Translate

Seguidores

terça-feira, 22 de maio de 2012

Nome, definição e objeto da Economia



* Por Manoel Ruiz

(1575 - 1621) - Antoine de Montchrétien autor francês com seu célebre livro "Traité de I`Économie Politique", afirmou que: "A ciência da aquisição da riqueza é comum ao Estado e a família". Até 1615 usava-se somente o termo Economia, a partir desse ano ele acrescentou "Política", que ficou "Economia Política". Ele entendia, que não deveria ser separado o adjetivo política do substantivo economia, na designação desta disciplina.

A denominação de Economia Política, foi muito criticada e tentaram substituir com outros nomes mais antigos como: "crematística" do grego Khrema (ciência da riqueza) e "catalactica, do grego Katallactein ( ciência das trocas depois vieram outros como: Economia Social, Econômica e Economia sem o adjetivo política, o qual estuda a ciência dos fatos do governo de um país.


Estudando a expressão tradicional Economia Política, encontramos um substantivo e um adjetivo qualificativo. A expressão Economia vem da palavra grega "oikos", que significa fortuna, riqueza, propriedade. E outra Palavra grega "nomos", que significa regra, lei, administração. O filosofo mais conceituado da igreja, na idade média Santo Tomas de Aquino (1225 - 1274), afirmava que "ecônomos" era quem administrava bens, rendas e despesas do lar. A origem do adjetivo política vem do latim, da palavra "politicus" do grego polis, seu significado, pode ser definido como cidade, país, nação (Estado). 

Definição é como nós conhecemos uma determinada coisa, também revela o significado de uma palavra. As duas definições mais importantes são: "definições nominais", que são definições de palavras. Depois, vem a "definição real" que é a definição de coisas. A definição real de Economia pode ser assim entendida: "Economia é a ciência que estuda as relações humanas denominadas econômicas, avaliáveis em moedas e tendo por fim um consumo." São quatro os princípios exigidos para definir a análise da definição que são: 1º o agente (homem); 2º a causa final (o consumo); 3º o meio ( as relações econômicas) e 4º a diferença específica deste tipo de relações humanas de outras praticadas pelo homem ( avaliáveis em moeda ou dinheiro). A Economia é uma ciência, forma um sistema lógico de conhecimento sobre o seu objeto.

O objeto da Economia é o estudo do seu conteúdo ou teor, na definição de uma ciência que deve indicar o seu objeto, ou o que ela estuda. A Economia tem por objeto ou estudo certos aspectos de nossa atividade, então se confirma que é uma da disciplina que estudam o comportamento humano. O humano é o único ser do Universo que conhece a si mesmo e se domina. Das suas necessidades e vontades vem os fatos humanos, os quais são estudados pelas ciências sociais. O comportamento dos homens dentro da sociedade é estudado pelas ciências sociais, onde são praticadas as relações mais diversas como: as históricas (ou passado social), governamentais, jurídicas, sociais (vida social), morais (deveres dos cidadãos), religiosas, econômicas etc., sendo objeto, da História, da Política, do Direito, da Sociologia, da Moral, das Religiões, da Economia etc. Podemos concluir, que o objeto ou o estudo da Economia é a atividade humana denominada econômica e dirigida no sentido de escolher uma alternativa entre muitas, do que fazer com os recursos escassos no mundo.

0 comments :

Postar um comentário

Buscar neste blog

por autor(a)

Arquivo

Inscreva seu e-mail e receba nossas atualizações: