Translate

Seguidores

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Sudoeste Baiano realiza IV CONPIR

Foto: Herberson Sonkha

Sudoeste Baiano realiza etapa territorial da
IV CONEPIR com foco em democracia,
reparação e justiça social


“Evento promovido pela SEPROMI com apoio incondicional
do NTE 20 fortalece políticas públicas de igualdade racial
e valoriza pautas históricas do movimento negro baiano”


*por Herberson Sonkha




VITÓRIA DA CONQUISTA (BA) – Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Social”, foi realizada nesta terça-feira (9), no Colégio Estadual de Tempo Integral Padre Luís Soares Palmeira, a etapa territorial da IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (IV CONEPIR). O evento reuniu representantes dos municípios dos territórios de identidade do Sudoeste Baiano, Sertão Produtivo e Médio Sudoeste, com o objetivo de ampliar o debate sobre as políticas públicas de enfrentamento ao racismo e promoção da equidade racial no estado.

A mesa de abertura foi marcada por ampla representatividade, reunindo nomes do poder público e da sociedade civil, entre eles: Tiago Henrique, coordenador executivo de Políticas para Povos de Terreiro (representando a Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial - SEPROMI); Lenira Figueiredo, diretora do NTE 20; Ricardo Alves, coordenador de Igualdade Racial da Prefeitura de Vitória da Conquista; o deputado estadual e ex-prefeito José Raimundo Fontes (ALBA); Jaimilson Francisco Moreira, coordenador do Território Sudoeste; Josezito Ferreira, conselheiro do CESPCT; Mariana Aquino, presidenta do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial; capitão José Ronaldo Moreira dos Santos, representando o Comando Geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA); Ana Luiza Brito Silva, defensora pública e coordenadora da Segunda Regional de Vitória da Conquista; Sandro Vagner Farias Novais, secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Ibiassucê; Jussara Santana Pereira, diretora da Escola de Tempo Integral Padre Luís Soares Palmeira; Niltânia Brito Oliveira, coordenadora pedagógica do FUNDAC; Weldes Valeriano Queiroz, presidente estadual do CECAF; e Nilson Pereira, diretor de Políticas Territoriais da SUTRAG/SDR.

Organizada com apoio do Núcleo Territorial de Educação (NTE 20), sob a direção político-pedagógica da professora Lenira Figueiredo, a conferência reafirmou o compromisso do Estado com o fortalecimento das políticas de promoção da igualdade racial. A atuação do NTE 20, reconhecida pela seriedade e compromisso com o combate ao racismo estrutural e institucional, com a inclusão, foi fundamental para garantir a diversidade dos debates e a ampla participação da sociedade civil.

A realização da IV CONEPIR territorial ocorre em um contexto histórico de luta e resistência do movimento negro brasileiro, que há décadas denuncia o racismo estrutural e exige medidas concretas de reparação e justiça racial. A conferência buscou aprofundar os debates sobre os avanços e desafios das políticas de promoção da igualdade racial na Bahia, especialmente a partir da escuta ativa de lideranças comunitárias, povos tradicionais e representantes de movimentos sociais.

Os participantes foram divididos em Grupos de Trabalho (GTs), organizados em torno de quatro eixos temáticos centrais: Democracia, Justiça Racial, Reparação e Avaliação da Política de Promoção da Igualdade Racial. As discussões giraram em torno dos 18 anos de atuação da SEPROMI e da construção coletiva de propostas que consolidem e ampliem as políticas públicas voltadas ao enfrentamento das desigualdades raciais e à valorização da identidade negra.

A etapa territorial da IV CONEPIR reafirma o papel estratégico da educação pública na transformação social e destaca a importância da articulação entre governo, movimentos sociais e comunidades negras na luta por uma Bahia mais justa, democrática, igualitária e antirracista.


0 comments :

Postar um comentário

Buscar neste blog

por autor(a)

Arquivo

Inscreva seu e-mail e receba nossas atualizações: