Translate
Seguidores
terça-feira, 7 de maio de 2013
13ª Edição dos Voluntários do Sertão em Anagé
maio 07, 2013
|
por
Vinícius...
|
* Por Herberson Sonkha
Voluntários do Sertão: precisão no diagnóstico, humanização no atendimento, ação social e muita determinação voluntária para transformar efetivamente a vida de quem mais precisa e ainda não possui as mínimas condições necessárias para realizá-las.
Tudo poderia ser diferente caso a 13ª Edição fosse realizada na cidade Tremedal (BA), primeira opção, como apontava o desempenho da prefeitura deste importante município do Sudoeste baiano. No entanto, após visita técnica identificou-se a inviabilidade do município para sediar o evento, ficando, portanto com a opção pelo município de Anagé. Após conclusão da análise de viabilidade técnica e, consequentemente, bater o martelo, o site a ONG anunciava a vinda para Anagé
. Tudo parecia muito calmo até a chegada de quase três centenas de profissionais voluntários das mais diversas áreas de saúde visivelmente identificados pela logomarca nas camisas, bonés, rádios, consultórios móveis, farmácia, brinquedos e uma parafernália tecnológica que mudou radicalmente o aspecto pacato da cidade e alterando consideravelmente a dinâmica da Anagé. Mesmo com o frisson que agitava os quatro cantos do município ainda sim sobrou tempo para jocosidade, pois chegou a circular nos bastidores que, segundo as más línguas, a vinda do Governador Jaques Wagner não passava de propaganda enganosa e que a prefeita não tinha força suficiente para articular uma agenda deste porte.
Além da população anageense atendida, cerca de 20 cidades no entorno do município de Anagé se deslocaram em caravanas de suas cidades para usufruir de atendimento especializado gratuitamente. Afinal, há um déficit enorme deixado pelo governo de ACM em todo Estado da Bahia formando assim uma demanda reprimida por atendimento de saúde em diversas especialidades.
O Governo do Estado da Bahia fez um investimento de 1,5 milhão nas ações da ONG Voluntários do Sertão, que corresponde a aproximadamente 54,30 (cinquenta e quatro reais e trinta centavos) por habitante e a prefeitura também fez uma contrapartida para garantir que o município fosse atendido em suas necessidades historicamente acumulada por falta de atendimento. Se a população das 20 cidades estava garantida pelo investimento do Governador Jaques Wagner, a Prefeita Andréa Oliveira possibilitou através da contra partida do município que a população anageense fosse atendida também e com o privilegio de sediar o evento.
A semana de saúde promovida pelos Voluntários do Sertão com o investimento do Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura Municipal de Anagé começa a inverter os baixos indicadores de saúde do município. Apesar do gradual crescimento nas transferências de recursos financeiros do governo federal para o Estado da Bahia e o incremento com recursos próprios por parte do governo do Estado da Bahia, a herança perversa deixada pelo carlismo ainda reflete uma Bahia sofrida e que precisa de mais tempo e investimento para melhorar efetivamente a vida do povo baiano.
Esta nova experiência pode ser provada não só pela presença dos serviços básicos de saúde do município, mas pelo crescente investimento em Atenção Básica, média e alta complexidade. Em 2003 a Bahia recebia do governo federal cerca de 624 milhões e em 2011 ampliou-se o investimento para 3,78 bilhões, um incremento efetivo de 506%. O governo da Bahia em 2003 investia 732 milhões e em 2011 chegou a investir 2.115 bilhões, ampliando o investimento em 192%. Os números acima, apesar de astronômicos ainda estão distante de mudar a triste realidade dos corredores dos hospitais públicos e só muito recente começou a inverter os indicadores de saúde dos baianos.
Por tudo isso é que o município de Anagé e sua principal liderança, a Prefeita Andréa Oliveira e sua equipe de governo, estão de parabéns por escolher com sabedoria e coragem um novo caminho a ser trilhado após décadas de sofrimento, perseguição e exclusão social. Portanto, a brisa das mudanças já pode ser sentida quando festejamos os mais de 27 mil atendimentos e particularmente as mais de 1500 cirurgias de catarata em homens e mulheres sem nenhuma condição de realizar este procedimento na iniciativa privada e que graças ao compromisso do Governo do Estado da Bahia e do Governo da Renovação e a ação dos Voluntários do Sertão estão enxergando. Isto é resultado do incansável trabalho por dias melhores para Anagé construindo uma cidade mais feliz para cidadãs e cidadãos anageenses e principalmente para quem há muito deixou de poder contemplar a beleza do sorriso na face dos seus entes queridos, distinguir a beleza do orvalho nas relvas no amanhecer, o colorido das flores da praça ou dos pássaros que cantam felizes.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Buscar neste blog
+Lidas na Semana
por autor(a)
Arquivo
-
▼
2013
(118)
-
▼
maio
(11)
- Forasteiros...
- ANAGÉ UMA NOVA HISTÓRIA, UM MOMENTO NOVO.
- UMA BREVE ANÁLISE HISTÓRICA E POLÍTICA DE ANAGÉ[1]
- NOTA: O BLOG DO SONKHA
- Não haverá Reforma Política no Brasil.
- Porque os médicos cubanos incomodam
- Prefeito e a Vice de Brumado tiveram os diplomas c...
- Vereador traidor: a sociedade anageense não perdoa.
- Universidade e a pseudo pedagogia crítica!
- Andre Singer debate classes sociais no Brasil
- 13ª Edição dos Voluntários do Sertão em Anagé
-
▼
maio
(11)
0 comments :
Postar um comentário