Translate

Seguidores

terça-feira, 6 de junho de 2023

Celebração do Projeto Maria Nilza com aula inaugural do “Universidade Para Todos”

Foto da Ascom do mandato Valdemir Dias

"A presidenta Mãe Naza de Oyá avaliou a importância de celebrar esse momento, recepcionando de forma calorosa a todas as pessoas selecionadas para a edição do programa UPT 2023 da UESB."

*por Herberson Sonkha

 

 Na noite de ontem (05) o Projeto de ação social Maria Nilza, da associação Casa de Oyá, presidida pela sacerdotisa Mãe Naza de Oyá, recebeu com alegria na sede do projeto as diversas representações institucionais do setor público e privado para Aula Inaugural do Programa “Universidade Para Todos” (UPT) Bahia, UESB 2023.

O evento contou com a presença de diversas personalidades do mundo público e privado que juntas participaram desse momento inicial. O momento foi organizado para a apresentação institucional da reitoria a UESB, do Programa UPT, de professores-monitores, secretária de apoio pedagógico, legislativo e da rede privada Zênite Vestibulares e Cursos aos novos estudantes selecionados pelo programa UPT/UESB 2023.   

A mesa foi composta pela anfitriã e presidenta do Projeto Maria Nilza, Sacerdotisa Mãe Naza de Oyá. Também fez parte da composição da mesa a representação institucional do Professor Dr. Luiz Otávio de Magalhães, Magnifico Reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), o professor Dr. Weslei Gusmão Piau Santana, Chefe de Gabinete da Reitoria. Representando o órgão conveniado, o Programa UPT, o Gestor de Polo Allen Krysthiano. Também convidado pelo projeto, participaram o ex-Secretário de Educação do município e, atualmente, vereador pelo segundo mandato Valdemir Dias (PT) e o Diretor Executivo do Zênite Vestibular e Cursos, Omar Ribeiro.

Além do clima de festejo junino, caracterizado por uma linda mesa repleta de guloseimas e outras iguarias típicas juninas, o evento realizou uma justa e merecida homenagem a estudantes e professoras da turma de Alfabetização de Jovens e Adultos do Projeto Maria Nilza, com entrega de flores. Aliás, registrado pela singular e entusiasmada presença de uma estudante da melhor idade ativa e superconcentrada.

A presença de várias pessoas adultas fazendo a primeira incursão pelo mundo das letras e dos números, mesmo depois de uma certa idade, deixou o público presente bastante emocionado. A  disposição e comprometimento de todas as pessoas, excepcionalmente de uma estudante no seu octogésimo ano de vida deixou o clima mais motivado porque demonstrou propósito para superar obstáculos históricos da sociedade quase instransponíveis, a exemplo da exclusão e da invisibilidade socioeconômica e cultural.

A presidenta do Projeto Maria Nilza, Mãe Naza de Oyá, falou sobre os desafios de se realizar ações sociais sem financiamento público, sobretudo para quem mora em bairros periféricos como o Patagônia e adjacência porque além da violência habitual, existem muitas demandas por saúde, educação, moradia, alimentação e laser. Mãe Naza de Oyá explicou que existe uma quantidade de jovens e adultos com ensino médio concluído, mas sem nenhuma alternativa imediata de inserção no mercado de trabalho.

Isso a motivou buscar uma alternativa viável para essas pessoas jovens e adultas. É com essa luta diária em busca de melhoria para a comunidade que o projeto pensou em organizar pessoas, estabelecer parcerias para ofertar curso preparatório para quem desejasse ingressar numa universidade. Após atender a todas as exigências contidas no edital publicado pelo Programa UPT/UESB, conveniou-se exitosamente o projeto de ação social Maria Nilza e, em seguida, realizou-se a seleção de estudantes para as quarenta vagas disponíveis.

A presidenta avaliou a importância de celebrar esse momento, recepcionando de forma calorosa a todas as pessoas selecionadas para a edição do programa UPT 2023 da UESB. O auge da aula inaugural foi a ampla partilha das diversas intervenções da mesa, ressaltando a importância e o ânimo do Maria Nilza ao oferecer um curso pré-vestibular com a qualidade UESB na periferia da cidade. A UESB e sua tríade (ensino-pesquisa-extensão) oferecendo a oportunidade efetiva de transformação da vida pessoal de quem acessa ao Ensino Superior via prova pré-vestibular e ENEM.  

O professor Wesley Piau avaliou como positiva a iniciativa é que trará enormes benefícios a comunidade por meio do convênio celebrado entre a UESB e o Projeto Maria Nilza. Isso garantirá aos estudantes do bairro Patagônia e adjacência acesso efetivo ao Ensino Superior de qualidade oferecido pela UESB. Essa parceria só é possível porque a reitoria tem criado mecanismos efetivos de democratização do acesso que viabiliza a inserção e a permanência de pessoas de Vitória da Conquista e região Sudoeste, especialmente àquelas oriundas das periferias que vivencia marcadores sociais.

O Gestor de Polo, Allen Krysthiano da UPT, avaliou que a UESB ao adotar um sistema mais efetivos de inclusão de perfis socioeconômicos periferizado, possibilitou organizar melhor as diversas experiências que identificam as especificidades de certos indivíduos, vinculados a determinadas categorias sociais. A gestão aperfeiçoou esses mecanismos que identificam as diversas diferenças que os tornam tão desiguais na sociedade contemporânea, sobretudo àquelas pessoas atravessadas por marcadores sociais. Tirar da invisibilidade com educação inclusão que vivencia condições de riscos e as múltiplas situações de vulnerabilidades sociais, econômicas, culturais e políticas.

Para Valdemir Dias, o Projeto Maria Nilza é um marco histórico da comunidade conquistense que fará toda a diferença na vida dessas pessoas selecionadas para o UPT/UESB porque vai possibilitar aos estudantes do Patagônia e bairros circunvizinhos acessar uma Instituição de Ensino Superior (IES). Como administrador de formação, estudante egresso do curso de Administração da UESB, o ex-secretário de educação do município falou sobre o significado para uma família pobre ter um filho numa universidade pública, pois isso parabenizou o projeto e afirmou que mudará a realidade porque várias portas vão se abrir.

O Diretor Executivo da Zênite, professor Omar Ribeiro, ressaltou a importância de existir um programa de acesso à universidade pública voltado para quem estudou toda a Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) na rede pública como o ENEM. Destacou também o recorte étnico-racial com a política de cotas para as populações afro-brasileira e povos originários. Para Ribeiro, o convênio, a organização da atividade e os estudantes selecionados foi importante e deve ser considerado como positiva a UPT/UESB 2023, destacando a essencialidade da política de acesso e permanência destinados a estudantes de bairros periferizados.

O evento foi exitoso e parabenizamos o esforço da presidenta Mãe Naza de Oyá e de todo coletivo de voluntários do Projeto Maria Nilza, uma importante instituição da sociedade civil organizada. Ressaltamos a importância do programa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia que vem financiando o ingresso de inúmeras pessoas na universidade pública.

Destacamos de maneira exitosa o papel regional relevante desenvolvido pela UESB, instituição que vem possibilitando acesso e permanência a estudantes da periferia para que possa estudar sem ter que trabalhar. Reforçando que o programa UPT é essencial para quem mora em bairros periféricos com menor padrão vida, parabenizando o Projeto Social Maria Nilza pela oferta do cursinho preparatório do vestibular e o ENEM.

0 comments :

Postar um comentário

Buscar neste blog

por autor(a)

Arquivo

Inscreva seu e-mail e receba nossas atualizações: