Translate
Seguidores
Aspectos Econômicos, Políticos e Ideológicos da Conjuntura Nacional / Internacional da Atualidade
*por Carlos Maia
1 – Aspectos econômicos e políticos: a volta da velha “Guerra Fria”
Ainda não chegamos ao segundo turno das eleições, mas algumas lições podem, desde já, serem adiantadas enquanto tendência geral até aqui esboçadas e/ou apresentadas aos olhos de todos, em especial àqueles setores em que a ignorância política e uma total falta de método de investigação científica, é deixado de lado em função de análises superficiais fenomênicas e de adjetivações sofísticas, tão ao gosto dos analistas políticos triunfalistas, que nada dizem e que nada ensinam e que, por conseguinte, não serve como material teórico mais expressivo, quanto ao que se refere a educação política e social dos trabalhadores e da juventude.
Árabes Muçulmanos Versos Sionistas Judeus
*por Carlos Maia
Numa época de conflitos e embates de classes, profundos e de extermínio populacional de parte considerável da espécie humana, o sistema organizacional proposto pelo capital para se alcançar uma relativa e absoluta taxa de exploração da força de trabalho, numa perspectiva de uma possibilidade, ainda por demais que remota, de saída da crise de exaustão a que ela está submetida, não resta nada ou quase nada a fazer, senão que alimentar o extermínio de uma parte da “população sobrante” do planeta, tanto a que compõe o exército industrial de reserva quanto a que se amarga no desemprego crônico, estrutural e/ou intermitente, como também no subemprego e na “mendicância institucionalizada” bancadas por políticas compensatórias diversas, pelo Estado, que além de cumprir um papel predominantemente a favor da injeção profunda para o socorro de empresas capitalistas e da sua função primordial de defesa de toda à ordem do capital, não deixa de apresentar para o conjunto social em questão, um “cala boca” certeiro aos mais diversos segmentos das massas proletárias, neutralizando assim, todo o potencial explosivo, no que se refere a uma propensa radicalização contra o status quo vigente.
Enganação no Simulado do Governo da Bahia
*por Omar Costa Ribeiro
O governo da Bahia, em mais uma tentativa de demonstrar comprometimento com a educação, organizou um simulado para os estudantes do estado. O que poderia ser uma iniciativa louvável, capaz de preparar milhares de jovens para o ENEM, revelou-se um verdadeiro desastre educacional. Esse simulado está completamente desconectado da realidade do que é cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A decepção é tamanha que chego a ficar envergonhado ao tentar descrever esse fato. Parece que a intenção é apenas beneficiar alguns grupos, enquanto o principal objetivo, que seria ajudar os estudantes, é negligenciado.
A campanha política na zona rural de Vitória da Conquista – desafios e estratégias
*por Jorge Chagas
Ao longo dos anos, a dinâmica de campanhas políticas na zona rural de Vitória da Conquista sofreu transformações profundas, especialmente com a inserção da internet e das redes sociais no cotidiano das pessoas. No entanto, mesmo com essa modernização tecnológica, a zona rural ainda guarda suas particularidades, que devem ser cuidadosamente levadas em consideração em estratégias eleitorais. A política na zona rural requer uma abordagem diferenciada, pois a relação entre eleitor e candidato ainda se baseia fortemente na proximidade, no contato direto e no respeito às tradições locais.
Ritual Macabro
*por Carlos Maia
Prepara-se
Mais uma vez
Para o ato
Pela “democracia”
Despertam-se
Do sono
Jovens, homens e mulheres
No exercício da cidadania
Tarcísio-Nunes-Marçal e o projeto fundamentalista
Imagem: Esquerda Diário |
*por Herberson Sonkha
Nos últimos anos, o Brasil tem testemunhado uma guinada dramática em sua estrutura política e social, conduzida por uma agenda ultraconservadora e fundamentalista que reúne diversos setores da sociedade sob a égide de um projeto de poder de extrema-direita. Sob a liderança de figuras como Tarcício de Freitas, Ricardo Nunes, Pablo Marçal e outros expoentes agressivos do bolsonarismo, esse movimento em São Paulo não é apenas uma corrente ideológica, mas uma reorganização profunda do poder, ancorada em matrizes nazifascistas, que visa consolidar a manutenção da reprodução do capital de forma ainda mais concentrada e centralizadora.
Clodoaldo da Conceição e Usuário falam sobre o Centro Pop e a luta pela representação da população em situação de rua
"Clodoaldo diz que a voz da população em situação de rua
luta por dignidade e direitos".
*por Herberson Sonkha
Data: 02/10/2024
Local: Vitória da Conquista, BA
Vitória da Conquista- BA, Clodoaldo da Conceição Moreira representa o Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR). Sua trajetória é marcada pela busca por direitos e dignidade para a população em situação de rua. Ele denuncia a manipulação política e a falta de respeito às necessidades dessa população. Nesta entrevista, ele compartilha sua experiência e convoca a sociedade a ouvir e agir:
Buscar neste blog
+Lidas na Semana
por autor(a)
Arquivo
-
▼
2024
(76)
-
▼
outubro
(7)
- Aspectos Econômicos, Políticos e Ideológicos da Co...
- Árabes Muçulmanos Versos Sionistas Judeus
- Enganação no Simulado do Governo da Bahia
- A campanha política na zona rural de Vitória da C...
- Ritual Macabro
- Tarcísio-Nunes-Marçal e o projeto fundamentalista
- Clodoaldo da Conceição e Usuário falam sobre o Cen...
-
▼
outubro
(7)