Translate
Seguidores
segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
Cansei de Ouvir Calado
janeiro 20, 2020
|
por
Vinícius...
|
"Isso mesmo. Sou espírita que lê obra católica quando nela há lucidez! Discursos políticos do Papa que revolucionam o pensamento da Igreja Católica."
*por Luis Rogério Cosme
Todos sabem que sou divulgador da Doutrina Espírita. Que me assumo médium e palestrante. E, ao contrário de muitos evangélicos e católicos que discriminam nossa religião, sem conhecê-la profundamente, não discriminamos credos alheios.
Dito isso, me reafirmo espírita, ciente que a Reencarnação é um fato cientificamente comprovado e que vem explicar questões individuais e os desmandos éticos da humanidade. Contudo, para além das questões filosóficas, religiosas e científicas que a doutrina espírita nos oferece, vivemos num mundo de aflições. Bem vemos, que nem precisaria Jesus ter-nos dito: "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". E nesse mundo, o problema social, as implicações políticas e econômicas são aflições que nos convidam a intervir contra um sistema que gera acúmulo de riqueza na mão de 1% da população (elite), exclusão de bilhões de humanos, sentenciados à fome, à morte e à dor.
Nesse meio tempo, escutamos médiuns, palestrantes espíritas fazendo críticas ao comunismo, ao socialismo, etc, críticas contra a política, contra a corrupção (como se fosse atributo exclusivo de políticos) sem conhecimento de causa.
Ora, temos em torno de 196 países no mundo, onde menos de 5 se dizem socialistas /comunistas, e será a visão anti-capitalista a ameaça política para esse mundo afogado em misérias e aflições? Tem sentido isso na cabeça de quem pensa? Que o modelo socialista/comunista teve problemas, aqui e acolá, em sua condução por homens falíveis, isso não nos faz cegos para dizermos que o liberalismo econômico ou o capitalismo de agora é o grande benfeitor da humanidade! O neoliberalismo, por exemplo, é tido como "a economia da morte", por estudiosos que não são de esquerda, mas que são liberais, politicamente falando. Basta-nos ver os indicadores sociais em países onde o Estado é mínimo e o livre mercado é "máximo"! São os piores indicadores em saúde, educação, moradia, alimentação, transporte...
Estou lendo as obras de Bezerra de Menezes, espírito que em vida foi um liberal. E saibam os incautos que na época do império ser liberal era ser de esquerda! Lutar contra a escravidão, a favor das liberdades individuais, se constituía verdadeira afronta aos donos do poder e do dinheiro da época. O médico espírita, Bezerra de Menezes, que fora "vereador" e "deputado", o fez com brilhantismo. E, depois de morto, continua a escrever suas mensagens do além, baseado em ideais humanísticos, que o liberalismo econômico nunca soube o que significam, mas que espíritas de direita ousam defender. Digo isso porque sei que os que assim agem dentro do movimento espírita não sabem sequer a diferença elementar entre "liberalismo econômico" e "liberalismo político", e não serei eu, com um textão, que vou me propor a ensinar.
Ora, usar distorcidamente os pressupostos da Doutrina Espírita, distorcendo-a para agradar a ideologia da exclusão, em favor de uma falsa neutralidade política ( que fortalece princípios da elite dominante) sob pretexto de combater o "comunismo", que não existe no Brasil e nem predomina no mundo dominado pelo capitalismo selvagem, é um desrespeito a lucidez do cristão espírita e um despautério.
Como não vivo numa lata de sardinha, nem moro em "Nosso Lar", me proponho sempre a entender a terra, a ler sem discriminar, ler para entender e me libertar das amarras da ignorância que permeiam as religiões quando o assunto é a política, economia, o papel do estado e o social. Agora estou lendo os discursos do Papa Francisco. Isso mesmo, sou espírita que lê obra católica quando nela há lucidez! Discursos políticos do Papa que revolucionam o pensamento da Igreja Católica, e que estão sendo combatidos por dentro da própria igreja, do mesmo modo que dentro do movimento espírita existem os que atentam, há séculos, contra a politização, contra os movimentos sociais, demonizando o debate sobre política, sobre o político, afetando seriamente a democracia e as liberdades individuais e dos grupos humanos no Brasil, onde grassa o neofascismo e neonazismo sob aplausos dos cristãos. Atitudes que os Espíritos não nos aconselham em lugar nenhum do Evangelho e em todo a Codificação Espírita não se vê uma linha a favor desse modelo de vida e de conduta.
Nesse ponto, como no espiritismo não há Papas, nem Santidades, recomendo aos irmãos espíritas que leiam mais sobre modelos econômicos e políticos e falem menos besteiras sobre o que não entendem. Recomendo a leitura dos discursos do Papa sobre o capitalismo atual, por exemplo, e deixem de "mi mi mi". E como ele, deem uma guinada para fora das suas caixinhas seculares, repletas de bolor, porque isso, sim, faz muito bem a saúde e nos poupa de vexames públicos, quando arbitram sobre o que não sabem, baseados em "achologias" e leituras parciais, direcionadas.
Boa leitura!
*Luis Rogerio Cosme é escritor, poeta ensaísta, palestrante e professor Dr. da UFBA, Campus Anísio Teixeira. Membro dirigente do Centro de Estudo Espírita Boa Vontade.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Buscar neste blog
+Lidas na Semana
por autor(a)
Arquivo
-
▼
2020
(58)
-
▼
janeiro
(11)
- JOVEM NEGRO LEVA TIRO DA PM NO PRÉ-CARNAVAL DE CAE...
- A VOZ NEGRA DA PERIFERIA: “auto de resistência” ma...
- Carta a Marcelino Galo sobre Juca Ferreira: Consid...
- NOTA PÚBLICA: COLETIVO DE ESQUERDA POPULAR E SOCI...
- Binho de Kiu: vence prévias com “mando de campo” p...
- Juntos por uma Nova História em Anagé
- Cansei de Ouvir Calado
- Rui Costa e o retrocesso ao neoliberalismo do Cons...
- Vilma Reis: a nossa Dandara dos Palmares chegou!
- Vida longa a Ruy Medeiros! A história se encarrega...
- A REFORMA da previdência na Bahia
-
▼
janeiro
(11)
0 comments :
Postar um comentário