Translate
Seguidores
sexta-feira, 24 de agosto de 2018
Senhores deputados respeitem o diretório do PT: mandato não é empreendimento!
agosto 24, 2018
|
por
Vinícius...
|
"[...] vem a público esclarecer que o PT local não avaliza o apoio à candidatura do Deputado Estadual Vítor Bonfim (PR) para reeleição[...]"
por Herberson Sonkha[1]
O Movimento do Coletivo Ética Socialista (M-COESO) acompanha a trajetória do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Brumado a partir de militantes desse coletivo interno. Esse diretório vem reafirmando peremptoriamente seu papel de vanguarda da luta política da esquerda contra a sanha das forças oligárquicas conservadoras do município de Brumado, do Estado e do Brasil. O Partido dos Trabalhadores brumadense reafirma seu compromisso ideológico com as bandeiras históricas das classes trabalhadoras e os movimentos sociais que lutam há décadas no município por um Governo Popular Participativo que garanta o efetivo desenvolvimento socioeconômico e político das populações em situação de múltiplas vulnerabilidades.
Uma gestão capaz de implementar políticas públicas voltadas para o pleno desenvolvimento de uma cidadania mais humana, com instituições efetivamente democráticas e com políticas públicas institucionais que façam a inclusão social. Esse sentimento coletivo do diretório, foi brutalmente atacado pelos interesses espúrios de parte da executiva municipal que agiu ao seu bel prazer. Essa fração egressa do PMDB, da cepa carlista em Brumado, filiado por cima pelo campo hegemônico, insiste em ferir a autonomia do Diretório Municipal que não pautou a discussão e nem deliberou sobre “alianças” com candidaturas fora do âmbito do PT no município. Pincipalmente uma candidatura que depõe vergonhosamente contra a idoneidade política da honrosa história do PT em Brumado.
A título de informação geral, o diretório municipal é ideologicamente contrário ao modismo da governabilidade e seu pragmatismo despolitizado, a exemplo do que levou o corrupto do Geddel Vieira e o corrupto golpista do Michel Temer (ambos do PMDB) para a base do governo. Para não esquecer da manobra desrespeitosa do campo hegemônico que filiou por cima representantes das forças reacionárias oriundas da oligarquia carlista local para manter uma hegemonia eleitoral desastrosa.
Para os oportunistas de plantão que acha que o PT de Brumado é uma zona, uma legenda de aluguel dirigida por um balcão imoral de negócios, informamos estão redondamente enganados. Respeitamos todo e qualquer mandatário, principalmente se for do PT, todavia não aceitamos ingerência política de quem quer que seja, sobretudo se for do campo hegemônico estadual. Neste sentido, esclarecemos à população brumadense que o site Achei Sudoeste agiu irresponsavelmente quando veiculou uma matéria no dia 20 de julho de 2018 (16:00h) sem consultar a executiva municipal sobre as decisões do partido aprovadas pelo diretório municipal. Deste modo, noticiou uma inverdade que o partido desautoriza.
A direção do PT não avaliza a candidatura a deputado estadual do senhor Vitor Bomfim (PR) a reeleição, não só por razões estatutárias que fogem ao escrutínio externo de deliberação partidária. Mas sim porque existe um elemento de natureza ideológica que se interpõe a essa questão, malogrado às questões prementes de ordem sócio-histórica que perpassam o debate sobre candidaturas do PT no município.
Existe direção municipal sim e essa, por sua vez, respeita peremptoriamente suas instancias deliberativas previstas pelo estatuto social do partido. O entendimento geral do partido é de que existem candidaturas qualificadíssimas à Assembleia Legislativa da Bahia ou a Câmara Federal de filiados/as do PT que aborta qualquer discussão sobre outras “opções” estranhamente de fora que lesa o preceito estatutário.
Essa matéria nada crível, não tem qualquer valor ético que denote honestidade política no trato com a “informação”. Aliás, evidencia apenas um fenômeno contemporâneo corriqueiro da subsunção do jornalismo alicerçado pela práxis da ética, numa midiática propaganda comercial fraticida, negligenciando a comunicação social enquanto ciência séria e comprometida com a notícia dos fatos ipsis litteris, assegurando incondicionalmente o direito à livre expressão de todas as interpretações e posições contrárias a “noticia”.
Sem qualquer filtro sério, esse factoide anunciou uma mercadoria envernizada de “noticia”, aliás uma propaganda inverídica que fere o Inciso 1º do Art. 251 que garante aos seus filiados o direito de se organizarem em tendências (agrupamentos) para defender livremente determinadas posições políticas. Inclusive esse de não autorizar esse arranjo eleitoreiro estranho à tradição petista, baseada na fidelidade partidária.
Tornar público certos interesses particulares espúrios de um determinado campo (hegemônico) sem o crivo das instâncias partidárias, ameaça à liberdade de organização política das tendências internas, uma vez que o diretório municipal em nenhum momento se reuniu para tratar e deliberar especificamente sobre essa ou de qualquer outra candidatura proporcional estranha, fora do bureau do commeterm do Partido dos Trabalhadores.
Essa “imprensa” não entende essa dinâmica interna do PT e acaba mercadorizando as relações humanas na política visando apenas o interesse vil pelo dinheiro que “circula” no período eleitoral. Isso desrespeita a histórica liturgia política interna dada a quaisquer filiados. Publicizar informações alheias as instancias deliberativas do partido caracteriza um golpe contra o estatuto e nenhum dirigente desse diretório municipal está autorizado a fazê-lo sob o risco de ser submetido à devida apreciação da Comissão de Ética.
Não sendo parte integrante do diretório municipal poder-se-ia fazê-lo como expectativa pessoal e não como posição oficial do partido. Portanto, ter divulgado candidaturas em nome do partido, sem antes consultar as posições políticas de suas respectivas instancias deliberativa em âmbito municipal, além de caracterizar intromissão, assinala um comportamento burlesco de verve mandonista oriundo do clássico coronel forjado pelas hostes carlistas.
Como o domicilio eleitoral do deputado Waldenor Pereira (PT) não é Brumado, fica esse Diretório Municipal desobrigado de qualquer medida disciplinar contra o mesmo pela infidelidade partidária. Quanto a “aliança” do deputado com o senhor Vitor Bonfim (PR) do partido golpista, cabe apenas o esclarecimento que essa relação não representa os interesses das forças de esquerda e progressistas local, uma vez que fortalece apenas os profissionais da tradicional política oligárquica da cidade.
Essa tradição infelizmente conta com apoio desse deputado para se perpetuar no poder por meio da exploração das classes trabalhadoras e a opressão escancarada às populações em situação de risco do município. Essa tradição de fazer política nesse formato negocial, além de ser inexoravelmente reacionária, atenta contra a tradição de esquerda do Partido dos Trabalhadores contrário a manutenção do poder pelo poder e a ampliação compulsória das desigualdades sociais, econômicas e políticas do município de Brumado. O partido em Brumado luta contra essa cultura política do atraso.
________________________________
[1] Herberson Sonkha é professor de cursinhos em Vitória da Conquista. Estudante de Ciências Econômicas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Foi gestor administrativo lotado no Hospital de Base de Vitória da Conquista. Foi do Comitê Gestor da Secretaria Municipal de Educação de Anagé. Presidiu o Conselho Municipal de Educação de Anagé. Coordenou o Programa Municipal Mais Educação e a Promoção da Igualdade Racial do município de Anagé. Foi Vice-Bahia da União Brasileira de Estudante (UBES) e Coordenador de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Vitória da Conquista (UMES). Militante e ex-dirigente nacional de Finanças e Relações Institucionais e Internacional dos Agentes de Pastorais Negros/Negras do Brasil. Membro dirigente do Coletivo Ética Socialista (COESO) organização radical de esquerda do Partido dos Trabalhadores.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Buscar neste blog
+Lidas na Semana
por autor(a)
Arquivo
-
▼
2018
(36)
-
▼
agosto
(7)
- MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA O FECHAMENTO DE ESCOLAS DO...
- Senhores deputados respeitem o diretório do PT: ma...
- Vitória da Conquista acordou da analgesia política...
- 30 anos de SIMMP: “Declare guerra aos que fingem t...
- Carta aos Profissionais da Educação da Rede Públic...
- Se Guilherme Menezes não é um guilhermista, quem s...
- Uma breve reflexão
-
▼
agosto
(7)
0 comments :
Postar um comentário