Translate
Seguidores
EDITORIAL | Jerônimo alcança 61%
![]() |
Foto: Bahia Econômica |
EDITORIAL | Jerônimo alcança 61%
mídia corporativa manipula para
influenciar a opinião pública
*por Herberson Sonkha
Mídia corporativa usa técnica sutil para
influenciar intenção de votos na Bahia
A discordância em relação ao governo Jerônimo Rodrigues ou a preferência por outro gestor para o estado ou mesmo para o país são direitos fundamentais em uma democracia e devem ser preservados em qualquer circunstância. No entanto, a manipulação sutil ou escancarada de dados ou a seleção estratégica de determinados aspectos para apresentar uma realidade distorcida, com o objetivo de influenciar a opinião pública, não representa um exercício democrático, mas sim uma prática antiética e moralmente condenável.
Entrevista Exclusiva com a economista Elen Coutinho
![]() |
Foto: Herberson Sonkha |
"O PT precisa retomar suas origens, atualizar pautas e reconstruir laços com a sociedade"
ELEN COUTINHO: trajetória, militância e desafio à presidência do PT baiano.
*por Herberson Sonkha
Elen Coutinho — mulher negra, intelectual, economista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e candidata à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) — tem uma trajetória marcada pelo engajamento acadêmico, político e social. Iniciou sua militância em associações comunitárias, passou pelo movimento estudantil e pela juventude do PT, consolidando-se como voz ativa na defesa de pautas progressistas.
Lawfare e o governo bolsonarista Herzem-Sheila
![]() |
Foto: Blog do Anderson |
O governo municipal neofascista de Vitória da Conquista, comandado por Sheila Lemos, tenta desesperadamente se descolar da lama fétida bolsonarista e se fantasiar de democrático."
*por Herberson Sonkha
A aplicação correta do conceito de Lawfare até 2014 se limitava à tradicional direita brasileira. Contudo, a partir de então, esse conceito serve para explicar perfeitamente o desvio de conduta [Ethos] de pessoas que eram filiadas, algumas até fizeram militância, no âmbito da esquerda. Essas pessoas capitularam cinicamente sob o discurso passional do antipetismo. No entanto, é preciso dizer que esse ataque organizado não se limita apenas a atingir o Partido dos Trabalhadores (PT) sob a forma de antipetismo, mas visa neutralizar todas as formas de organização social e ideologia orgânica de esquerda, disseminando o ódio e a desqualificação de classe, raça e gênero para destruir todas as pautas, símbolos, bandeiras e lutas históricas da esquerda brasileira.
O fim de Bolsonaro
Onde ficarão aqueles(as) que pregavam que
“bandido bom é bandido morto”?
![]() |
Imagem: Revista Veja |
"(...) Bolsonaro, um ex-militar medíocre
expulso por indisciplina e tentativa de terrorismo,
passou 27 anos no Congresso sem apresentar
um projeto relevante, mas com um histórico de apologia à tortura,
elogios a torturadores, assassinos da ditadura e
defesa do extermínio de “bandidos”.”
*por Herberson Sonkha
A revista Veja, um periódico da classe dominante, publicou, em sua edição de capa de 22 de novembro de 2024, a matéria intitulada "A Última Peça", acompanhada de uma foto que ilustra o tema. O foco da reportagem é Jair Bolsonaro e sua tentativa criminosa de derrubar o Estado Democrático de Direito.
Desmonte bolsonarista da Cultura em Vitória da Conquista
![]() |
Foto: Conquista Repórter |
“O governo municipal replica o fascistóide playbook
bolsonarista contra políticas culturais progressistas”
*por Herberson Sonkha
Vitória da Conquista (BA) – Enquanto o sol inclemente do sertão baiano castiga as paredes rachadas do Teatro Carlos Jehovah, símbolo cultural abandonado pela prefeita, artistas locais organizam-se em resistência. A cena poderia ser um retrato de qualquer cidade brasileira sob governos alinhados ao projeto ultraliberal de Jair Bolsonaro. Mas aqui, no sudoeste da Bahia, a gestão da prefeita Sheila Lemos (União Brasil-UB) opera um manual de desmonte que espelha não apenas o legado de extrema-direita bolsonarista, mas ataca diretamente as políticas culturais construídas nas gestões petistas interrompidas pelo golpista Michel Temer, seguido pelo neofascista Jair Bolsonaro (2018-2022) e retomada por Lula em 2023 e seguida por Jerônimo Rodrigues 2023.
Constrangimento e desrespeito
![]() |
Foto: Elson Oliveira |
Constrangimento e desrespeito:
Mix Mateus de Vitória da Conquista expulsa clientes
ao retirar mesas e cadeiras do Boteco Gelado.
*por Herberson Sonkha
Vitória da Conquista/BAHIA - O supermercado Mix Mateus, recém-inaugurado em Vitória da Conquista, gerou revolta entre os consumidores ao retirar, de forma abrupta e autoritária, as mesas e cadeiras do Boteco Gelado, um bar instalado no estacionamento do estabelecimento na Avenida Juracy Magalhães. O local havia se consolidado como um ponto de encontro popular da classe trabalhadora, especialmente aos sábados, quando clientes aproveitavam o espaço para socializar após as compras.
EDITORIAL | Cai a última trincheira de resistência à extrema-direita bolsonarista no Conselho Municipal de Saúde
"A nova Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde de Vitória da Conquista assume sob forte controle da prefeita Sheila Lemos, colocando em risco a autonomia do controle social. Após anos de ataques sistemáticos e embates com os governos bolsonaristas Herzem-Sheila, a mudança ocorre em meio a fiscalizações que expuseram corrupção na Secretaria de Saúde, falhas no combate à dengue, reprovação de contas e oposição à privatização da Fundação Esaú Matos. Em vez de corrigir as falhas gigantescas de sua gestão, a prefeita opta por investir pesado na tentativa de controlar o Conselho Municipal de Saúde. Contudo, essa manobra não invalida a ação da Operação Dropout da Polícia Federal, que investiga um esquema de superfaturamento em licitações para testes de Covid-19, resultando em um prejuízo de R$ 677,9 mil ao município. Além disso, a prefeita removeu o procurador responsável pela apuração sem apresentar justificativa plausível, levando-o a acionar o Ministério Público. Se o conflito entre controle social e gestão municipal foi “resolvido” com a nova composição do Conselho, os problemas da administração permanecem intocados: ausência de estofo intelectual, incapacidade técnica, incompetência administrativa e indícios de práticas imorais continuam a marcar um governo que mantém suas raízes no bolsonarismo."
*por Herberson Sonkha
Vitória da Conquista/BA - Na última segunda-feira (12), os novos conselheiros e conselheiras do Conselho Municipal de Saúde (CMS) tomaram posse e elegeram a nova mesa diretora. O evento, no entanto, ocorreu em um cenário de intensa interferência política e fragilização do controle social, aprofundando uma crise que remonta à gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão (MDB) e que se mantém sob a administração da atual prefeita, alinhada ao bolsonarismo. Essa conjuntura expõe uma tentativa sistemática de desconstrução dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente a participação social e a universalidade do acesso, pilares fundamentais definidos pela Lei nº 8.080/1990.
EDITORIAL | Primeira mulher a presidir o STM em mais de 200 anos
![]() |
Foto: Carta Capital |
EDITORIAL | Maria Elizabeth Rocha, primeira mulher a PRESIDIR
o Superior Tribunal Militar depois de mais de dois séculos.
“A entrevista da Ministra Maria Elizabeth Rocha à jornalista Miriam Leitão, da GloboNews, evidencia que a interpretação constitucional do Superior Tribunal Militar (STM) está alinhada à do Supremo Tribunal Federal (STF). Como única instância com competência para punir crimes como tentativa de demolição violenta do Estado e atos de terrorismo nazifascista, tanto civis quanto militares, o STF desempenha um papel fundamental na conclusão do processo de transição democrática e no fortalecimento das instituições no Brasil.”
*por Herberson Sonkha
A futura presidenta do Superior Tribunal Militar (STM), ministra Maria Elizabeth Rocha, concedeu uma entrevista à jornalista Miriam Leitão, da Globonews, em março de 2025, abordando temas cruciais para o cenário político e jurídico brasileiro. Entre os pontos centrais, destacam-se o julgamento dos envolvidos na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, a competência do Supremo Tribunal Federal (STF) para conduzir o caso e a necessidade de revogação definitiva da Lei da Anistia de 1979. Suas declarações reacenderam debates sobre justiça de transição, impunidade e o papel das Forças Armadas na democracia.
Poder 360 e a estratégia de desmonte do Estado
*por Herberson Sonkha
BRASÍLIA/DF - A nota de esclarecimento divulgada (10) pelos Correios e pelo Postalis em resposta à matéria do Poder360 não apenas contesta as alegações do veículo, mas também levanta questões sobre os interesses que orientam sua cobertura. Para compreender a motivação desse ataque, é necessário analisar o viés editorial do Poder360, seu alinhamento ideológico e o contexto político em que está inserido.
Mãe Naza de Oyá (Diploma Loreta Valadares)
![]() |
Foto: ASCOM/Câmara Municipal |
à grandeza de Mãe Naza de Oyá.
*por Herberson Sonkha
No próximo dia 14 de março de 2025, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista, na Bahia, realizará a entrega do Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares a Maria Nazaré Silva de Sá, conhecida como Mãe Naza de Oyá, uma liderança comunitária e religiosa cujo trabalho tem transformado a realidade de sua cidade por meio de ações sociais, culturais e de empoderamento feminino. Criada em 2005, a honraria reconhece mulheres que se destacam na defesa dos direitos femininos, ganhando especial relevância em um contexto político marcado pelo avanço de uma extrema-direita machista, misógina e feminicida, que ameaça direitos arduamente conquistados pelas mulheres ao longo de décadas de luta.
CORREIOS e a expansão da Agricultura Familiar
![]() |
Foto: Geirlys Silva |
CORREIOS e a expansão da Agricultura Familiar:
Parceria com a SAF impulsiona logística e comercialização
*por ANATECT/ASCOM
BRASÍLIA/DF – A Secretaria da Agricultura Familiar do Piauí (SAF) e os Correios firmaram uma parceria estratégica que promete transformar o cenário da agricultura familiar no estado. O acordo, celebrado em 6 de março de 2025, conta com o Presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos elaborando modelagens viáveis para a expansão de serviços de logística no setor público e mercados privados. A iniciativa visa aprimorar a logística de transporte e comercialização dos produtos, garantindo que a produção local alcance mercados nacionais e internacionais com eficiência e competitividade. Essa iniciativa não apenas fortalece a economia regional, mas também consolida um modelo de cooperação entre setores públicos que pode servir de exemplo para outras regiões do país.
8 de Março – Dia Internacional da Mulher: A Luta Continua!
![]() |
Foto: ANATECT |
*por ANATECT/NACIONAL
Ainda estamos aqui! No dia 8 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher, uma data histórica que remonta às lutas das mulheres por melhores condições de trabalho, direitos iguais e justiça social. Desde as manifestações das operárias em Nova York, em 1857, até as mobilizações das sufragistas no início do século XX, as mulheres têm resistido e transformado a sociedade. Hoje, continuamos firmes, defendendo a democracia, exigindo justiça e combatendo todas as formas de opressão.
Fórum de Mulheres de Vitória da Conquista organiza 8 de Março - Dia Internacional da Mulher
![]() |
Imagem: Fórum de Mulheres de Vitória da Conquista/Divulgação |
8 DE MARÇO: Mulheres em defesa da democracia, por trabalho digno, legalização do aborto, reparação e bem viver; contra o fascismo e o racismo. Repudiamos e denunciamos a vereadora da extrema-direita de Vitória da Conquista, que impõe terror institucional contra meninas estupradas e reforça a violência do Estado brasileiro. Nesse sentido, o Fórum reafirma que as FEMINISTAS CONQUISTENSES ENFRENTAM O FASCISMO: A luta contra o ataque às vítimas de violência sexual.
*por Herberson Sonkha
Fórum de Mulheres & Antifascismo
VITÓRIA DA CONQUISTA/BA - A cidade de Vitória da Conquista foi palco de mais um ataque brutal da extrema-direita contra os direitos das mulheres e meninas. Na última sexta-feira (7/02), a Câmara Municipal aprovou a Moção de Repúdio nº 1/2025, proposta pela vereadora ultraconservadora Lara de Castro (Republicanos), que decidiu usar seu mandato para perseguir a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, e atacar a Resolução nº 258 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).
"Lucro", "Sem Anistia" e a sinfonia da rebeldia popular
![]() |
Foto: Alfredo Filho/SECOM |
"Lucro", "Sem Anistia" e a sinfonia da rebeldia popular
*por Herberson Sonkha
O século XX foi atravessado por golpes de Estado e regimes autoritários que não emergiram do acaso ou da perversidade isolada de ditadores, mas da necessidade histórica da burguesia de conter crises estruturais do capitalismo e bloquear avanços populares. No século XXI, essa dinâmica se acirra com a ascensão da extrema-direita e a radicalização do neoliberalismo, que aprimora seus mecanismos ideológicos e repressivos para sustentar o status quo. No Brasil, esse processo se materializou no bolsonarismo, uma expressão violenta e desesperada do capitalismo em crise, encontrando em Jair Bolsonaro seu representante mais emblemático. Seu projeto de poder não foi apenas um governo autoritário, mas a tentativa de romper os limites da ordem liberal-burguesa para instaurar um Estado de Exceção contínuo.
Carnaval e Violência
![]() |
Foto: Sérgio Pedreira/Bnews |
Carnaval e Violência:
A resistência negra no grito de Igor Kannário
*por Herberson Sonkha
O Carnaval de Salvador, celebrado como uma das maiores festas populares do mundo, revelou, mais uma vez, uma face sombria: a violência sistemática e desproporcional das forças de segurança pública contra a população negra e periférica. Em meio aos trios elétricos e à multidão que lotou as ruas da capital baiana, a atuação da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), da Polícia Civil e da Guarda Civil Municipal foi marcada por agressões gratuitas, espancamentos e violações flagrantes dos direitos humanos. Nesse cenário, o cantor Igor Kannário, conhecido como o “Príncipe do Gueto”, emergiu como voz de resistência, denunciando a brutalidade policial e expondo o racismo institucional que permeia as forças de segurança.
EDITORIAL | “O que a vida quer da gente é coragem”
EDITORIAL | “O que a vida quer da gente é coragem”
O Brasil entre a submissão e a soberania:
Um debate urgente sobre o futuro (1822-2025)
*por Herberson Sonkha
A história do Brasil, desde sua independência em 1822, é marcada por uma tensão constante entre a busca pela soberania nacional e a submissão a interesses externos, especialmente dos países capitalistas desenvolvidos, como os Estados Unidos.
Buscar neste blog
+Lidas na Semana
por autor(a)
Arquivo
-
▼
2025
(73)
-
▼
março
(16)
- EDITORIAL | Jerônimo alcança 61%
- Entrevista Exclusiva com a economista Elen Coutinho
- Lawfare e o governo bolsonarista Herzem-Sheila
- O fim de Bolsonaro
- Desmonte bolsonarista da Cultura em Vitória da Con...
- Constrangimento e desrespeito
- EDITORIAL | Cai a última trincheira de resistência...
- EDITORIAL | Primeira mulher a presidir o STM em ma...
- Poder 360 e a estratégia de desmonte do Estado
- Mãe Naza de Oyá (Diploma Loreta Valadares)
- CORREIOS e a expansão da Agricultura Familiar
- 8 de Março – Dia Internacional da Mulher: A Luta C...
- Fórum de Mulheres de Vitória da Conquista organiza...
- "Lucro", "Sem Anistia" e a sinfonia da rebeldia po...
- Carnaval e Violência
- EDITORIAL | “O que a vida quer da gente é coragem”
-
▼
março
(16)