Translate

Seguidores

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

NOTA PÚBLICA: COLETIVO DE ESQUERDA POPULAR E SOCIALISTA DONA HONORINA



NOTA PÚBLICA

O COLETIVO DE ESQUERDA POPULAR E SOCIALISTA DONA HONORINA vem a público externar seu veemente repudio ao comentário obtusamente inadequado do atual presidente, como se fosse entendimento de todas as forças que compõem o DIRETÓRIO MUNICIPAL, instancia máxima deliberativa do PARTIDO DOS(AS) TRABALHADORES(AS) do município de Anagé, Bahia.


Lamentamos por esse infortúnio cometido pelo atual presidente do PT de Anagé (Bahia) que insiste em se comportar de forma truculenta, abominável e dissimulada, ao legislar em causa própria ou de terceiros, para conspurcar princípios universais forjados a ferro e fogo pela classe trabalhadora e populações subalternizadas nesse país, no caso de um dos mais bárbaros, torturadores, sanguinários, assassinos e corruptos regimes da contemporaneidade que foi a ditadura civil-militar (1964-1985), para constituir o Partido dos Trabalhadores.

O atual presidente do Partido dos(as) Trabalhadores(as) de Anagé, eleito com 100% dos votos válidos, não foi eleito para síndico de um condomínio de poder e por isso não pode e, nem tem autorização, para falar em nome desse partido, sem que tenha a devida autorização aprovada na instancia interna do partido em Anagé, após ampla discussões sobre a matéria.

A mensagem escrita de cunho próprio do atual presidente do PT não expressa e nem respeita à pluralidade de opiniões internas do partido, uma vez que não houve qualquer reunião ou assunção desse conteúdo pelo conjunto de seus militantes, portanto não fora submetida ao crivo de todas as forças internas do Diretório Municipal, instancia máxima, convocada para discussão e aprovação de qualquer mensagem com essa finalidade. É uma lastima que o atual presidente desse histórico partido confunda o PT como apenas uma extensão dos seus ou de outros interesses particulares de qualquer oligarca.

No que pese respeitar inexoravelmente o seu direito inalienável de expressar sua opinião (pessoal e intransferível), sobretudo quando se refere a quaisquer assuntos relacionados à sociedade, à política, à economia, à sociologia, à história e à própria filosofia desassociada dos preceitos do PARTIDO DOS(AS) TRABALHADORES(AS). Antes, dever-se-ia observar zelosamente a sua condição de mandatário (finita e transitória) designada pela maioria, inclusive todas as forças que assinam essa NOTA PÚBLICA, para presidir DEMOCRATICAMENTE esse partido ouvindo a todas e todos os filiados, segundo os princípios previstos em sua Constituição que é o seu ESTATUTO.

Quanto a sua opinião, estritamente pessoal, cabe observar que a matéria de autoria do militante histórico do Partido dos(as) Trabalhadores(as) Herberson Sonkha veiculada em seu blog e replicada em outros blogs com alcance regional, não fere tais princípios orientadores do partido, antes propõem uma reflexão crítica sobre os descaminhos adotados pela condução equivocada do campo hegemônico, na pessoa de seu presidente, que vem desvirtuando e maculando uma história respeitadíssima pelas populações anageenses (do campo e da cidade), perpassada pelas irretocáveis lutas camponesas desde os enfrentamentos na construção da Barragem de Anagé nos anos 80 do século XX.

Aliás, são essas lutas que engendraram um partido politicamente forte, ideológico, popular, democrático, de participação coletiva com a missão de apresentar e lutar na sociedade brasileira por um conjunto de proposta ideopolíticas de mudanças profundas nas estruturas herdadas das oligarquias formadas pelas elites atrasadas. Sua missão é propor transformações estruturais, com substancial melhoria nas indesejadas condições materiais e intelectuais da classe trabalhadora (campo e da cidade) e das populações profundamente prejudicada pelas políticas comezinhas adotadas exatamente pelas perversas oligarquias que ora governam a cidade.

Ainda sobre a referida matéria, gostaríamos de esclarecer a população anageense que essa mensagem publicada pelo atual presidente do PT falta com a verdade, pois além de conduzir o partido sob a ótica autocrática hegemonista, exercida vaidosamente em nome de uma única filiada, que se arroga na condição de “dona” do partido. Além do mais, faz-se necessário expor a conduta de perseguição, desqualificação, assedio à militância em nome dessa suposta “propriedade”.

Nesse sentido, essa mensagem visa criminalizar, ridicularizar e desacreditar o pensamento crítico à esquerda ou a qualquer outro militante que pensa fora da bolha das oligarquias conservadora. Exercemos o nosso direito de se opor a atual direita do PT e sua conduta indesejada que fere a história e macula os símbolos do PT, pois tais comportamentos visam apenas a imposição do silêncio arbitrário à liberdade de expressão da militância constituída por sindicalistas, associativistas, trabalhadores do campo e da cidade, professores, empreendedores, engenheiros, historiadores, administradores, geógrafos, filósofos, pedreiros, fisioterapeuta, nutricionistas e etc..

Diante do exposto, reafirmamos que o companheiro Herberson Sonkha dialoga honestamente com a sociedade Anageense. Não obstante reafirmar publicamente que existem hoje três pré-candidaturas colocadas no interior do PARTIDO DOS(AS) TRABALHADORES(AS)de Anagé (BA): a candidatura do COLETIVO DE ESQUERDA POPULAR E SOCIALISTA DONA HONORINA, encabeçada por BINHO DE KIU; a candidatura da ex-prefeita Andréa Oliveira, representada pelo vereador Jadiel Portugal; e a candidatura de Ricardo de Zaia. Nesse sentido, nós do COLETIVO DE ESQUERDA POPULAR E SOCIALISTA DONA HONORINA reafirmamos que essas três pré-candidaturas são legitimas e estão amparadas legalmente pelo Estatuto do PARTIDO DOS(AS) TRABALHADORES(AS).

O estatuto das prévias é um expediente legal dentro do partido que só é adotado em uma única situação em que o partido não avançou para uma candidatura que unifique por meio do amplo consenso entre as diversas forças internas. Portanto, nessa situação de mais de uma pré-candidatura postulante ao Executivo Municipal, o critério de escolha dar-se-ia através de eleição interna, sendo escolhida aquela candidatura com maior quantidade de votos válidos, entre as filiações válidas, sendo essa a candidatura do partido nas eleições municipais, nos marcos da legalidade prevista pelo Estatuto.

Por último, informamos a todos(as) filiados(as) do PARTIDO DOS(AS) TRABALHADORES(AS)e demais partícipes da sociedade anageense que o COLETIVO DE ESQUERDA POPULAR E SOCIALISTA DONA HONORINA, que tem como representante, a convite desse campo como COORDENADOR DE HONRA o Companheiro IRANILDO FREIRE para construir honestamente esse processo de pré-campanha do Companheiro BINHO DE KIU para as prévias do partido. E nesse sentido, é absolutamente legítimo, responsável e coerente o texto veiculado no Blog do Sonkha, companheiro de partido, no sentido de fazer a defesa do companheiro BINHO DE KIU como pré-candidato a candidato pelo PT a prefeito de Anagé-Bahia.

Ilegítima e desonesta é a atitude do presidente do PT, Senhor Napoleão Pires, ao tentar vender para a sociedade, a mando da ex-prefeita a falsa ideia de que o PT só tem um único nome a candidato a prefeito desde município, desrespeitando o regimento e o estatuto do PARTIDO DOS(AS) TRABALHADORES(AS), numa atitude autoritária, que deixa claro a tentativa de transformar o maior partido de esquerda do Continente Americano em uma legenda controlada por coronéis em Anagé. O PT terá prévias para escolha de seu candidato a prefeito, tendo como base o Estatuto do Partido e o livre direito de organização de Tendências e Coletivos, por faz desse partido o mais democrático do mundo.


Subscrevem essa nota os membros do COLETIVO DE ESQUERDA POPULAR E SOCIALISTA DONA HONORINA.
ANAGÉ – BAHIA.
Saudações Revolucionárias.

0 comments :

Postar um comentário

Buscar neste blog

por autor(a)

Arquivo

Inscreva seu e-mail e receba nossas atualizações: