Translate

Seguidores

terça-feira, 31 de março de 2020

O Predestinado Washington e as soluções para enfrentar o Corona Vírus



"Para de falar somente para os empresários e os fanáticos do mito e abre a boca para ajudar numa saída verdadeira, coletiva, política e emergencial, com soluções de Estado e não apenas de mercado"


*por Mário Xavier


Tem pessoas que já trazem no seu nome as marcas do seu destino profissional e de vida. Certa vez conheci uma senhora chamada Dona Igrejas e ela se tornou Freira.  Tenho um amigo, médico geriatra, que atende pelo nome de José Carlos Aquino Velho. E a médica Ortopedista que se chama Andreia Ossada?! Tem nomes mais predestinados para exercer suas profissões e suas vidas do que estes?


Mas quero contar histórias de um predestinado especial. Vindo de uma terra distante. O nome dele é Washington, conhecido como o predestinado Washington. Sua predestinação é que seu nome é igualzinho à capital do país que ele tanto ama (Os Estados Unidos) e que aplica uma política desgraçada para o povo trabalhador e os países que ele quer dominar. Vem de Washington (dos Estados Unidos) as ordens para dar golpes em governos, fazer guerras, destruir tudo e todos que atrapalhem os seus planos. Vem de Washington (EUA) um monte de notícias falsas e enganadoras para aplicar seus objetivos.  Mas para fazer isso, os Estados unidos precisam de colaboradores (sejam empresários, governos, exército, radialistas), gente que gosta de falar e é bem pago para isso. É aqui que entra a predestinação do espertalhão chamado Predestinado Washington.

Quando predestinado Washington nasceu, sua mamãe falou: meu filho, da sua boca e da sua cabecinha esperta de puxa-saco vão sair um monte de asneiras, mas vai entrar muito dinheiro no seu bolso. Você terá um nome em inglês e vai repetir exatamente, tim-tim por tim-tim, o que os poderosos dizem e que os amigos deles aqui no Brasil querem fazer. Seu nome será Washington, igualzinho a Washington: capital dos Estados Unidos. Assim, quando você for servir a eles e a seus amigos aqui no Brasil, tal qual um bem comportado serviçal, ninguém terá dúvida da sua fidelidade canina.

Predestinado escolheu a profissão de falador/falastrão. Realmente gosta muito de falar e mete a boca no microfone e fala, fala, fala de tudo: de política, de futebol, de rock, de economia e ataca até de epidemiologista no caso do corona vírus.

Outro dia, o ídolo do predestinado Washington, um tal de mito, foi na televisão e contra todas as orientações internacionais, falou que o coronavírus é uma gripezinha, que tem que meter a cara e enfrentar o vírus, que as crianças voltem a escola, o comércio abra, que tudo volte ao normal, pois a economia não pode parar.

Era tudo o que o boquinha de aluguel queria para espalhar sua sapiência de botequim, arrotando arrogância, ignorância, sem uma solução, nem cobrança a seu mitológico líder máximo. O que é que o predestinado defende? A mesma coisa que um certo empresário Pedro Genocida da Silva, defende: reabram o comércio em Vitória da Conquista, vamos enfrentar o corona, vai morrer gente, mas os negócios não podem ser interrompidos, 15 dias que seja (prazo do decreto de isolamento social).

Ai ai predestinado Washington e seus patrões, por que vocês não cobram do governo e das autoridades uma medida emergencial coletiva: renda mínima maior que míseros duzentos contos de reis para os desempregados e precarizados; suspender impostos para os pequenos empresários; ver soluções para o pagamento de alugueis, água e luz. Uma política de guerra?!

Mas não, o predestinado Washington repete a linha do Mito e prefere ficar chafurdando na lama e não debater soluções do Estado. Ele prefere deixar a responsabilidade nas mãos de cada pessoa, individualmente. Se vai morrer 5.000 ou 7.000 no Brasil, se vai morrer 300 em Conquista, é um número. Vai morrer pobre mesmo. Será??

Eita Predestinado Washington, você quer tocar o terror, não é? Pois saiba que pode se virar contra vocês. Para de falar somente para os empresários e os fanáticos do mito e abre a boca para ajudar numa saída verdadeira, coletiva, política e emergencial, com soluções de Estado e não apenas de mercado. Mas eu sei que isso é contra seus princípios porque o predestinado Washington, assim como o Washington dos Estados Unidos, quer privatizar tudo.

Mas apesar disso, ajuda a equilibrar e não a tumultuar a situação.

Por enquanto está bom. Outro dia eu falo mais das peripécias do predestinado Washington.




Março de 2020



_____________________________________
*Mário Xavier é escritor

0 comments :

Postar um comentário

Buscar neste blog

Inscreva seu e-mail e receba nossas atualizações:

Arquivo