Translate
Seguidores
quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
2 mil pessoas vão à manifestação contra o golpe em Conquista
dezembro 17, 2015
|
por
Vinícius...
|
* Por Herberson Sonkha
Nesta quarta-feira (16), centenas de pessoas foram às ruas em Vitória da Conquista para denunciar a tentativa de golpe contra a presidente Dilma Rousseff (PT) e em favor da saída do presidente da Câmara de Deputados, o Eduardo Cunha (PMDB), investigado pelo Supremo Tribunal Federal (o STF acaba de pedir seu afastamento do mesmo). Vários dirigentes sindicais, estudantis, movimentos sociais, partidários e vereadores tomaram às ruas da cidade portando bandeiras, faixas e cartazes. Além, do tradicional acessório de agitação política, contou ainda com palavras de ordem e discursos inflamados de militantes em defesa da democracia, saída do deputado Eduardo Cunha e contra o impeachment à Dilma Rousseff eleita democraticamente.
Contrapondo ao fiasco da mobilização do pró-impeachment, organizado pelos movimentos O Grupo Independente, o Conquista Forte é Conquista Unida e o 100% Oposição, esse ato político da direita realizado em Vitória da Conquista no domingo (13) contou com menos de uma centena de pessoas, (segundo a polícia militar foram 80 pessoas). Já o movimento Frente Brasil Popular, estima que duas mil pessoas foram às ruas neste fim de tarde em Vitória da Conquista contra esta agenda golpista da direita. Esta data tem um valor simbólico para à direita brasileira porque neste período, há exatamente 47 anos, as forças de sustentação da ditadura militar editavam o terrível AI-5 (13/12/1968). Como a direita no Brasil vem pedindo o retorno à ditadura militar, por meio de um novo golpe, esta data passa a ser estrategicamente combatida pelos movimentos sociais que defende o fortalecimento das instituições democráticas.
Mais de 20 entidades que atuam no movimento social participaram da construção da manifestação em Vitoria da Conquista: MST, MPA, SINDILIMP, FETRACOM, FETAG, Sindicato da Construção Civil, Movimento Unificado, União de Mulheres, CEDASB, ASA, Economia Solidária, PT, PCdoB, CTB, CUT, Marcha Mundial das Mulheres, Levante Popular, Consulta Popular, JPT, UJS, Agentes de Pastorais Negros e Negras do Brasil (APNS), COESO, Reencantar, CNB. EPS, PPTT e DS.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Buscar neste blog
+Lidas na Semana
por autor(a)
Arquivo
-
▼
2015
(41)
-
▼
dezembro
(8)
- RACISMO: um tema recorrente na USP!
- A quem o Chico incomoda?
- Diretório Municipal homologa pré-candidatura do Pr...
- 2 mil pessoas vão à manifestação contra o golpe em...
- 16 de dezembro 2015: Em defesa do Brasil! Não have...
- Crítica da crítica: aparência e essência do mundo ...
- Alienação da juventude no século 21[1]
- Por que o COESO apresenta candidatura às prévias p...
-
▼
dezembro
(8)
0 comments :
Postar um comentário