Translate
Seguidores
segunda-feira, 9 de junho de 2014
COPA DO MUNDO, POR QUE TANTA CONTROVERSIA?
junho 09, 2014
|
por
Vinícius...
|
![]() |
Historiador e Professor da rede pública municipal e estadual João Paulo Pereira |
* Por João Paulo Pereira
Não dá pra levar a sério o atual momento histórico do Brasil, estamos diante da realização de um evento internacional de grandes proporções e de repente, na maioria dos casos, motivados pelos discursos políticos da TV GLOBINHO, temos um grupo de pessoas que insistem em um complexo de inferioridade infantil, afirmar que o BRASIL NÃO DEVERIA SEDIAR A COPA DO MUNDO, pois temos que investir os recursos gastos com o evento em Educação, Saúde e Segurança Pública. Então vamos ver isso bem de perto para tentar entender o que se passa nas cabeças desavisadas destes pretensos transformadores sociais.
Não pretendo neste pequeno texto fazer grandes pesquisas sobre gastos com a COPA DO MUNDO, mesmo por que isso já foi feito por outras pessoas, seria redundante voltar aos números, mas pretendo levantar algumas discussões de caráter político para avaliação daqueles que ainda não sabem bem o que defender neste momento histórico.
Pelo discurso oficial daqueles que se dizem contrários a realização da copa do mundo no Brasil, que afirmam literalmente que o país não deveria sediar o evento, pois, não temos estrutura para isso, fica uma indagação a este discurso, o capitalismo só é ruim no Brasil, ou outros países do planeta também passam por problemas sociais sérios? Vamos tentar responder a esta pergunta então. A não ser que eu esteja errado, ou que os meios de comunição estejam todos mentindo, inclusive os que pertencem à classe dominante, o mundo capitalista vive uma grande crise econômica, o que tem provocado em todo o planeta altos índices de recessão, desaquecimento econômico, desemprego, empobrecimento das populações mundiais, problemas estruturais na educação e saúde, altos índices de violência, o problema do crime organizado não é um problema específico do nosso Patropí, ao contrario os criminosos daqui tem conexões no mundo todo.
“A lucratividade do narcotráfico é a produção da cocaína. Na Colômbia, Um bom exemplo para demonstrar país responsável por 75% da produção de cocaína mundial, um quilo do produto puro é vendido por 1.500. Nos Estados Unidos, nação que possui o maior mercado consumidor de drogas, o quilo da cocaína é vendido a 25.500 no atacado. Após passar por várias alterações (malhação), o quilo dessa cocaína rende 110 mil através dos consumidores, ou seja, um lucro de 108.500 dólares. O mercado é amplo e expande-se a cada ano, cerca de 5% da população mundial é usuária de drogas ilícitas, sendo a maconha, a mais consumida.”
(Por Wagner de Cerqueira e Francisco Graduado em Geografia–Brasil Escola)
Outro discurso que precisamos procurar entender também é o que defende que a copa não deveria acontecer no Brasil por que os recursos gastos na construção de Estádios de futebol deveriam ser utilizados para investimentos em saúde e educação que está ruim no Brasil e isso tudo é graças ao governo do PT. Então vamos aos fatos, o orçamento público utilizado pelo poder executivo, é definido no ano anterior ao ano corrente, em uma discussão ampla entre o poder Executivo, exercido pela presidência da república, pelos governadores e prefeitos, chefes eleitos para exercer o poder executivo, com os poderes Legislativos, os valores em percentual, são prefixados a posterior ao seu uso, logo não dá pra ser desviados para usá-los em outras atividades. Sendo assim, os recursos da saúde e educação não foram utilizados na copa do mundo, pois se configuraria improbidade administrativa, sob pena de o gestor público responder judicialmente por este crime.
Por outro lado, nunca se investiu tanto em educação e saúde no Brasil com nos últimos 10 anos. O país ampliou visivelmente a margem de investimentos em educação e saúde, chegando a investir atualmente cerca de 5,9% do PIB, em cada uma das áreas e já está aprovado pelo Congresso Nacional a ampliação deste percentual para 10% no próximo ano, sem mencionar que a partir de 2016, o país contará com 100% do lucro do Pré-sal para investimentos nos setores.
“A Câmara dos Deputados cumpriu o acordo firmado com o governo e aprovou nesta quarta-feira o novo projeto de distribuição dos royalties do petróleo. O texto que segue para sanção da presidente Dilma Rousseff estabelece que 75% dos royalties serão destinados para a educação e 25% para a saúde. Além disso, metade dos recursos do chamado Fundo Social – poupança decorrente da exploração do pré-sal – serão usados para educação e saúde (na mesma proporção dos royalties)”.
Por Marcela Mattos, na VEJA.com.
Outra pauta que está em debate é sobre os recursos utilizados para a construção de Estádios de Futebol, neste ponto a desinformação é total, primeiro que é preciso ter claro, que o governo não fez nenhum investimento em estádios, o que aconteceu e aí não sou eu que estou dizendo, são as fontes oficiais, é que o BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que inclusive tem como função social, apoiar a todos que queiram investir no desenvolvimento industrial e comercial do país, emprestou recursos ao capital privado para realização de construções e reformas de Estádios de Futebol e como é praxe desta instituição irá receber os recursos acrescidos de juros através de pagamentos feitos pela iniciativa privada, este é exatamente o papel desta instituição pública financeira. É um financiamento como qualquer um que acontece no mundo capitalista.
Os investimentos feitos pelo governo foram investimentos já previstos pelo Executivo nacional em seu plano de gestão, que foram referentes à mobilidade urbana, melhorias nos aeroportos, nos portos, no transporte coletivo das cidades onde aconteceram os jogos, o que não vai de forma alguma ser levado nas malas das seleções e nem da FIFA, quando terminar a copa do mundo, por outro lado, a muito que o país precisava de investimentos nestas áreas, para o bem do próprio país e do povo desta nação.
Uma discussão que é feita por alguns e que até agora não conseguir compreender de onde surgiram estes questionamentos é sobre moradia. Alguns tentam passar a idéia de que os recursos utilizados na copa do mundo poderiam ser investidos em construção de moradia para as famílias que não tem casa própria. Espera aí, eu devo está vivendo em outro país, pois nunca antes na história deste país, rsrsrs, testemunhamos um programa de habitação popular tão amplo como o “minha casa minha vida”, nós últimos anos o governo federal em parceria com os estados e municípios, implantaram um programa gigantesco para garantir que a população de baixa renda pudesse adquirir casa própria, mas isso só quem sente é que foram beneficiados, os críticos da copa, não precisam do programa por isso se acham aptos a criticarem.
Outra questão fundamental é de ordem cultural, vivemos em um país onde a população é apaixonada por futebol. O futebol é parte integrante da cultura popular brasileira, desde muito tempo, nosso país é fascinado por este esporte, envolvem milhões de pessoas, todo final de semana. Aqui no Brasil nasceu Garrincha, Nilton Santos, Didi, Pelé, Heleno de Freitas, Dirceu Lopes, Ademir da Guia, Jairzinho, Rivelino, Roberto Dinamite, Zico, Falcão e Sócrates e se fossemos listar, todos os grandes craques do futebol brasileiro, teríamos uma lista interminável.
Temos que ter copa do mundo sim no país, parafraseando Nelson Rodrigues, “somos a pátria de chuteiras”, faz parte de nossa cultura o amor por futebol e vamos fazer uma grande festa, mesmo com os azarões manipulados pelo discurso eleitoreiro das elites que nos domina há seis séculos.
Claro que também faço críticas à copa do mundo, mas isso há muito tempo, desde 1990, que eu e alguns amigos, que amamos o bom futebol, o esporte, a cultura popular brasileira, estamos em um processo de discussão a respeito do futebol e sobre o que ele se transformou nas mãos da FIFA e da CBF, duas instituições com um caráter burguês, comercial, fabricas de transformação de uma das paixões de nosso povo em mercadoria para exposição e comercialização para o mercado mundial. E a esta lógica, eu defendo sim, que a esquerda brasileira poderia ter se posicionado contrariamente, questionado as ações de mercado impostas pela FIFA, com o objetivo de favorecer patrocinadores.
Mas não se ouve uma linha sobre isto, na verdade, fica claro que nossa esquerda está longe de perceber toda a dinâmica que o grande capital utiliza para a manutenção do poder político, econômico e social sobre o mundo, por esse motivo, ainda hoje, no século XXI estamos tão distantes de promover a grande transformação política, social e econômica, rumo ao SOCIALISMO.
Parece que nossa esquerda parou no tempo, continua estacionada em 1917, não consegue, mas dá conta da dimensão tomada pelo capitalismo, de como este modo de produção conseguiu interferir em todos os setores da sociedade, transformando definitivamente as relações sociais, humanas, culturais, políticas e econômicas, e por conta disto o marxismo em sua essência não consegue mais dá conta, é preciso fazer o que alguns setores que não se cansaram de estudar, está fazendo reformulando e adequando a teoria e prática ao novo momento histórico, mas tenho certeza que estamos caminhando e avançando ideologicamente e um dia a classe que vive do trabalho, triunfará sobre o grande capital. Sei até que não estarei mais aqui para participar e contribuir com o novo mundo, mas certamente terei feito parte daqueles que semearam a semente.
Quanto a COPA DO MUNDO NO BRASIL, ela chegou, e eu estou pronto para curtir todos os momentos, juntar meus amigos e garantir o melhor espaço frente à televisão, já que o custo de ir aos estádios é muito alto, rsrsrs, e fazer deste evento uma grande festa.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Buscar neste blog
por autor(a)
Arquivo
-
▼
2014
(55)
-
▼
junho
(16)
- Entrevista: Luis Rogerio Cosme diz que Rui vence a...
- O fascismo está voltando?
- Por um mundo sem opressão de classe, de gênero, se...
- MAIS EDUCAÇÃO ANAGÉ: GOVERNO, COMUNIDADE ESCOLAR E...
- Um “hexapapo” para ser continuado...
- CARTA A UM COMPANHEIRO QUE PERDEU O SONHO E A FÉ
- O Hexa é nosso...é daí?...
- Pensamento liberal
- Platão e a sua concepção de política
- ANAGÉ É ESCOLHIDA ENTRE 417 MUNICIPIOS BAIANOS PEL...
- EDUCADOR IRANILDO:O FREIRE de Anagé
- COPA DO MUNDO, POR QUE TANTA CONTROVERSIA?
- A FESTA DAS ALVORADAS DE ANAGÉ E TÕE BATATA.
- O QUE É ISSO, COMPANHEIROS?
- Clarice Lispector e o seu jornalismo introspectivo
- É um engano pensar que o trabalho assalariado seja...
-
▼
junho
(16)
0 comments :
Postar um comentário