Translate
Seguidores
Mojuba, meu irmão Luiz Alberto!
![]() |
Foto: Rafael Martins/Uol |
*por Herberson Sonkha
A Bahia acorda nessa manhã de hoje (13) mais triste e menor com a perda irreparável de um dos seus militantes negros mais combativos, o ex-deputado federal Luiz Alberto do Partido dos Trabalhadores (PT).
A Bahia tem sido farol de grandes lutas no combate sistemático ao racismo desde o século XVI, quando aqui aportaram os primeiros tumbeiros com nossos ancestrais africanos sequestrados e trazidos como bichos acorrentados para serem escravos na América (Sul, Norte e Central) e nas Antilhas.
Barbaridade
Uma rádio de Concessão Pública debocha da paralisação estudantil da UESB
*por Herberson Sonkha
Tomamos conhecimento do comentário infeliz desferido em um programa da Rádio Brasil FM (uma concessão pública) nesta manhã (31), contra a Paralisação estudantil da UESB. Ressalte-se, que tal escólio feito em tom jocoso em uma programação dessa emissora, afirma irresponsavelmente que a “Greve dos estudantes da UESBA é por causa do Halloween”, com a finalidade de desqualificar e fazer escárnio das atividades estudantis.
Bodas de Crizo: Vida longa à Luís Carlos e Cleide
"A luta diária no mercado de trabalho, o reconhecimento profissional, os desafios, as vitórias e as não vitórias que constituem a vida desse casamento bem-sucedido"
*por Herberson Sonkha
O Bairro é o Alegria! Confesso que não gosto muito da ideia de se chamar o bairro Alegria de bairro Brasil e não tenho nada contra. Apenas gostaria de destacar que é um bairro com outra realidade, sobretudo porque nos arreda pela antiga Avenida Cuiabá. O Bairro Alegria, fica situado às margens da Avenida da Integração (ou antiga Rio-Bahia) e também nos separa geograficamente do Bairro Jurema.
Prof. Davino constrange Lemos a reduzir a carga horária sem diminuir salário na justiça para cuidar do filho autista
“Não mexe comigo. Que eu não ando só"
(BETHANIA, 2012)
*por Herberson Sonkha
Davi é o primogênito do professor Davino Nascimento e da enfermeira Ilana. Um adolescente com inteligência musical e forte inclinação artístico-cultural. Tudo leva a crer que herdou essa verve musical do pai, o poeta, compositor e professor jequieense licenciado em Letras vernáculas pela UESB. Depois de mais de uma década, veio Guilherme (Gui), uma criança linda e extremamente carinhosa. Embora quase imperceptível nos primeiros meses de vida, Gui nasceu com transtorno do espectro autista (TEA).
Por que a “prefeita fujona” correu do 29º Grito dos Excluídos?
![]() |
Fonte: foto do site do Blog do Sena. |
"Essas vozes estridentes dos desalentados explica a saída aturdida da prefeita do palanque para não ouvir o grito de clamor político sem se comprometer em responder as mazelas bolsonaristas, receando ser vaiada publicamente."
*por Herberson Sonkha
A louvável iniciativa da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que organizou o Grito dos Excluídos em 1994 com a temática “A fraternidade e os excluídos” não foi apenas apropriada àquela conjuntura, mas, continua sendo tão necessária nesse momento. Hoje, quase 30 anos depois, o 29ª Grito dos Excluídos com a temática “Você tem fome e sede de quê?”, realizado em Vitória da Conquista pelo Conselho de Leigos Regional Nordeste (CNLB) e pelo Fórum Sindical e Popular (FSP), parece ter causado um comichão no mundo bolsonarista de faz-de-conta da atual prefeita que evadiu-se sub-repticiamente do palanque antes mesmo do Grito do Excluídos chegar próximo ao palanque.
Um, dois, três... Oliveira e Soares outra vez?
" O poder estava concentrado nas mãos dessas oligarquias, tudo que fosse relacionado às instituições públicas ou ao comércio privado da cidade pertenciam a esse ou aquele coronel. A pobreza sempre foi uma forma de controle político eleitoral."
*por
Herberson Sonkha
A catilinária eleitoral vexatória já começou e o zun-zun-zun subiu a Serra dos Pombos. Essa possibilidade opressiva estala como uma chicotada estrepitante nas costas das populações empobrecidas de Anagé (BA). Mas, deveria soar como um insulto insuportável à população anageenses que não participa de nenhum privilegio dessas duas casas reais.
Fogo amigo! Amigo?
Quando nós, da classe trabalhadora, recebemos punhaladas e golpes da Direita, seja ela Centro ou Extrema Direita, isso não nos surpreende.
Infelizmente, os bons morrem e cedo demais!
*por Herberson Sonkha
Renato Russo disse isso certa vez numa canção do álbum "O Descobrimento do Brasil" de 1993:
"É tão estranho, os bons morrem jovens"
A exemplo do próprio Renato Russo, Cassia Eller, Mamonas Assassinas, Cazuza, Raul Seixas, Kurt Cobain, John Lennon e alguns outros.
Herberson Sonkha: intensa militância social nas duas últimas décadas do século XX
![]() |
Foto: Herberg e Herberson |
"O agitado transcurso dos anos 80 se constituiu na encruzilhada ideológica que determinaria os rumos de minha vida, pois apontaria a direção da primeira etapa da minha formação intelectual, cultural e de militante das causas sociais."
*por Herberson Sonkha
Aos 14 anos eu acabara de deixar a infância e era penas um garoto magrelo, esquisito e um típico curioso bem característico de alguém recém-chegado à adolescência. Nascido no bairro Alegria, um bairro pobre de classe operária da construção civil ou mecânica surgido na enchente do bairro Jurema no final da década sessenta à margem da rodovia BR-116 de Vitória da Conquista. Havia se mudado para Jequié em dezembro de 1979 porque meu pai teria aceitado um novo trabalho e uma nova companheira com quem teria se casado naquele mesmo ano.
A produção artístico-cultural conquistense “fora do eixo”
![]() |
Foto: Ítalo Silva |
"(...) na canção “Boi de ciranda”, de Geslaney Brito e Iara Assessú, se desconstrói essa pedagogia do medo e a racialização do "boi da cara preta" ao resinificar o boi como sendo um animal alegre e de diversas cores festivas que se assemelha as celebrações populares do “Bumba Meu Boi”."
*por Herberson Sonkha
Já faz algum tempo que tive uma conversa casual interessante com um modesto intelectual, dedicado educador de arte e um notável musicista conquistense Geslaney Brito sobre os rumos da política cultural do país com base no conceito de cultura de massa e massificação. Relembramos de algumas relevantes contribuições dos principais expoentes teóricos da primeira geração da Escola de Frankfurt, a exemplo dos filósofos e sociólogos Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse, Erich Fromm, Otto Kirchheimer, Friedrich Pollock e Leo Löwenthal.
Homenagem a um homem bom e justo! O indefectível amigo Paulo Pires!
*por
Herberson Sonkha
A
mesma vida que nos enche de esperança é a mesma que cede a morte que nos
espreita no silencio de nosso próprio leito.
É a mesma vida sendo o rio fluido de água viva que se esvai num piscar de olhos, feito o silenciar do estrepitante barulho de tua ausência meu velho amigo Paulo Pires.
O consagrado SUS e os deserdados do sistema provenientes da periferia conquistense
"(...) nenhum paciente que acessar o serviço de Urgência e Emergência poderá ficar sem atendimento. Muito menos ser dispensado ou encaminhando a outra unidade de saúde, nem mesmo por outro médico, “sob nenhuma justificativa.”
*por Herberson Sonkha
Os serviços de Saúde pública não chegam à periferia de Vitória da Conquista como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS). Se for exame urgente dura uma eternidade. Se for uma consulta também urgente só é autorizada depois que o paciente vai a óbito. Se chegar enfermo à beira da morte na porta do Pronto Socorro só será atendido se for para encaminhar ao IML para atestar o óbito.
A natureza do “Estado Violência” fascista contra a enfermagem
![]() |
Fonte Agência Brasil/Foto de Fábio Rodrigues |
“Estado Violência
Estado hipocrisia
A lei que não é minha
A lei que eu não queria”
(TITÃS, 1986)
*por
Herberson Sonkha
Assistir inconformado à ação truculenta da polícia contra a manifestação legitima e democrática dos profissionais de enfermagem em Brasília. A irritação se deve ao fato do comportamento benévolo da Policia Militar para com os atos fascistas golpistas de 08 de janeiro, mas extremamente violentos com manifestantes, derrubando e disparando spray de pimenta na manhã de segunda-feira (3) tomada pela manifestação na Esplanada dos Ministérios.
O governo municipal mistura Flávio José-Santana com o pseudosertanejo do agroboy Tierry
![]() |
ASCOM/PMVC |
"A grandeza de Santana não se deve apenas ao forró (que não é pouca coisa), mas também pela sua posição inegociável de defesa da cultura popular nordestina que remonta aos imemoriais tempos longínquos do indefectível Padrinho Cícero."
*por Herberson Sonkha
A presença de Santana e Flávio José na programação do governo municipal causaria constrangimento à prefeita e seu staff bolsonarista – se é que isso seja mesmo possível – se o governo tivesse um projeto de cultura para a cidade. O desconhecimento (ou tolice intelectual) cultural impõe uma verdadeira miscelânea entre as representações da cultura autêntica do forró nordestino dos festejos juninos com o nada a ver cantor agroboy do “sertanejo” universitário Tierry.
O PT dará cabo de parasitas fascistas sugando nas tetas da prefeitura?
![]() |
Foto: ASCOM PT/Vitória da Conquista. |
"A questão central não está em torno do nome que encabeçará a candidatura do PT, mas sim da natureza ideológica da proposta social, econômica, cultural e política do programa de governo; do combate ideológico sistemático aos parasitas (antigos e novos); e de compromissos com o desenvolvimento socioeconômico de grupos sociais confinados na pobreza das franjas da sociedade a serem assumidos, caso o PT volte a governar a cidade."
*por
Herberson Sonkha
O Partido dos Trabalhadores (PT) conquistense é o primeiro partido a dar o pontapé inicial da disputa eleitoral antifascista para a sucessão da prefeitura de Vitória da Conquista em 2024. O nome “escolhido” como pré-candidato a prefeito é o de Waldenor Pereira, que muitos dizem por maledicência ser absolutamente desconhecido ou não ter feito completamente nada pela cidade.
SIMMP é novamente atacado pelo cio fascista à serviço do governo municipal
![]() |
‘Ilustração Sindical’, de Laerte |
"A cadela do fascismo está sempre no cio" (Bertold Brecht)
*por
Herberson Sonkha
Ouvi atentamente o áudio dos dois locutores. A meu ver, trata-se de mais um ataque fascista não apensa ao respeitado professor da rede municipal, historiador e militante sindical Márcio Freudental, mas ao SIMMP como um todo. Contudo, gostaria de salientar a Rede Municipal de Educação que fascistas não têm pudor, não têm caráter e não têm compaixão e compromisso com nenhuma pauta da classe trabalhadora (do setor público ou privado) e das populações subalternizadas pelo capitalismo. Apenas como a burguesia reacionária que constitui a classe dominante. O atual governo municipal instrumentaliza essa gente fascista nos meios de comunicação para criar óbice as lutas sindicais, jogar a população contra o SIMMP e dividir a categoria.
Celebração do Projeto Maria Nilza com aula inaugural do “Universidade Para Todos”
![]() |
Foto da Ascom do mandato Valdemir Dias |
" A presidenta Mãe Naza de Oyá avaliou a importância de celebrar esse momento, recepcionando de forma calorosa a todas as pessoas selecionadas para a edição do programa UPT 2023 da UESB."
*por
Herberson Sonkha
Professor Josafá Santos: O que esperar do petismo de Jerônimo Rodrigues?
![]() |
Foto: Fernando Vivas/GOVBA |
"ex-governador
neoliberal da Bahia, o petista Rui Costa, amarrou o seu sucessor, o governador
Jeronimo Rodrigues (PT) aos acordos e alianças com os setores econômicos
conservadores defendidos pela tradicional política carlista baiana"
*por Herberson Sonkha
Um grande amigo historiador e professor na mesma área da rede pública estadual de educação da Bahia postou em seu Instagram o seguinte texto: “Governo da Bahia oferece 4% de aumento(?) aos professores. Foi para isso que o elegemos?”. O respondi enfaticamente dizendo que não foi para isso que o elegemos no segundo turno das eleições de 2022, mas para derrotar as duas frações eleitorais do fascismo que disputaram àquelas eleições na Bahia: ACM Neto e João Roma.
A Adusb e a indispensável conexão com os movimentos sociais do Fórum Sindical e Popular
"A imprescindibilidade de um sindicato orgânico da classe operária, no nosso caso a Adusb, não é dada tão somente pelo seu caráter anticapitalista e pela defesa realizável de uma outra sociabilidade, mas também pelo compromisso de construir essa conexão intelectual e a práxis com os movimentos de massas e suas lutas."
O Coletivo Vagalumes e LGBTComunista têm acento no conselho LGBTQIAP+ conquistense
"A expectativa geral desses movimentos sociais é de construção efetiva das lutas políticas por dentro do órgão de Controle Social para avançar com todas as pautas históricas da comunidade LGBTQIAP+."
*por Herberson Sonkha
Nesta quarta-feira (26) concluiu-se o processo eleitoral para as vagas ociosas da sociedade civil no Conselho Municipal da Diversidade Sexual e de Gênero. Estas foram as quatro (04) cadeiras mais cogitadas, sob inúmeras inquietações e questionamentos, por toda a comunidade LGBTQIAP+ de Vitória da Conquista. A criação e eleição para o Controle Social são esperadas desde a criação em 2014 da Coordenação de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT.
Leituras preliminares e considerações práticas sobre o filósofo alemão Immanuel Kant
![]() |
Imagem: The New European |
*por
Herberson Sonkha
O primeiro contato ainda como um "insolente" adolescente (com pretensões à intelectualidade) com o filósofo alemão Immanuel Kant, não me causou tanto interesse assim como deveria. Penso que eu ainda não tinha a maturidade necessária para refletir na mesma profundidade da densa obra desse filósofo que inaugura o pensamento moderno, sobretudo sobre o tipo de pensamento dominante naquele mundo e de como as pessoas viviam imersas naquele século XVIII na Alemanha.
Odisseia Humana
*por Carlos Maia
I
Ainda estava escuro
Quando eles resolveram
Descer das árvores
II
Eram poucos descendentes
De primitivos símios
Que haviam na evolução perdido a cauda
Dialogando com Edwaldo Alves sobre “deixar tudo como está”?
*por Herberson Sonkha
Em artigo de opinião publicado no Blog de Paulo Nunes recentemente (03), o ex-secretário municipal designado para várias pastas ao longo de duas décadas do governo petista (1997-2017), militante fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), o sociólogo Edwaldo Alves, faz observações pontuais consideráveis, não menos questionáveis, sobre as eleições de 2024.
KIRIMURÊ: O Lago dos Tupinambás
"Capitalismo
este que para se sustentar contou na sua maior parte com o trabalho escravo dos
negros que foram retirados do continente africano, em um dos maiores processos
de diáspora já visto no mundo, negros e negras, adultos e crianças, simples e
detentores de títulos de nobreza, que arrancados de sua terra eram trazidos nos
Tumbeiros (navios negreiros)."
*por Professor M.Sc. Ademar Cirne
No começo de tudo era apenas, KIRIMURÊ, uma grande Bacia que media cerca de 12 léguas de extensão e 6 em Sua maior largura, com um grande ancoradouro que podia receber todas as embarcações do mundo, sua profundidade variava de 200 até mil braças.
A quem serve o suor do meu imposto?
*por Josafá
Santos
Com certeza não sou o único conquistense que foi surpreendido com o ABSURDO aumento no valor do IPTU nesse ano de 2023. É claro que temos noção de que as coisas, os bens e serviços se oneram a cada ano, que tudo que consumimos sofre reajustes periódicos, sendo o mesmo válido para o valor dos impostos. Poderia aqui questionar por que o dono dos meios de produção que onera seus produtos a cada período, ou o Estado que aumenta seus impostos sobre o cidadão, não aumentam também os salários dos que a eles servem, nós, os trabalhadores, mas isso é para outro texto, mais longo; a conversa aqui é outra, mais objetiva e reta.
Professor Noé Macedo, “um sorriso negro”
“Um sorriso negro
Um abraço negro
Traz felicidade
Negro sem emprego
Fica sem sossego
Negro é a raiz de liberdade”
(Dona Ivone Lara, 1981)
Talvez a música que melhor conforte aos nossos corações nesse momento de profundo pesar pela passagem do camarada Noé Macedo, seja um samba que se tornou hino da militância oitentista do Movimento Negro Brasileiro e o comuna preto que cantava, ei-lo aqui: “um sorriso negro”!
O Projeto Maria Nilza abre atendimento à comunidade e realiza inscrições para 2023
![]() |
Foto: Herberson Sonkha |
"Uma
situação bastante recorrente é o caso de automutilação entre jovens
conquistenses, revelando algum tipo de fragilização da saúde mental nessa faixa
etária."
*por Herberson Sonkha
Neste
sábado (25) o Projeto de Ação Social Maria Nilza abriu suas portas para receber
a comunidade do Bairro Patagônia e adjacência para divulgar suas ações. O
projeto realizou também atendimentos e fez inscrições para as ações sociais que
serão ofertadas pelo Projeto Maria Nilza durante 2023.
Das ações ofertadas, a de saúde é a mais procurada e o projeto ofertará atendimento odontológico com aplicação de flúor; aferição da pressão arterial; medição do nível glicêmico; atendimento psicológico e nutricional e as seções de massoterapias. Também faz parte desse portfólio de ações sociais o curso de culinária que o Projeto Maria Nilza já vem ofertando gratuitamente desde o ano passado.
Carnaval
Universidade Para Todos
“Universidade
Para Todos” preparará turma do Projeto Maria Nilza para ENEM e pré-vestibular
de 2023.
*por
Herberson Sonkha
Na manhã de hoje (15), esteve na nova sede do Projeto Maria Nilza, da Associação Casa Oyá, localizado na Rua dos Pampas, nº 1.101, no Bairro Patagônia, o Professor Nemésio Matos de Oliveira Neto, Coordenador do Programa “Universidade Para Todos” (UPT).
Jornal Conquista Repórter: Uma voz antifascista confiável
![]() |
Imagem: Conquista Repórter |
“E que a voz da igualdade
Seja sempre a nossa
voz”
(Imperatriz
Leopoldinense, 1989)
*por Herberson Sonkha
Sou leitor assíduo do jornal Conquista Repórter desde o seu nascimento. Por vezes, contribuo na medida do possível com textos opinativos críticos sobre temáticas socioeconômicas e políticas contemporâneas. Enfim, um comunista negro (que atua organicamente na defesa da classe trabalhadora e militante de movimentos sociais) que precisa se orientar diariamente por uma bússola jornalística confiável.
OAB articula duas comissões e criar Fórum de Combate à Intolerância Religiosa em Vitória da Conquista
![]() |
Foto: OAB Conquista |
*por Herberson Sonkha
Na última quarta-feira (25) realizou-se no auditório da OAB, Subseção de Vitória da Conquista, sessão conjunta da Comissão de Igualdade Racial e a Comissão de Combate a Intolerância Religiosa, que deu início aos trabalhos do Fórum de Combate à Intolerância Religiosa para Vitória da Conquista e região Sudoeste da Bahia.
Desembestados Ideológicos
Ocupação política sim, terrorismo nunca!
*por
Herberson Sonkha
O marco jurídico definido pela recém-criada democracia brasileira torna absolutamente legal a ocupação política de movimentos sociais de áreas de especulação imobiliária (urbana e camponesa) e de propriedades oriundas de grilagem de terra. Esse dispositivo constitucional visa fomentar o acesso à moradia digna e de qualidade para quem não tem casa para morar e nem terra para plantar.