Translate
Seguidores
O “intelectual orgânico”: combater defecções de setores da esquerda em qualquer parlamento
(Ilustração: Jean-Baptiste Debret/Reprodução) |
“Compreendíamos a conjuntura em que vivíamos e lutávamos naquela quadra da história para superar o capitalismo, não para sermos subsumidos pela ideologia liberal burguesa de burocratas do governo da hora, sucumbidos por uma tarefa politicamente anômala de ser ‘oposição’, enquanto dura o governante dos outros grupelhos que se alternavam no poder político.”
*por
Herberson Sonkha
Ouvi falar apropriadamente pela primeira vez no economista italiano Piero Sraffa na UESB, numa aula da disciplina de teoria neoclássica em que o professor explicava à contribuição da crítica da teoria sraffiana à abordagem marginalista (neoclássica) de equilíbrio geral de longo prazo.
Lobos em pele de carneiro na oposição da Câmara Vereadores de Vitória da Conquista?
"Dê
a todas pessoas seus ouvidos, mas a poucas a sua voz". (William
Shakespeare)
*por
Herberson Sonkha
Não se deixa de ser a mesma pessoa de antes só porque conquistou uma cadeira no parlamento, especialmente porque cada voto recebido é uma voz renitente ao encontro desta ou daquela pessoa que o fez crê que o defenderia, portanto encontrou naquela candidatura uma oportunidade de ser ouvida. Aliás, é neste momento que se passa a conhecer de fato as "boas intenções" de alguém como sugere a frase "Se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder".
Quem diz “bandido bom é bandido morto”, vai matar o filho do presidente?
![]() |
Fonte: Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
*por
Herberson Sonkha
Pensando pela regra daquelas pessoas adeptas do movimento pró-bolsonaro que fizeram o discurso agressivo com base na honestidade, na descendência e na coerência com forte apela à moralidade do pentecostalismo judaico-cristão, o filho do presidente do Brasil precisa ser morto com urgência. Por que? Se a regra é bandido bom é bandido morto!”, a lista quilométrica de crimes, a velocidade e a habilidade para cometer peculato do menino traquino do presidente amoral, ultrapassa qualquer expectativa de banditismo organizado no setor público já escrito na historiografia da tradicional direita brasileira.
O que diria Bourdieu das declarações do mandatário da OAB que afeta apenas os camelôs?
![]() |
Foto:http://www.blogdoleosantos.com.br |
"(...)
é estranho que às vésperas da inauguração do Terminal intermunicipal da Lauro
de Freitas o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de
Vitória da Conquista, dê uma declaração tendenciosa sobre a situação polêmica
que atinge diretamente aos camelôs da área central da cidade."
*por
Herberson Sonkha
O sociólogo francês Pierre Félix Bourdieu diria ao presidente da OAB (subseção de Vitória da Conquista) e professor Soares que sua declaração foi infeliz, basta dar uma olhadinha em sua notável contribuição para a teoria do direito crítico para compreender essas relações desiguais na sociedade. Bourdieu não é qualquer um, a quem advogue a tese de que ele foi cofundador da revista de sociologia jurídica Droit et Société.
O genocídio “cristão” no Jacarezinho sob a égide da militarização fascista da polícia
![]() |
Carlos Santos Fotoarena / Estadão conteúdo |
“Diga não ao racismo. Diga
não ao preconceito. Diga
não ao genocídio do meu povo preto. Diga
não à polícia racista. Diga
não a essa militarização fascista.” (BIA FERREIRA, 2019) |
*por
Herberson Sonkha
Ali bem pertinho do Rio de Janeiro, praticamente do lado, nasce a cantora, compositora e multi-instrumentalista mineira Bia Ferreira que aprendeu a largar a voz intrépida contra os racismos da intelligentsia e o establishment burguês branco brasileiro. Seu canto estremece feito rajada de metralhadora, abalando as estruturas rígidas de um mundo burguês caduco, caótico e austero na direção do constructo mental do patriarcado que instrumentaliza a racionalidade branca para justificar a eugenia social que de uma única vez ceifou a vida de 29 pessoas.
“Ensino” remoto e educação midiatizada
"Em
seu artigo 'A falácia do ensino remoto', Dermeval Saviani mostra que 4,5
milhões de brasileiros estão sem acesso à internet banda larga, mais de 50% dos
lares rurais não têm acesso à internet e 58% do total não dispõem de computador
(...)"
*por
Fabíola Lima
Há alguns dias tenho visto escolas postarem fotos de “aulas” remotas na mídia. Analisando as duas faces da mesma moeda, vejo que isso reforça e dá visibilidade ao fato de que as professoras (não excluindo os professores, mas vou usar o substantivo no feminino por sermos maioria absoluta) não pararam, elas apenas estão trabalhando de casa.
O que é eugenia social e por que a prefeita e a CDL estão aplicando contra camelôs?
![]() |
Acervo digital do Jornal O Globo: “Os ambulantes da Praia Formosa”. 17/04/1926 |
*por
Herberson Sonkha
Antes de dizer que a "Eugenia é a autodireção da evolução humana"1, preciso delimitar o contexto político predominante no Brasil que é de ascensão da extrema-direita brasileira (bolsonarismo) e que a eugenia faz parte dessas pautas ultraconservadoras. Apesar de controversa, a frase acima serve como primeiro significado, considerando que houve alterações no decorrer da história até a definição contemporânea de eugenia social - ou limpeza social - atribuída pelo chanceler Adolf Hitler na Alemanha a partir de 1933. Essa é a mesma onda verde-amarela de extrema-direita que deu à vice-prefeita a prefeitura municipal numa bandeja.
Buscar neste blog
+Lidas na Semana
por autor(a)
Arquivo
-
▼
2021
(38)
-
▼
maio
(7)
- O “intelectual orgânico”: combater defecções de se...
- Lobos em pele de carneiro na oposição da Câmara Ve...
- Quem diz “bandido bom é bandido morto”, vai matar ...
- O que diria Bourdieu das declarações do mandatário...
- O genocídio “cristão” no Jacarezinho sob a égide d...
- “Ensino” remoto e educação midiatizada
- O que é eugenia social e por que a prefeita e a CD...
-
▼
maio
(7)