Translate

Seguidores

segunda-feira, 16 de junho de 2014

MAIS EDUCAÇÃO ANAGÉ: GOVERNO, COMUNIDADE ESCOLAR E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO PROMOVEM SÃO JOÃO NOS BAIRROS




A Secretária Municipal de Educação e Cultura, a Senhora Leila Oliveira (Lora) e a Diretora do Departamento de Ensino,a Senhora Maria do Socorro (Socorrinha).



 “Este projeto visa à descentralização das atividades juninas com o propósito de envolver efetivamente todas as comunidades escolares e incorporar seus valores artísticos culturais no processo formativo do ensino regular oferecido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. ”



* Por Herberson Sonkha


 O Governo da Renovação por intermédio da Secretaria Municipal de Educação aposta no potencial da comunidade e por isso apresentou a proposta de um ousado projeto de ação pedagogica de resgate e promoção do São João nos Bairros nos dias 10, 11 e 13 de junho. O sucesso deste evento contou com investimento do Governo da Renovação, a colaboração participativa da equipe da SEMEC, dos gestores escolares, professores da rede municipal lotados nas escolas da sede, monitores e educandos do Programa Mais Educação.


O projeto realizou exposição de stand contando a história dos festejos juninos; a história do rei do baião Luiz Gonzaga; do Padroeiro do município, São João Batista; brincadeiras, quadrilhas; quebra pote; pau de sebo; apresentação de corais; sorteio do balaio junino; e barracas de comidas típicas e atrações com shows musicais para encerramento do projeto de São João nos bairros.


O evento foi realizado em três etapas distintas organizados em áreas zoneadas para o evento. Abertura no dia 10/06 na zona leste que compreende parte do centro da cidade, bairro Augusto Viera e adjacências. O Centro Educacional Renato Viana e a Escola Municipal Rosel Soares ficaram resposaveis e concentraram suas atividades na quadra esportiva do CERV. No dia 11/06 na zona oeste que compreende o bairro São João Batista, Vila dos Umbuzeiros, Morada Feliz e adjacências. A responsabilidade pelo Arraia da Integração  ficaram com as escolas Municipais Benito Gama e Rosalvo Avelar, Creche Laurinda Soares. E no dia 13/06 a culminância do projeto no CEASA, com a apresentação de todas as atividades e reedição das quadrilhas e demais apresentação e contou com a presença de todas as comunidades escolares.  


Este projeto visa à descentralização das atividades juninas com o propósito de envolver efetivamente todas as comunidades escolares e incorporar seus valores artísticos culturais no processo formativo do ensino regular oferecido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O resgate destas culturas populares, negligenciadas historicamente, estão sendo resgatadas, organizadas, reescritas e promovidas pela iniciativa política do governo municipal. 



A composição da Comissão de Eventos foi formada pela comunidade e as escolas da sede que participaram ativamente da elaboração, organização, levantamento de documentos e resgate da memória popular nas atividades juninas. A execução deste projeto contou os diversos atores das comunidades, como as associações, comerciantes, igreja, órgãos públicos e a população que se envolveu para ornamentar as ruas, praças, quadras poliesportiva e compareceram para prestigiar as apresentações.

0 comments :

Postar um comentário

Buscar neste blog

por autor(a)

Arquivo

Inscreva seu e-mail e receba nossas atualizações: