Translate
Seguidores
quarta-feira, 24 de abril de 2013
Fite: O PT Conquistense perde mais um dos seus filhos ilustres.
abril 24, 2013
|
por
Vinícius...
|
* Por Herberson Sonkha
Na tarde de ontem fui informado pelo amigo incomum, Professor João Paulo, do lamentável infortúnio para todos nós e particularmente para a família de Fite, que foi falecimento do amigo, que lamentavelmente havia nos deixados. Assim que cheguei de Anagé, após um jantar de compromisso com o amigo jornalista Fábio Sena, fomos ao velório para vê-lo pela derradeira vez, despedir e prestar solidariedade aos seus familiares e amigos.
Depois da dor irreparável da perda do ilustre comunista conquistense José Novais, fundador da CUT e do Partido dos Trabalhadores, o PT de Vitória da Conquista passa por mais um momento de dor, pois acaba de nos deixa o companheiro Fite. O PT compartilha da dor dos entes e amigos.
Nada melhor para despedir deste ilustre conquistense do que uma noite fria e cinzenta como nos tempos difíceis da ditadura militar e da reorganização dos partidos após a reabertura política do país, especialmente nas décadas de 70 e 80 quando se faziam necessárias às reuniões clandestinas para reorganizar a luta operária (urbana e camponesa) no sudoeste da Bahia, formada na sua grande maioria por catadores de café, que notabilizou Vitória da Conquista como a principal força política no nordeste, dando suporte a fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na década de 80.
Fite foi um indefectível militante de esquerda, signatário do Partido dos Trabalhadores em Vitória da Conquista. O amigo nos deixou um grande legado, que foi o respeito à causa dos trabalhadores, a militância combativa de esquerda e o compromisso com um mundo igualitário, fraterno e solidário. Portanto, Fite foi um referencial político ideológico e sua práxis política coerente deve subsidiar o entendimento de quem nós somos e o que queremos.
Meu último contato com ele ocorreu na Praça Vitor Brito, no final da última caminhada do primeiro turno, por ocasião das eleições (2012) para entregar um boletim informativo e conversar um pouco sobre o perfil de esquerda e do compromisso da candidatura do companheiro Professor João Paulo com os movimentos sociais e do socialismo.
Sorridente e receptivo Fite confessou surpreso e contente com a candidatura do Professor João Paulo de quem fora amigo também, principalmente porque o perfil de militante e o compromisso com as bandeiras de lutas dos trabalhadores, não obstante manifestar certo desencanto com os arranjos políticos que a direção do PT vinha fazendo nos últimos anos, apesar de expressar grande apreço às candidaturas à esquerda que mantinha em suas propostas a agenda das mudanças estruturais da sociedade e a defesa do socialismo democrático tal qual pensara nos idos da livraria Mutirão onde trabalhava e fazia a militância político partidária.

Aqui fica meu mais profundo sentimento de pesar por esta perda irreparável e meus mais sinceros sentimentos de solidariedade aos familiares, amigos e companheiros pela dor neste momento difícil. Meus préstimos a este que foi, em vida, o valoroso e honrado homem, amigo e companheiro inseparável de jornadas de lutas e de árduas caminhadas, sem as quais jamais teríamos construído do mesmo jeito o Partido dos Trabalhadores e o governo participativo. Nosso carinho e reconhecimento ao amigo Lafayette David de Freitas Júnior, a quem carinhosamente chamávamos de Fite.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comments :
Postar um comentário