Translate
Seguidores
Apelos Tecnológicos
*por Carlos Maia
O lapidar da caneta
Não esconde a força
Embrutecida dos jargões
De fake news.
A era digital
Não possui avanço
Gnosiológico a ser concebido
Na esfera da práxis humana.
CORREIOS | Reengenharia socioeconômica estratégica
![]() |
Foto: Fernando Donasci/Divulgação |
CORREIOS | Reengenharia socioeconômica estratégica:
Investimentos e expansão no setor logístico reforçam posição estratégica da
única empresa pública federal presente em todos os municípios brasileiros
*por Herberson Sonkha
Brasília – ANATECT NACIONAL
Os Correios avançam em sua reestruturação estratégica para fortalecer a estatal como um agente central no desenvolvimento econômico do Brasil. Sob a gestão de Fabiano Silva dos Santos, a empresa reafirma seu caráter 100% público e aposta em inovação tecnológica, modernização logística e ampliação de mercado para consolidar sua competitividade frente aos gigantes do setor.
O vazio do silêncio
O vazio do silêncio:
Diogo Azevedo e a tragédia da representação parlamentar
*por Herberson Sonkha
Na última sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista, o vereador Diogo Azevedo (UB) entrou mudo e saiu calado. Se a eleição de Diogo Azevedo já representa um sintoma da degradação política em Vitória da Conquista, sua trajetória revela um paradoxo ainda mais profundo. Administrador de formação, servidor federal da UFBA e ex-diretor do Hospital Esaú Matos, ele construiu sua carreira nos bastidores da política e da gestão pública, sem nunca ter sido um militante orgânico de qualquer causa social, muito menos das que sua própria identidade poderia sugerir.
TVE exibe especial 'Axé Music - 40 anos’
*por TVE Salvador
A TVE faz um mergulho na história e na energia contagiante da Axé Music, com um programa especial que vai ao ar nesta terça-feira (25), às 19h. ‘Axé Music - 40 anos’ traz música, história, entrevistas e curiosidades sobre o gênero que revolucionou o carnaval baiano e a música brasileira. O programa celebra as quatro décadas do movimento, resgatando momentos marcantes, trajetórias de artistas e a evolução do ritmo.
EDITORIAL | 40 Anos de Axé Music
![]() |
Foto: Marcos Alberte / Divulgação |
EDITORIAL | 40 Anos de Axé Music:
Luiz Caldas e a disrupção cultural na Bahia
"[...] álbum Magia (1985), marco inicial do Axé Music, gênero que revolucionou a música brasileira e projetou a Bahia no cenário global. Luiz Caldas, seu principal precursor, não apenas criou um novo estilo, mas também trouxe em suas composições uma densidade temática que dialogava com questões culturais, sociais e espirituais [...]."
*por Herberson Sonkha
Luiz Caldas mantém uma forte ligação com Vitória da Conquista, onde sua relação com a família Barroso remonta aos tempos de convivência na casa de Nilton Barroso, na Avenida Brumado, em frente ao posto de gasolina e ao 9º Batalhão. Nilton, irmão do renomado compositor, músico e produtor Nagib Barroso, sempre foi um grande amigo de Luiz. Um meio primo, Gileno (Gugú), enteado de meu tio Herculano (Tio Cula era representante comercialmente na empresa de Nilton), já naquela época era fã de Luiz e frequentemente visitava a casa quando o músico estava na cidade.
PMVC | Secretária Municipal de Saúde ataca autonomia da Comissão Eleitoral
![]() |
Foto: Clóvis Reis/CES |
"Interferência autoritária da Secretaria de Saúde no Conselho Municipal de Vitória da Conquista ameaça autonomia do Controle Social e o SUS."
*por Herberson Sonkha
A recente e inadmissível interferência do Poder Executivo no Conselho Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, sob a gestão da atual Secretária de Saúde, gerou indignação e repúdio entre conselheiros e conselheiras, entidades da sociedade civil e defensores da participação popular nas políticas públicas. A presença não solicitada de um advogado da Procuradoria do Município portando um documento oficial da secretária na reunião da Comissão Eleitoral do Conselho, sem prévia deliberação do colegiado, foi uma afronta direta à autonomia do Controle Social, violando princípios constitucionais da democracia participativa e do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa ação autoritária reflete o comportamento antidemocrático herdado do governo municipal, que tem suas raízes na extrema-direita bolsonarista, conhecida por suas práticas antivacina, anticiência, antipopulares e golpistas.
Osni Cardoso visita Cozinhas Comunitárias em Vitória da Conquista e reforça parcerias no combate à fome
![]() |
Foto: ASCOM/SDR |
Osni Cardoso reforça combate à fome em visita
a Cozinhas Comunitárias em Vitória da Conquista:
“É preciso unir esforços e garantir que os recursos
cheguem a quem realmente precisa”.
*por Herberson Sonkha
Em entrevista ao programa "Conquista de Todos", na Rádio Brasil FM (107,7 FM), na última sexta-feira (14), o Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, entrevistado por Elton Becker, destacou a importância das parcerias locais no combate à fome. Durante sua visita às instalações do Projeto Cozinha Comunitária e Solidária, contemplado pelo edital estadual, Cardoso ressaltou o papel fundamental de lideranças como Almerindo Neto na articulação de entidades e imprensa. A iniciativa integra o Programa Bahia Sem Fome, que busca garantir segurança alimentar e inclusão social no estado.
EDITORIAL | Escândalo Na Saúde Pública
![]() |
Foto: Secom / PMVC |
EDITORIAL | Escândalo na Saúde Pública:
Gestão do Hospital Esaú Matos sob suspeita de irregularidades
*por Herberson Sonkha
Governança & Compliance e Certificações
A crise na Fundação Pública de Saúde Esaú Matos tem exposto falhas graves na administração hospitalar de Vitória da Conquista. Denúncias levantadas apontam para possíveis irregularidades, como o uso político da unidade de saúde, compras questionáveis, relatos de assédio moral e perseguição a servidores, revelando um cenário de gestão problemática que pode comprometer o atendimento à população. Em meio ao caos administrativo, a proposta do atual governo de privatizar o hospital tem gerado preocupações sobre o futuro da saúde pública na cidade.
Emendas Secretas, Uma Arma Eleitoral?
![]() |
Foto: Edwaldo Alves |
"A história tem demonstrado que ações, mesmo que originalmente positivas, mas que contrariem fundamentos básicos do Estado de Direito, tendem a desenvolver desdobramentos altamente negativos."
*por Edwaldo Alves
Eu estava como Secretário de Governo na gestão do então prefeito Guilherme Menezes durante a discussão e aprovação da criação das emendas impositivas. Tratava-se, em termos gerais, da institucionalização de emendas orçamentárias aprovadas pela Câmara Municipal que deveriam ser obrigatoriamente executadas pelo Poder Executivo. Essa proposta vinha acompanhada do razoável argumento de fortalecer o Poder Legislativo, que dispunha de poucos instrumentos eficazes para cumprir atividades mais concretas, ampliando, dessa forma, o seu leque de atuação de legislar e fiscalizar.
EDITORIAL | Crise Sanitária em Vitória da Conquista
![]() |
Foto: ASCOM/SESAB |
EDITORIAL | Crise Sanitária em Vitória da Conquista:
A negligência municipal que agrava a epidemia de Dengue.
*por Herberson Sonkha
Vitória da Conquista, terceiro maior município da Bahia, enfrenta uma das piores epidemias de dengue de sua história. Segundo dados recentes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), divulgados em 28 de março de 2024, a cidade já registrou 12.885 casos prováveis de dengue e cinco óbitos, números que a colocam no topo do ranking estadual de infecções pela doença. Em comparação, Salvador, a capital do estado e cidade mais populosa, registrou 5.178 casos, enquanto Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, contabilizou 3.525 casos (SESAB, 2024).
O racismo e sua estrutura de exploração, opressão e apagamento
![]() |
Foto: Rasta Bass |
*por Rasta Bass
O episódio da destruição da Escola de Capoeira Angola Cruzeiro do Sul pela Prefeitura de São Paulo, sem aviso prévio ou notificação, expõe de maneira brutal a precarização e marginalização da capoeira no Brasil. O Mestre Meinha, uma referência histórica na capoeira angola, teve seu espaço reduzido a destroços, com instrumentos, quadros e registros de 40 anos de história aniquilados. Esse ato não é apenas uma perda material, mas também um reflexo claro de um racismo estrutural que marginaliza e apaga as tradições culturais afro-brasileiras. A ausência de diálogo e o desrespeito a um patrimônio imaterial da humanidade evidenciam a negligência do poder público em relação a manifestações culturais que têm suas raízes na população negra.
O declínio do Sonho Americano
EDITORIAL | O declínio do "Sonho Americano" é a contradição irreversível do capitalismo dos EUA.
*por Herberson Sonkha
Tenho acompanhado algumas das principais publicações da esquerda mundial sobre as medidas econômicas extremas dos Estados Unidos. No cenário atual, os recorrentes atritos entre países com capitais globalizados, em disputa pela liderança do capitalismo central, seguem gerando faíscas que alimentam as narrativas fascistas promovidas pela extrema-direita global. No entanto, não há sinais de mudanças políticas significativas nas superestruturas do sistema, além das movimentações na infraestrutura de intensa reprodução do capital, que há décadas vêm comprometendo o chamado "Sonho Americano" (The American Dream).
Projeto Comida no Prato
![]() |
Foto: Herberson Sonkha |
“Secretário Osni Cardoso fortalece ações sociais em Vitória da Conquista com o Projeto Comida no Prato.”
*por Herberson Sonkha
Na manhã desta sexta-feira (14), Almerindo Neto, liderança política ligada ao secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, reuniu-se com Mãe Naza de Oyá, representante do Projeto Social Maria Nilza, para ajustar os detalhes da visita da comitiva do secretário às duas unidades do projeto: a Cozinha Comunitária e Solidária e a sede do projeto social.
DO SONHO À REALIDADE - Como a Feira de Produtos Orgânicos surgiu e se consolidou na UESB
![]() |
Foto: Ferdinand Martins |
“A nova estrutura da Feira Agroecológica no campus da UESB de Vitória da Conquista está quase prontapara a inauguração, que acontecerá oficialmente no dia 21 de fevereiro de 2025.”
EXCLUSIVO: Ferdinand Martins revela os desafios e conquistas da Feira Agroecológica da UESB.
*por Herberson Sonkha
Em entrevista exclusiva ao editor do Blog do Sonkha, Herberson Sonkha, o bacharel em direito, físico, professor da Uesb, pequeno produtor e feirante da Feira Agroecológica da UESB, Ferdinand Martins, compartilha a trajetória do projeto desde sua criação, em 2017, por jovens ligados à agroecologia, como Sérgio Trindade e Elisa Pirro. Inicialmente instalada em frente ao Lomantão, a Feira passou por diferentes locais até retornar à origem, agora sob o nome Ponto de Encontro.
Desabrochando - II
Minhas lágrimas
Secaram tanto
Que nem sentindo dor
Às despejo mais.
Viro-me e rolo-me
Durante o descanso
Corporal noturno
Ao refazer de sonhos.
45 anos do PT: A Revolução Social que redefiniu o Brasil
![]() |
Foto: Rodolfo Amaral |
ANATECT Nacional
Viva o PT, uma força histórica na
construção da democracia e da justiça social.
BRASÍLIA/DF - Em 10 de fevereiro de 1980, sob a égide das lutas operárias, camponesas e populares, nascia o Partido dos Trabalhadores (PT), uma força política que não apenas alterou a correlação de forças no Brasil, mas redefiniu o próprio conceito de democracia no Sul Global. Ao completar 45 anos, o PT consolida-se como o maior partido de esquerda da América Latina e um dos mais relevantes movimentos de massas do mundo, protagonizando uma trajetória marcada por avanços sociais, econômicos e culturais que transformaram a vida de milhões de brasileiros.
EDITORIAL I Em 1982 nascia o Partido dos Trabalhadores em Vitória da Conquista
![]() |
Imagem: Instagram do PT de Conquista / Eleições 2024 |
"O PT em Vitória da Conquista nasceu nesse contexto, impulsionado pela luta da classe trabalhadora urbana e camponesa, principalmente a luta sindical dos catadores e das catadoras de café em meados da década de 1970, mas também pela participação de homens, mulheres e juventude intelectuais, artistas, militantes e religiosos progressistas."
Comemoração dos 45 Anos de PT:
A história do partido que reconfigurou o Brasil
*por Herberson Sonkha
Por ocasião dos 45 anos do Partido dos Trabalhadores, um dos mais antigos militantes históricos do PT, o camarada Júlio Oliveira, irmão de Hildebrando e Melquiades Oliveira, ambos fundadores do partido, me encaminhou um fragmento do livro de Carlos Maia intitulado “Memórias de Militante Socialista”, publicação de 20021, um belíssimo fragmento dessa obra. Depois disso, escrever seria apenas uma consequência dessa necessidade de registro sobre a trajetória desse partido que fez história no município.
O ocaso de um artista que abraçou o fascismo
![]() |
Foto: Portal Flagrante |
*por Lúcio Carril
APRESENTAÇÃO | Herberson Sonkha
Na literatura, como na história, há personagens que simbolizam as contradições de seu tempo. Em “o ocaso de um artista que abraçou o fascismo”, o sociólogo amazonense Lúcio Carril expõe, com precisão dialética e sensibilidade literária, a degeneração de um homem que, tendo emergido da cultura popular, renegou seu próprio passado para se tornar um propagandista da opressão.
Correios | Estatal avança na retomada econômica e expande logística com parcerias estratégicas no Amazonas
![]() |
Foto: CIEAM (Instagram) |
*por Herberson Sonkha
Estatal e Governança & Prospecção e Análise de SWOT
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) segue avançando em sua estratégia de reestruturação logística e fortalecimento do setor industrial, alinhada às diretrizes do governo Lula para a recuperação de estatais estratégicas. Sob a liderança do presidente Fabiano Silva dos Santos, os Correios implementam um modelo de gestão focado em eficiência operacional, ampliação de parcerias e inserção competitiva no mercado logístico.
Correios na Bahia
![]() |
Foto: SE/BAHIA - da esquerda para direita: GEDEM Juarez Pereira, SE Evelyn Negrão e presidente UPB José Henrique Silva Tigre |
CORREIOS NA BAHIA:
Atuação da Superintendência Estadual diverge da presidência dos Correios e prejudica retomada econômica da estatal
"Em um momento em que a empresa busca expandir sua atuação e consolidar-se como peça-chave na infraestrutura logística do país, a postura adotada pela Superintendência da Bahia torna-se um obstáculo aos avanços esperados, prejudicando a economia local e comprometendo a recuperação financeira nacional da empresa."
*por Herberson Sonkha
SE Bahia & Descentralizado Paralelismo
Salvador-BA - A participação da Superintendência Estadual dos Correios da Bahia no 8º Encontro de Prefeitos e Prefeitas da UPB (União dos Municípios da Bahia) revelou um descompasso alarmante entre a gestão local e a política nacional da estatal. Enquanto a presidência dos Correios reforça a necessidade de impulsionar a logística nacional e expandir serviços estratégicos para alavancar a economia, a atuação da Superintendência baiana se limitou a discursos genéricos e sem impacto prático para os municípios.
EDITORIAL | O PSDB abriu a “Caixa de Pandora” e a consequência foi a autodestruição
![]() |
Foto: Veja |
A icônica foto de Lula e Fernando Henrique Cardoso juntos, tirada em 1978, registra um momento histórico da política brasileira. Ao fundo, um cartaz estampava o slogan: “O Brasil para o povo. Para Senador, Fernando Henrique”, em referência à candidatura de FHC pelo MDB. Em 5 de novembro de 2022, a revista Veja publicou uma matéria assinada pelo jornalista Hugo Marques, intitulada “Para o regime militar, FHC foi um dos principais criadores do PT”. A reportagem revela que documentos do extinto Serviço Nacional de Informações (SNI) indicavam que a ditadura militar monitorava de perto os encontros entre Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva nas décadas de 1970 e 1980.
O SNI via FHC como um articulador fundamental na criação do Partido dos Trabalhadores (PT), formado por intelectuais e sindicalistas. O regime temia o crescimento da organização política da classe trabalhadora e a aliança entre setores da academia e do movimento sindical. Esse monitoramento ilustra a vigilância imposta pelo regime aos que se opunham ao autoritarismo, além de evidenciar o papel de Lula e FHC na reconfiguração do cenário político brasileiro.
*por Herberson Sonkha
Programa de Governo & Fascismo e Autodestruição
Os gregos usavam a metáfora da "Caixa de Pandora" para ilustrar ações negativas com consequências irreversíveis. No Brasil, o PSDB abriu caminho para a extrema-direita, liberando os males que recaíram inexoravelmente sobre a população periférica. Enquanto Lula se tornou um grande estadista socialdemocrata reconhecido por gregos e troianos e o PT foi vítima consciente (Sabia do risco?!) do golpe do monstro neofascista que o PSDB ajudou a criar, FHC, como péssimo presidente, mas excelente CEO neoliberal que afundou o país. O PSDB de Aécio e Serra apodreceu e vai virar carcaça para alimentar as aves de rapina, talvez do mesmo MDB de sempre.
A crítica ao "Centrão" e o “Dilema Berghiano Petista”
![]() |
Foto: Publicação Revista Jacobin/Fernando Morais |
A crítica ao "Centrão" e o “Dilema Berghiano Petista”:
O esgotamento do modelo de democracia burguesa
*por Herberson Sonkha Estado Sociedade & Governabilidade e Transformação Social
Em artigo publicado recentemente (03), o historiador e filósofo Joilson Bergher analisa as eleições para as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal no Brasil, aqui denominadas por minha inteira responsabilidade intelectual como “Dilema Berghiano Petista”. O dilema levantado por Joilson Bergher é uma leitura essencial e necessária, uma reflexão sobre a influência do "Centrão" e suas implicações para garantir a governabilidade.
Buscar neste blog
+Lidas na Semana
por autor(a)
Arquivo
-
▼
2025
(73)
-
▼
fevereiro
(24)
- Apelos Tecnológicos
- CORREIOS | Reengenharia socioeconômica estratégica
- O vazio do silêncio
- TVE exibe especial 'Axé Music - 40 anos’
- EDITORIAL | 40 Anos de Axé Music
- PMVC | Secretária Municipal de Saúde ataca autonom...
- Osni Cardoso visita Cozinhas Comunitárias em Vitór...
- EDITORIAL | Escândalo Na Saúde Pública
- Emendas Secretas, Uma Arma Eleitoral?
- EDITORIAL | Crise Sanitária em Vitória da Conquista
- O racismo e sua estrutura de exploração, opressão ...
- O declínio do Sonho Americano
- Projeto Comida no Prato
- DO SONHO À REALIDADE - Como a Feira de Produtos Or...
- Desabrochando - II
- 45 anos do PT: A Revolução Social que redefiniu o ...
- EDITORIAL I Em 1982 nascia o Partido dos Trabalhad...
- O ocaso de um artista que abraçou o fascismo
- Correios | Estatal avança na retomada econômica e ...
- Correios na Bahia
- EDITORIAL | O PSDB abriu a “Caixa de Pandora” e a ...
- A crítica ao "Centrão" e o “Dilema Berghiano Petista”
- EDITORIAL | Efeito Colateral
- EDITORIAL | "Me faça uma garapa"
-
▼
fevereiro
(24)