Translate

Seguidores

domingo, 22 de dezembro de 2024

Pontuações sobre o Fim de Ano

*por Josafá Santos


1) O termo está correto e precisamos o ler exatamente como está escrito: é o fim do ANO, não o fim do MUNDO. Vamos respirar. Inspirar, expirar... Para não pirar. 

2) É difícil mesmo nos mantermos completamente neutros, vacinados, imunes a esse período. A agitação natural das festas, das confraternizações, das compras... É isso mesmo. Tudo bem nos vermos também um tanto agitados em meio a tudo isso, a esse carrossel louco, girando e girando em torno de nós. Se o incômodo for ou ficar um pouco maior, vamos nos lembrar de parar e... Respirar. Inspirar, expirar... E não pirar. 

3) É o fim do ANO, não o fim do MUNDO. Vamos manter a calma. O que não pôde ser realizado até agora, poderá ser trabalhado no ano que vem. Teremos 365 dias novinhos em folha, para isso, logo alí, batendo na porta. Tudo bem se uma questão ou outra não foi completamente fechada, resolvida, até agora. É isso mesmo. Respirar. Inspirar, expirar... lembra?  

4) O prazer, a beleza, a paz, muitas vezes está nos detalhes, nas coisas e nos momentos simples. Não temos obrigação alguma de realizarmos "O EVENTO", ou de estarmos naquele jantar de novela ou naquela festa de cinema, com fotos incríveis e coloridas noite afora,  para realmente "fecharmos" o fim de ano. Se for o caso e estiver tudo bem, ok, por que não? Mas... se não for o caso, e a vontade for de estar num momento mais tranquilo, mais intimista, a poucas pessoas e com uma música mais baixinha e leve, por que não? Respira. Inspira, expira... 

*Nada contra comprar um mimo ao outro ou a nós mesmos, claro. Mas a vida é muito mais do que apenas TER. Dinheiro é bom, mas é bom que se deixe claro quem é o dono de quem. 

5) A vida é um ciclo, uma roda, e ela gira. Giremos com ela. O que é e/ou está hoje, não vai ser ou estar ( necessariamente) do mesmo jeito amanhã. Isso vale, também, para aquilo que nos machucou. Nesse nosso hemisfério, estamos no fim da Primavera, mas não é por isso que não veremos mais flores ao longo do caminho. E cada estação tem seus encantos. Olhe aí o Verão!! Respirar. Inspirar, expirar, não pirar. *E passar o protetor solar!! Não se esqueça disso! 

6) É tempo de promessas. Não façamos promessas duras ou grandiosas demais. Nós não somos Super Homens, nem Mulheres Maravilha. Calma. É fantástico e importante fazermos planos, estabelecermos metas, sonhar e correr atrás desses sonhos. Mas o ano que já vem logo ali, não vai acabar dias ou semanas depois. Vamos ter um ano inteiro para vivê-lo, então vamos vivê-lo um dia de cada vez. E vão ser 365 dias. Teremos tempo. Entre um café, um suco, um bolo, um chá com biscoitos e outro, a gente respira,  inspira, expira. E não pira. 

7) Somos humanos. Então vivamos como humanos que somos. Isso inclui atos inseparáveis do se ser humano: sorrir, chorar, sonhar, acertar e... Errar de vez em quando. Sim, errar. É impossível acertar sempre. E está tudo bem nisso também. 

*Eu gosto do número 7 e podia parar por aqui, mas lá vai um 8.

8) Por último, mas não menos importante: Todo mundo tem algum problema. Todo mundo. O que fazer diante dele? Identificá-lo, NOMEÁ-LO é o primeiro passo, dando a ele sua REAL dimensão, nem a mais nem a menos; o segundo passo é ter sobre ele uma avaliação clara e definida. Ele tem solução? Se a resposta for NÃO, não há outra coisa a se fazer senão conviver com isso. É a vida. Paciência. Se a resposta for SIM,  busquemos resolvê-lo. A seu tempo, mas busquemos resolvê-lo. Se ele for pesado demais para carregá-lo só (e sim, esses problemas existem) procuremos ajuda. A ajuda, e quem ajude, também existem. Mesmo que isso seja um pensamento que habite a mente e ou o coração de muitos, ninguém, absolutamente NINGUÉM, está completamente só. Se for o caso, procure ajuda. 


Não sou coaching, isso não é uma lista, do tipo "Os 8 passos de sucesso para o Ano Novo!". Não é. São ponderações racionais sobre esse período que tanto nos afeta, a uns mais a outros menos. Não é o fim do mundo, é apenas o fim do ano. E outros mais virão. E estaremos lá. Respirando. Inspirando, expirando... E não pirando. 

Boas festas e que venha o novo Ano Novo!  🥊☀️🤘🌻



Josafá Santos

Psicólogo

CRP 03/31887






*Josafá Santos é professor de História da rede estadual e psicólogo registrado no Conselho Regional de Psicologia (CRP 03/31887). Com uma sólida formação acadêmica e ampla experiência, dedica-se à educação e ao cuidado com a saúde mental, atuando com empatia e compromisso. Apaixonado por promover o conhecimento e o bem-estar, Josafá busca contribuir para a transformação social por meio da educação crítica e do apoio psicológico.


0 comments :

Postar um comentário

Buscar neste blog

Inscreva seu e-mail e receba nossas atualizações:

Arquivo