Translate

Seguidores

quarta-feira, 29 de maio de 2024

O Movimento Cultural Emergente e o Risco da sua Cooptação


*por Carlos Maia



O que está acontecendo aqui em Conquista, do ponto de vista de um movimento de contestação da juventude e de uma pequena mas importante parcela de intelectuais militantes das artes e da cultura, não é uma fato isolado, nem tampouco algo que se expressa por fora de uma dinâmica estrutural do atual estágio de desenvolvimento econômico da crise internacional de exaustão do capital, e, de seu correspondente Estado político, em especial, da movimentação jurídica legislativa e cultural a nível, portanto, dos movimentos da superestrutura em que se ergue toda uma cadeia de relações inter-relacionadas na defesa da ideologia, das leis, da política, dos famosos e “inexplicáveis” arranjos filosóficos com que se insere a irresponsável e irracional movimentação cultural do pós-modernismo. Esse por sua vez, o responsável direto pela elaboração de propostas e/ou projetos de fragmentação da atual cooptação para se reinterpretar, de forma e maneira bastante peculiar, a produção e o trabalho dos agentes formadores em potencial das consciências empobrecidas, alienadas e devidamente, por isso, manipuladas para um substancial momento de realização do valor econômico das trocas de mercadorias, para uma possível tentativa de alavancagem de desenvolvimento econômico para o capital e o seu modo de produção e de sua correlata formação social.

sexta-feira, 24 de maio de 2024

A concepção gramsciana deita raízes profundas no marxismo-leninismo

*por Herberson Sonkha


 

O artigo que trago ao debate sobre a atualidade e o caráter revolucionário da teoria marxista-leninista do italiano da Sardenha, Antônio Gramsci, intitulado "Gramsci e o PCI: duas concepções da hegemonia1" é da “fortuna editorial” do italiano marxista Massimo Salvadori, publicado em 02 de outubro de 2012, Miolo - Revista Crítica Marxista, nº 35. A tradução para língua portuguesa do Brasil foi feita por Davi Pessoa Carneiro e repostado em 2019.

A revolução socialista já está em movimento, só precisamos percebê-la

Foto: Gramsci e o PCI:
duas concepções da hegemonia
LavraPalavra

"Se a classe dirigente tem a hegemonia econômica, política e cultural da sociedade, torna-se fundamental que a classe subalterna faça um primeiro movimento revolucionário, que é a conquista da hegemonia da sociedade política; a partir desse ponto, faz-se necessária a conquista da hegemonia cultural da sociedade. Aí então, a classe subalterna terá as condições históricas necessárias para a conquista da hegemonia econômica do bloco histórico."


*por Professor João Paulo

 


Quando estamos na militância política de esquerda, deparamo-nos com uma série de questões que só com muita leitura conseguimos obter uma verdade relativa dos fatos. Sempre acreditei que a "luta armada" contra a burguesia estivesse na obra de Marx como uma condição inalienável, tendo como base o discurso de alguns companheiros e companheiras de militância.

quarta-feira, 22 de maio de 2024

A música e as barreiras da invisibilização

 

"Não mais nos concedemos o direito de procurar o aboiador para ouvir as notas que falam do seu caminho, sua labuta, sua história, sua ligação com o espaço vivido desde o "pispêi" da manhãzinha até a hora do palheiro de descanso de contemplar o seu lugar e o firmamento." 


*por Geslaney Brito

 


Temos dificuldade em falar sobre a produção musical do Chile, do Peru, do Paraguai, da Bolívia, do Uruguai, da Venezuela e demais países da América do Sul, Central; demais países dos demais continentes que não sejam o europeu (também não citamos o Leste europeu) e a Região Norte da América, especificamente dos Estados Unidos.

terça-feira, 21 de maio de 2024

O "Novo" Movimento Cultural Emergente

*por Carlos Maia


Antes de mais nada gostaria de apontar a minha observação de como estou vendo a Academia Conquistense de Letras hoje, o mesmo vale também, com suas respectivas esferas de autonomia de projetos e ou propostas para o movimento e desenvolvimento cultural e artístico de Conquista no que se refere a nossa tão querida Casa da Cultura.

Esquerda? Direita? Volver!


 "Nas últimas três décadas a categoria dos professores estaduais da Bahia vem sendo golpeada governo a governo, não importa a bandeira, o partido, o inquilino do Palácio de Ondina. "


"Tudo deve mudar para que tudo fique como está"

Giuseppe Tomasi di Lampedusa

 


*por Josafá Santos


Antônio Carlos Magalhães iniciou seu governo em 1971, plena ditadura, sendo empossado como governador biônico, indicação direta do então presidente General Emílio Garrastazu Médici. Desde sua saída do governo da Bahia, em 1994, seus sucessores do PFL mantiveram ainda por um tempo o longo reinado do “Carlismo”. Depois de ACM, o "Cabeça Branca", vieram Antônio Embassay, Paulo Souto, César Borges, Otto Alencar e Paulo Souto novamente, sendo o último dos seus pupilos eleitos.

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Um legado marcante: Uma justa homenagem ao Professor Luiz Carlos dos Santos

 

Foto de 2023 tirada na "Pedra da Figura",
Manoel Vitorino com o irmão Lido e o amigo Herberg.

"Sonhou em transformar a cidade de Manoel Vitorino em um espaço mais humanizado, com um desenvolvimento social, econômico, cultural e político mais justo e participativo."


*por Herberson Sonkha 


"Amigo é coisa pra se guardar Debaixo de sete chaves Dentro do coração Assim falava a canção que na América ouvi Mas quem cantava chorou Ao ver o seu amigo partir" (Milton Nascimento, 1979) 

 


A partida prematura do extraordinário ser humano Luiz Carlos dos Santos deixa um vazio existencial que não pode ser preenchido com palavras. Não há como aliviar a dor da perda definitiva de um ente querido, sobretudo para os amigos incomuns Herberg Silva, Herberson Sonkha e Irlan Pinheiro (um quarteto noventista inseparavelmente perfeito, contudo, seria absolutamente injusto caso não incluísse Hermelindo Neto, Dona Delza, Betinho, Fabiane Azevedo, Luquinhas, Rui e Kia).

Buscar neste blog

por autor(a)

Arquivo

Inscreva seu e-mail e receba nossas atualizações: