Translate

Seguidores

segunda-feira, 21 de maio de 2012

As eleições municipais e o desenvolvimento de Vitória da Conquista



*Por Geovane Viana

Este ano a população de Vitória da Conquista tem uma importante escolha a fazer: continuar crescendo e se desenvolvendo ou parar no tempo e deixar que outras cidades passem em sua frente. Desde 1997 a cidade vem sendo governada por uma frente política coordenada pelo Partido dos Trabalhadores, que também governa a Bahia e o Brasil. Neste período, o município teve um grande impulso em seu desenvolvimento, se transformando em um dos melhores locais para se viver e investir. Este cenário é consequência, entre outras coisas, da vocação empreendedora da população, que jamais se acomodou diante das dificuldades pelas quais o país passou, seja no campo político ou econômico.
Contudo, se a vocação natural da cidade é um elemento de grande relevância no seu crescimento apenas isto não seria suficiente para a atual realidade fosse tão promissora. É de se destacar o empenho das forças políticas da região e, especialmente, o modelo administrativo implantado na cidade nas últimas quatro gestões municipais. Políticas públicas aqui iniciadas acabaram sendo copiadas até mesmo pelo Governo Federal.


A prioridade no investimento em educação, saúde e desenvolvimento social, adotada nos primeiros momentos do atual governo e continuada nas administrações posteriores, criaram o ambiente propício para que outras políticas fossem adotadas. Aliado a estas questões mais básicas da população, outras ações na infraestrutura da cidade ampliaram o seu potencial e ajudaram a formar o atual cenário de expansão em vários segmentos da economia local.


Hoje, Vitória da Conquista ostenta não só o título de polo regional, mas, de fato é o centro para o qual convergem moradores de diversos municípios ao seu redor que vem buscar na cidade não apenas saúde e educação, mas também se aproveitar de um comércio pujante e de uma série de outros serviços que aqui são encontrados de forma mais facilitada que em outros centros urbanos. Esta trajetória de crescimento não pode parar e, para tanto, a participação da população será, mais uma vez, indispensável.

A comunidade de Vitória da Conquista terá, nas eleições deste ano, a opção de escolher quem conduzirá o seu destino a partir de 2013. Dois projetos se apresentam com destaque para a população: um vem sendo conduzido pelo Prefeito Guilherme Menezes que, depois de duas vezes eleito Deputado Federal, retornou ao comando administrativo da cidade e é candidato à reeleição. A outra proposta que se apresenta com mais força como alternativa a atual administração, embora existam outros nomes, é representada pelo radialista Herzem Gusmão, que vem criticando diariamente as políticas implantadas pelo governo local, mas que, concretamente, não apresentou nenhuma outra proposta para a população.

São duas opções antagônicas e que representam visões diferentes de como uma cidade deve ser conduzida. Entretanto, o histórico da população de Conquista mostra que ela sempre votou na melhor opção para governar a cidade e saberá escolher entre a continuidade do desenvolvimento ou uma alternativa ainda não testada pela comunidade.

_______________________
*Geovane Viana é economista e coordenador Municipal de Economia Solidária

0 comments :

Postar um comentário

Buscar neste blog

por autor(a)

Arquivo

Inscreva seu e-mail e receba nossas atualizações: