Translate
Seguidores
O extermínio da juventude negra: Um caso de violência estrutural e falta de segurança em Vitória da Conquista
![]() |
Foto: Rádio Web UFPA |
ENTREVISTA EXCLUSIVA: "O medo da polícia desarticula eventos culturais.”
*por Herberson Sonkha
No último domingo, 25 de agosto, o bairro Bruno Bacelar, em Vitória da Conquista, na Bahia, foi palco de um assassinato que ressalta questões relacionadas à segurança e à violência que afetam a juventude negra no Brasil. O jovem Jackson, morador da região, foi morto durante um evento promovido pela Associação VDC Hip Hop, apoiado pela Lei Paulo Gustavo. O crime, caracterizado como uma execução, levanta preocupações sobre a mortalidade da juventude negra, influenciada por fatores como o crime organizado e as ações do Estado.
Mensagem da Agonia
*por Carlos Maia
Oh! Canários da Terra
Que espicham o canto
E expulsam das árvores
Pardais encantados
E bem-te-vis graúdos.
A Eleição de Waldenor e a Luta dos Trabalhadores
![]() |
Foto: Blog do Anderson |
"A concentração mundial do capital, a sua volatilidade e expansão mundial aumentou o domínio das grandes nações imperialistas sobre aquelas com menor grau de desenvolvimento econômico, técnico e científico."
*por Edwaldo Alves
O arguto camarada Herberson Sonkha leu e comentou com a sua costumeira lucidez o meu artigo intitulado “Começou a Campanha? Quem vencerá?”, publicado no “Blog Do Paulo Nunes”. Confesso que fiquei envaidecido e agradavelmente surpreso com a profundidade e aspectos que Sonkha descobriu no meu despretensioso artigo. Utilizando-se de conceitos teóricos do materialismo histórico e da dialética materialista e de citações de Marx/Engels, Lenin, Rosa Luxembrugo e Gramsci emite suas opiniões sobre as limitações das disputas eleitorais, as transformações sociais, as relações entre a luta de classes e o estado burguês e, principalmente, as tarefas dos trabalhadores na conquista da sociedade socialista.
O parecer de Adriano Soares da Costa: A luta contra a perpetuação familiar no poder e a defesa da democracia
![]() |
Foto: Alô Alô Bahia |
"A perpetuação no poder, especialmente por meio de dinastias familiares, subverte os princípios democráticos fundamentais ao criar uma concentração indesejável de poder político em um grupo restrito" (Ackerman, 2014, p. 112).
*por Herberson Sonkha
O parecer foi solicitado pela coligação "Força para Mudar Conquista", que representa uma frente democrática popular, e trata da possível inelegibilidade da prefeita Sheila Lemos (UB), vinculada a uma agenda política de extrema-direita, para as eleições de 2024, nas quais ela busca a reeleição. O objetivo deste texto é investigar o fundamento jurídico da peça processual apresentada ao juizado eleitoral sobre a violação do regramento constitucional.
A batalha política em Vitória da Conquista
![]() |
“Manifestación” (1934), tela-mural do pintor argentino Antonio Berni |
A batalha política em Vitória da Conquista: uma análise crítica das estratégias e mobilizações populares na pré-campanha de 2024.
*por Herberson Sonkha
O excelente artigo de opinião de Edwaldo Alves, intitulado "Começou a campanha! Quem vai vencer?", publicado no Blog de Paulo Nunes, fornece uma perspectiva minuciosamente detalhada sobre o cenário político de Vitória da Conquista às vésperas das eleições de 2024. Como intelectual orgânico da classe trabalhadora, comprometido com uma análise dialética e materialista histórica, é imperativo revisitar e ampliar essa análise sob uma lente marxista-leninista.
A perspectiva revolucionária da luta antirracista
![]() |
Imagem: Ruptura Editorial |
“O trabalhador branco não pode se emancipar, enquanto o de pele negra é marcado a ferro” (MARX, 1971)
*por Herberson Sonkha
A luta antirracista em Karl Marx é marcada por uma perspectiva revolucionária, fundamentada em sua análise crítica do sistema capitalista e da luta de classes. Em sua célebre obra "O Capital", Karl Marx (1971. p. 209) afirma que "o trabalhador branco não pode se emancipar, enquanto o de pele negra é marcado a ferro¹", destacando a exploração e opressão enfrentadas pelos trabalhadores negros em comparação com os trabalhadores brancos.
Desafios sindicais na Bahia: a luta por direção e unidade frente aos avanços e crises no setor dos correios
![]() |
Foto: Agência Sindical |
"A situação na Bahia é alarmante. A direção do sindicato tem falhado em orientar a categoria em diversas assembleias, refletindo uma falta de liderança crítica em um momento decisivo."
*por Herberson Sonkha
Em uma comunicação de grande relevância enviada ao Presidente da FENTECT, Emerson Marinho, a FENTECT reafirma seu compromisso histórico na defesa dos direitos dos trabalhadores ao destacar a proposta final dos Correios para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024-2025. Essa proposta apresenta avanços significativos nas condições de trabalho e saúde dos empregados, com data de 15 de agosto de 2024, e centraliza sua proposta na redução da coparticipação do plano de saúde de 30% para 15%, além da isenção de cobranças em tratamentos essenciais, como quimioterapia e radioterapia, reafirmando o compromisso da empresa em custear até 70% do plano.
Direito de greve dos Ecetistas: Uma luta histórica por justiça e coerência
![]() |
A Fentect entregou nesta segunda-feira, 17/06, a Pauta Nacional de Reivindicações da categoria na sede dos Correios em Brasília. |
“Quanto a ela, discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca” (Ulysses Guimarães, 1988).
*por Herberson Sonkha
Essa declaração de Ulysses Guimarães, proferida durante a promulgação da Constituição, ressoa com intensidade no atual contexto da luta dos trabalhadores dos Correios. Em um cenário marcado por crescente desigualdade e injustiça, os ecetistas não apenas reivindicam a preservação de seus direitos, mas também exigem o respeito às instituições democráticas e ao seu direito constitucional de greve, elementos essenciais para a dignidade e representação da categoria.
Exclusiva: Elson Oliveira, da grande São Paulo à mudança sindical na Bahia!
![]() |
Foto: Elson Oliveira, Brasílias |
Entrevista Exclusiva: O servidor público federal e carteiro revela sua trajetória no PT, SINCOTELBA, ANATECT e os desafios enfrentados na defesa dos direitos dos trabalhadores.
*por Herberson Sonkha
Elson Oliveira é mais do que um simples militante; ele é uma verdadeira história viva da luta sindical no Brasil. Com uma trajetória que se entrelaça com a história dos trabalhadores dos Correios, Elson se destaca como um líder carismático e incansável, cuja paixão pela justiça social reverbera em cada esquina de Vitória da Conquista.
Construir um Espaço Proletário
*por Carlos Maia
1. Situação da Militância e do Movimento Social
Não é de se admirar o que ocorre no movimento dos trabalhadores e da juventude em geral. Os trabalhadores cada vez mais se afastam das formas de organização existentes, sem, contudo, esboçar novas perspectivas para a luta contra a burguesia e o seu Estado. A juventude por sua vez segue cega e sem perspectiva de incorporar-se à luta dos trabalhadores contra o capital, sendo na maioria das vezes, levadas a reboque para lutas nitidamente burguesas e de conteúdo liberal.
A luta contra a perseguição política bolsonarista sob o governo Lula!
![]() |
Charge por @izanio_charges |
Quem é o Poderoso-Chefão protetor de ativista de extrema-direita bolsonarista que persegue e assedia funcionários dos Correios de Vitória da Conquista e na Bahia?
*por Herberson Sonkha
Uma matéria publicada em 4 de junho, intitulada "Denúncia: indícios de assédio e perseguição política bolsonarista nos Correios de Vitória da Conquista," trouxe à tona a gravidade da situação. A direção da ANATECT Bahia, liderada por Abner Gama, corroborou as alegações, revelando que houve uma reunião com o Ministério Público devido aos constantes casos de assédio desde a nomeação de Carla Mara Ataíde de Souza.
FSP: É hora de debater o sindicalismo pelego!
![]() |
Imagem: Perito.Med |
"A expressão "pelego" tem suas raízes em uma peça de lã usada entre a sela e o lombo do cavalo, que serve para amortecer impactos. Metaforicamente, descreve sindicalistas que atuam como amortecedores entre os trabalhadores explorados e os empregadores exploradores, atenuando as demandas das classes operárias."
*por Herberson Sonkha
Como membro fundador do Fórum Sindical e Popular (FSP) e integrante da corrente de oposição sindical, minha atuação sindical se dá na base do Movimento Luta de Classes (MLC), uma vertente enraizada na tradição marxista-leninista. É fundamental acompanhar as diversas correntes sindicais que compõem nosso espaço, mas é igualmente necessário reconhecer que nem todos os sindicalistas defendem as mesmas causas ou compartilham do mesmo horizonte. Nesse artigo, proponho distinguir o berço do movimento sindical revolucionário e seu desenvolvimento histórico e o contra-movimento sindical de berço liberal capitalista de caráter pelego.
A sabedoria da ignorância: Sheila Lemos e o artifício de ignorar a Constituição
"Essa continuidade familiar no poder, com mãe e filha ocupando cargos de liderança, levanta preocupações sobre a concentração de poder e a falta de alternância democrática, o que é fundamental para garantir que diferentes vozes e ideias possam ser representadas na administração pública."
*por Herberson Sonkha
Segundo artigo de opinião publicado no Blog de Paulo Nunes no dia 31/07/2024, a reeleição de Sheila Lemos não apenas infringe o disposto no art. 14, § 5º da Constituição Federal, que proíbe a perpetuação no poder por meio de mandatos consecutivos em uma mesma família, mas também representa uma violação clara da ordem constitucional e um atentado à moralidade da república democrática. Ao buscar um terceiro mandato consecutivo, Sheila Lemos ignora os princípios fundamentais que regem a alternância de poder, essenciais para a saúde da democracia, e perpetua uma dinâmica familiar que contraria a ideia de representação plural e diversificada.
Buscar neste blog
+Lidas na Semana
por autor(a)
Arquivo
-
▼
2024
(76)
-
▼
agosto
(13)
- O extermínio da juventude negra: Um caso de violên...
- Mensagem da Agonia
- A Eleição de Waldenor e a Luta dos Trabalhadores
- O parecer de Adriano Soares da Costa: A luta contr...
- A batalha política em Vitória da Conquista
- A perspectiva revolucionária da luta antirracista
- Desafios sindicais na Bahia: a luta por direção e ...
- Direito de greve dos Ecetistas: Uma luta histórica...
- Exclusiva: Elson Oliveira, da grande São Paulo à m...
- Construir um Espaço Proletário
- A luta contra a perseguição política bolsonarista ...
- FSP: É hora de debater o sindicalismo pelego!
- A sabedoria da ignorância: Sheila Lemos e o artifí...
-
▼
agosto
(13)