângela Guimarães, mulher, negra e nordestina é a n...
- DANE-SE ESSA PRETAIADA
- Desenvolvimento e subdesenvolvimento no mundo pós-...
- MÚSICA BAIANA NOS ANOS 80
- As lutas da Juventude Brasileira
-
▼
maio
(137)
0 comments :
Postar um comentário