Translate

Seguidores

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Encontro com Guilherme Menezes: O Lado Bonito da Política



"[...] o valor de Vitória da Conquista e da politização do seu povo, que, para ele, é quem melhor avalia os governos... "

*por Luis Rogério Cosme

Assistimos na noite passada (11/Nov.), num encontro de amigos com o ex-prefeito Guilherme Menezes, uma cena política da melhor qualidade. Importante reconhecer isso em tempos de luta, sempre que a democracia busca oxigênio, em meio a desesperança ou frustração de um povo que se entende enganado.

Com didática peculiar, sem ar professoral, Guilherme, aos 74 anos, firme, deu mais uma aula sobre a boa política, e, quando fala, o silêncio o respeita. Percebemos, contemplativos, o alinhavar na memória coletiva, dos fatos desvelados por ele em sua análise de conjuntura, tendo a história como lastro.

Polido, culto, defendeu seu conceito de democracia e de ética na política; reafirmou o golpe de Estado como afronta a soberania nacional. Ressaltou o valor de Vitória da Conquista e da politização do seu povo, que, para ele, é quem melhor avalia os governos...

Ouvir Guilherme é como assistir conselhos de bons modos na arena da deselegância política atual, com a certeza de que não estamos sendo ludibriados. Porque ele mesmo atesta e avisa quanto aos seus defeitos. E, justamente, por assumir seu lado "sombrio”, como fez em público hoje, que todos temos, embora poucos assumam, é que podemos enxergar uma luz em toda a sua elucidação.

Não é um factoide criado, é um homem que escolheu a limalha da política para testar o próprio caráter. Não é tarefa para aventureiros, tal empreitada. E, na vida pública, onde muitos falastrões se desconcertam frente ao real, ou estertoram na malícia das suas línguas de fogo sem freios, Guilherme vai se aprimorando e escorre como água...

Há sabedoria no pensamento, nas palavras e no gesto. E nós só temos a agradecer por momentos e aprendizados assim. Saímos do encontro como a certeza de que a política não pode ser negada, malvista, porque a boa política é bela!

0 comments :

Postar um comentário

Buscar neste blog

por autor(a)

Arquivo

Inscreva seu e-mail e receba nossas atualizações: