Translate
Seguidores
sábado, 13 de outubro de 2012
BREVE ANALISE DO PROCESSO POLÍTICO E HISTÓRICO NO BRASIL
outubro 13, 2012
|
por
Vinícius...
|
* Por João Paulo Pereira
Então vamos lá todos os membros da direita conquistense, vamos discutir de fato o que é o mensalão, que vocês assistem na mídia burguesa e sai ruminando como se fossem grandes especialistas em política.
Primeiro vamos pegar historicamente essa prática nefasta no país, a primeira vez que um governo se viu obrigado a pagar pelo voto de deputados para manter um projeto político, foi em 1842, durante a “eleição do cacete”, e sabe quem fez isso? Foi o partido Liberal, os chamados “chimangos”, típicos representantes da elite agrária que formou o PMDB e mais recentemente setores desta mesma elite formaram o PSDB, que é uma dissidência do primeiro. Que já foi o MDB, antes foi o PTB, um pouco antes a AL (Aliança Liberal) e um antes disso foi o Partido Liberal ou Chimangos.
Isso ainda aconteceu no Segundo Reinado brasileiro, quando D.Pedro II, ainda aos 14 anos assumiu o governo no Brasil, o Partido Chimango para fazer maioria no governo e no congresso, se utilizou deste expediente, a partir de então todos os governos brasileiros também se utilizaram do mesmo expediente.
Gostaria aqui só de ressaltar que o partido que fazia a oposição aos chimangos ou partido Liberal era o “Partido Caramurus”, formado pela elite mais conservadora e defensora do “absolutismo monárquicos”, atualmente esse partido deu origem ao “DEMOCRATAS”, que antes era PFL, antes ainda PDS, um pouco antes ARENA (Aliança Renovadora Nacional), que antes era a UDN (Unidade Democrática Nacional) e indo um pouco mais na história era o Partido Caramurus, ou Partido Conservador.
Saindo um pouco da história e passando a discutir sociologia, a grande encruzilhada de nossa história é que, esses setores sempre hegemonizaram o poder legislativo no Brasil, seja pela prática nefasta do “coronelismo”, que continua sendo a ordem política que determina uma eleição para a câmara de vereadores, para a câmara de deputados estadual, para a assembleia legislativa, e até para o senado da república, ou simplesmente pela lógica do poder econômico, que indiretamente compra votos para se elegerem como acontece de forma muito clara nas eleições de nossa cidade.
Quem chega a exercer um cargo no legislativo, vai para lá com o objetivo de acumular fortunas e aí passa seu mandato exigindo do executivo dinheiro para votar projetos que são de interesses do povo. Junte-se há isso o pouco valor e o desconhecimento da população em relação às funções de cada poder da organização republicana, o resultado nunca é bom para o povo e para o país.
Falando um pouco da política mais recente no país, e aí entrando especificamente no “mensalão”, não vamos isentar o Partido dos Trabalhadores da culpa por ter promovido o evento tão propagandeado pela mídia corporativa e burguesa, o PT realmente pagou deputados para aprovação de projetos que foram importantes para a estabilidade econômica e social que vivenciamos atualmente, os motivos já foram explicitados acima.
Mas tem perguntas que precisam ser feitas, por exemplo: como o governo FHC conseguiu aprovar o projeto da reeleição já que era inconstitucional a emenda? De que forma esse mesmo governo conseguiu aprovar o projeto da privatização, se tinha minoria no congresso e no senado apoiando o projeto? São respostas que só a história irá promover.
Outras perguntas importantes, por que a mídia burguesa não discute esses assuntos já que ela é tão isenta de ideologias? Por que a revista Veja nunca mais falou sobre o “mensalão do DEM” em Brasília? Por que não se fala mais sobre o inicio do mensalão que envolve o PSDB em Minas Gerais? E por fim a pergunta que não quer calar, que interesses estão por traz da divulgação do processo do mensalão do PT?
Hora meu povo, a resposta para essas indagações é clara, as elites dos Chimangos e Caramurus, estão novamente juntas, com o objetivo claro de voltar a dirigir o poder político, no país, que eles perderam com a eleição de Lula, a maior liderança da classe trabalhadora na história deste país.
Apesar de nunca terem perdido o poder econômico e esse é o que realmente determina e domina o cenário político, eles não admitem de forma preconceituosa que o povo dirija o processo político brasileiro, é a mesma visão preconceituosa do século XIX, ainda viva na ideologia e no desejo de poder desta burguesia que há um pouco mais de cinco séculos dominam nosso país.
É hora de resistir povo do Brasil, nós que somos uma mistura de Tupis, Guaranis, Jês, Pataxós, Bantos, Iorubás, Malês, e de brancos pobres vindos de todas as partes da Europa e até da Ásia, não podemos permitir que essa elite continue a nos explorar, e dirigir nossos destinos, é hora de nos mantermos de pé, olhando com altivez pra nossa história e continuarmos nossa caminhada rumo a uma sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna, uma sociedade SOCIALISTA.
O partido dos trabalhadores e seus aliados históricos só podem ser acusados de não ter tido a coragem de acabar com a prática nociva de pagar os deputados para votar projetos, deveríamos sim ter colocados os movimentos sociais organizados nas ruas, e deixado que a pressão popular se impusesse aos desejos de enriquecimento das elites chimangas e caramurus que ainda hoje querem determinar a vida do nosso país, esse processo também serviu para mostrar que a democracia burguesa não serve para fazer as mudanças que sonhamos. Portanto o mensalão serviu para mostrar para nossos partidos que as mudanças tem que contar com a participação do povo e dos movimentos sociais de base como força motora para as transformações que construirão um novo povo e um novo Brasil. SOU POVO, SOU TRABALHADOR, SOU PARTIDO DOS TRABALHADORES, SOU SOCIALISTA!
________________________
João Paulo Pereira é Historiador e Professor da rede estadual de educação.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Buscar neste blog
+Lidas na Semana
por autor(a)
Arquivo
-
▼
2012
(295)
-
▼
outubro
(20)
- AS MENTIRAS DO CANDIDATO DE GEDDEL
- A tinta vermelha: discurso de Slavoj Žižek aos man...
- A hipótese comunista
- FIDELIDADE CONQUISTENSE. FALCÕES E LOBOS É O ARQUIVO
- Uma conversa sobre Marx, as revoltas estudantis, a...
- Movimento SuperNovas realiza Noite das Bruxas em S...
- RESPOSTAS AOS INVEJOSOS E CALUNIADORES
- Direito de resposta / Fundação Cultural Palmares :...
- STF será julgado por Corte internacional
- MANIFESTO DO CAMPO E DA CIDADE EM DEFESA DA CANDID...
- Justiça desaprova contas e suspende fundo partidár...
- STF QUER CONDENAR O PT: A nossa moral e a deles!
- Trabalhador vota em trabalhador?!
- Docência: recado aos professores!
- RECADO AOS PROFESSORES
- O problema é que plantaram um gueto e um condomínio
- BREVE ANALISE DO PROCESSO POLÍTICO E HISTÓRICO NO ...
- OS TRÊS CONSELHOS
- O DEBATE E AS TRÊS COMADRES
- Historiador Eric Hobsbawm morre aos 95 anos, revel...
-
▼
outubro
(20)
0 comments :
Postar um comentário