Translate

Seguidores

terça-feira, 17 de julho de 2012

O ABC DA POLÍTICA



* Por Professor João Paulo



O QUE É POLÍTICA?
A partir de um conceito sociológico, política é uma palavra que vem do grego POLISque significa cidade, logo política quer dizer ação do homem na cidade. Tudo que fazemos em relação a outros seres vivos é uma ação política. Lênin, um dos principais líderes da Revolução Russa de 1917, escreveu que “o ser humano é a única espécie que já nasce política por natureza”.
A ideia de que políticos são os indivíduos que se candidatam a um cargo público eletivo, é uma prerrogativa ideológica da classe dominante, a BURGUESIA.


O QUE É CAPITALISMO?
Sistema político que se fundamenta na sociedade de mercado, no trabalho assalariado, e na exploração da mão de obra operaria através da “mais valia”, (diferença entre o valor do trabalho desenvolvido pelo trabalhador, para o salário que ele recebe pela produção).
Atualmente vivemos sob o domínio do capitalismo, esse modelo de desenvolvimento é o responsável direto por todos os problemas enfrentados pela humanidade, pobreza, fome, miséria de parte da população, destruição do ecossistema, violência, crescimento do crime organizado, etc.

O QUE É SOCIALISMO?
Sistema político pensado a partir do século XIX, inicialmente com os socialistas utópicos, Robert Owen, Saint Simon, Charles Fourier, entre outros.
Depois veio o socialismo científico, pensado por Karl Marx e Friedrich Engels.
Por fim o socialismo Cristão, que surgiu a partir da encíclica Papal Rerum Novarum, escrita pelo Papa Leão XIII.
O Socialismo defende a criação de uma sociedade alternativa ao capitalismo, onde todos os homens sejam visto como iguais, onde não haja opressores e oprimidos, pobres e ricos, onde a propriedade privada dos meios de produção seja abolida, uma sociedade pautada na justiça social, na igualdade, na solidariedade e na paz.
Nessa mesma linha de pensamento também surgiu na mesma época o Anarquismo, também defendendo o surgimento de uma sociedade fraterna, e igualitária.

O QUE SÃO PARTIDOS DE ESQUERDA E DE DIREITA E DE CENTRO?
Durante a Revolução Francesa de 1789, após a tomada do poder pelo Terceiro Estado, formado pelos Girondinos (Alta Burguesia Industrial e Comercial), os Feuillants, (Alta Burguesia Financeira) e Jacobinos e Sans Culottes, (Profissionais Liberais e as camadas mais pobres da sociedade), formou-se a Assembleia Legislativa Francesa, onde do lado esquerdo sentava os Jacobinos e Sans Culottes, no centro sentavam os Feuillants e do lado direito sentavam os Girondinos.
Na direita estavam aqueles que votavam contra as propostas do povo, no centro aqueles que hora estavam do lado do povo, hora estavam contra o povo, a depender de suas conveniências pessoais ou de classe, e do lado esquerdo estavam aqueles que votavam sempre nas propostas do  povo, deste  momento, ficou determinado que em política, os partidos defensores do capitalismo, logo contra o povo e defensores da Burguesia, são de direita, aqueles que estão sempre em cima do muro, hora contra o povo, hora a favor do povo são de centro e também defendem o capitalismo, e os partidos que defendem propostas populares e são socialistas, são partidos de esquerda.
CONFIGURAÇÃO PARTIDÁRIA NO BRASIL.

No Brasil atualmente não está claro quem é quem no cenário político, mesmo por que, a conjuntura política mundial é bastante complexa para uma análise rápida e superficial, aqui não temos como discutir aprofundadamente a conjuntura sociopolítica a que estamos submetidos, entretanto, do ponto de vista da sociologia pode afirmar que:
a)      No campo da Direita os principais representantes são o DEMOCRATA e o PSDB, partidos que defende o Neoliberalismo, doutrina política e econômica que fundamenta o novo momento do capitalismo mundial;
b)      Os principais partidos de Centro são PMDB, PDT, PTB e o mais novo PSD, estes partidos têm como princípio o Keynesianismo ou Estado de Bem Estar Social, que ao contrario do neoliberalismo, defende a intervenção do Estado na economia e no mercado, hoje defendem simplesmente os seus interesses se aliando a qualquer partido que esteja no poder;
c)      E os principais representantes dos partidos de esquerda são o PT, o PC do B, PSB. Ainda temos os partidos de extrema esquerda, o PSOL, PSTU, PCO, e atualmente o PCB.
Os partidos de esquerda são socialistas, que a princípio tem em perspectiva a construção de um novo modelo social, uma sociedade, fraterna, justa e que procure sempre a paz social, garantindo melhores condições de vida para toda a população mundial.

0 comments :

Postar um comentário

Buscar neste blog

por autor(a)

Arquivo

Inscreva seu e-mail e receba nossas atualizações: