Translate

Seguidores

terça-feira, 11 de novembro de 2025

Na COP30, Jaques Wagner destaca papel do Brasil no debate ambiental: ‘Nosso protagonismo está de volta’

 

Foto: Rafael Nunes / JW

“Senador reforçou importância da proposta do presidente Lula
de amparo aos países que mantém suas florestas de pé
e prestam serviços ambientais ao mundo.” 


*por ASCOM / MandatoJaques Wagner




O senador Jaques Wagner (PT-BA) participou da abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Belém, no Pará, nesta segunda-feira (10). Na visão do senador, a COP30 já é uma marca do retorno do protagonismo do Brasil nas mesas internacionais de negociação ambiental. "Foi importante a decisão do presidente Lula de pleitear e conseguir trazer o evento para a Amazônia. É a volta do protagonismo do Brasil no debate ambiental. A COP chama atenção do mundo inteiro e o Brasil está no centro do debate porque nossa matriz energética é uma das mais verdes do mundo”, declarou.

Foto: Rafael Nunes / JW

Sediado pela primeira vez numa cidade brasileira e na Amazônia, o evento já captou mais de US$ 6 bilhões em recursos privados para o Fundo Florestas Tropicais, que vai remunerar países que conservam suas florestas e prestam serviços ambientais ao mundo. “Todo mundo está preocupado com o aquecimento global e com as mudanças do clima. O fato é que nós, humanos, temos descuidado do planeta Terra. De forma prática, já assinamos um fundo para a manutenção das florestas tropicais", destacou o líder do Governo. A proposta do fundo foi apresentada pelo presidente Lula e pela ministra Marina Silva e é essencial para combater a crise climática global.

Além da cerimônia de abertura, o senador também esteve ao lado do governador Jerônimo Rodrigues no pleito do Consórcio Nordeste para a criação de um fundo de apoio à Caatinga, bioma predominante na Bahia e o único exclusivamente brasileiro.

0 comments :

Postar um comentário

Buscar neste blog

por autor(a)

Arquivo

Inscreva seu e-mail e receba nossas atualizações: