Translate

Seguidores

quarta-feira, 25 de março de 2020

O Predestinado Washington


"Para isso, o menino mete a boca no microfone e fala, fala, fala de tudo: de política, de futebol, de rock, de economia, critica os sindicatos e tudo que represente ameaça ao poder dos ricos..."

*por Mário Xavier

Tem pessoas que já trazem no seu nome as marcas do seu destino profissional e de vida. Certa vez, conheci uma senhora chamada Dona Igrejas e ela se tornou Freira. Tenho um amigo, médico geriatra, que atende pelo nome de José Carlos Aquino Velho. E a médica Ortopedista que se chama Andreia Ossada?! Tem nomes mais predestinados para exercer suas profissões e suas vidas do que estes?

Mas quero contar histórias de um predestinado especial. Vindo de uma terra distante. O nome dele é Washington, conhecido como o predestinado Washington. Sua predestinação é que seu nome é igualzinho à capital do país que ele tanto ama (Os Estados Unidos) e que aplica uma política desgraçada para o povo trabalhador e os países que ele quer dominar.

Vem de Washington (dos Estados Unidos) às ordens para dar golpes em governos, fazer guerras, destruir tudo e todos que atrapalhem os seus planos. Vem de Washington (EUA) um monte de notícias falsas e enganadoras para aplicar seus objetivos.  Mas para fazer isso, os Estados Unidos precisam de colaboradores (sejam empresários, governos, exército, radialistas), gente que gosta de falar e é bem pago para isso. É aqui que entra a predestinação do espertalhão chamado Predestinado Washington.

Quando predestinado Washington nasceu, sua mamãe falou: meu filho, da sua boca e da sua cabecinha esperta de puxa-saco vai sair um monte de asneiras, mas vai entrar muito dinheiro no seu bolso. Você terá um nome em inglês e vai repetir exatamente, tim-tim por tim-tim, o que os poderosos dizem e que os amigos deles aqui no Brasil querem fazer. Seu nome será Washington, igualzinho a Washington: capital dos Estados Unidos. Assim, quando você for servir a eles e a seus amigos aqui no Brasil, tal qual um bem comportado serviçal, ninguém terá dúvida da sua fidelidade canina.

Quando predestinado Washington cresceu, formou-se e foi trabalhar, o seu destino traçado pelo seu nome começou a fazer Jus. O rapaz se danou a falar e a defender direitinho, tim-tim por tim-tim a cartilha do Tio Sam (do Washington dos Estados Unidos), e a defender os amiguinhos dele no Brasil aonde quer que ele fosse.

Para isso, o menino mete a boca no microfone e fala, fala, fala de tudo: de política, de futebol, de rock, de economia, critica os sindicatos e tudo que represente ameaça ao poder dos ricos... De tudo mesmo, mas é de manhã, de tarde e de noite com um ar de sapiência, (mas só fica no ar, porque só tem proselitismo e ideologia barata). E o moleque é uma beleza, sempre defendendo a opinião e as políticas dos mais ricos, dos mais poderosos.

O menino fala de tudo mesmo. Até de saúde pública o predestinado Washington quer dar “sua” opinião. Repare só, em meio à crise gravíssima do coronavírus, o rapaz não para de falar baboseira.

Ele estava dizendo até uns dias atrás que o corona é só uma gripinha e que é intriga da oposição. Que o governo federal estava fazendo tudo certo e quem critica é da turma que joga no contra.  Predestinado Washington, puxa-saquismo e “vendilhismo” têm limite.

Por enquanto está bom. Outro dia eu falo mais das peripécias do predestinado Washington.
Verão de 2020


________________________________________________
*Mário Xavier é escritor e adora viajar

0 comments :

Postar um comentário

Buscar neste blog

por autor(a)

Arquivo

Inscreva seu e-mail e receba nossas atualizações: