Translate
Seguidores
terça-feira, 13 de outubro de 2015
DELEGADOS PEDEM A EXONERAÇÃO DO SECRETARIO DE SAÚDE FABIO VILAS BOAS
outubro 13, 2015
|
por
Vinícius...
|
"De acordo com o delegado do segmento usuário da delegação de Vitória da Conquista, professor da UFBA Luis Rogério, “a gestão que não está sintonizada com as necessidades sociais de saúde da população, tampouco com os princípios e diretrizes do SUS, principalmente no que concerne ao controle social na Bahia”.
![]() |
Secretária Estadual de Saúde, Dr. Fábio Vilas Boas |
A plenária final da 9a Conferência Estadual de Saúde, realizada na tarde de ontem (08) aprovou moção de repúdio à gestão e recomendou ao Governador Rui Costa a exoneração do atual Secretário de Saúde Fabio Vilas Boas. Mais de 1.900 delegados, reunidos no espaço Senai-Cimantec, demonstraram insatisfação com o modelo de gestão adotado pelo secretário.
De acordo com o delegado do segmento usuário da delegação de Vitória da Conquista, professor da UFBA Luis Rogério, “a gestão que não está sintonizada com as necessidades sociais de saúde da população, tampouco com os princípios e diretrizes do SUS, principalmente no que concerne ao controle social na Bahia”. Desagradou aos delegados a proposta de criação dos consórcios, de autoria da gestão, que tramitou na Assembleia Legislativa (ALBA) sem passar pelo crivo do Conselho estadual de Saúde, e o processo de extinção das Diretorias Regionais de Saúde (Dires), que resultou no enfraquecimento da regionalização da Saúde, medida adotada também sem o devido diálogo com os trabalhadores da saúde no Estado. Pesa ainda contra o secretário, o currículo que não atende as propostas no campo da saúde pública. Em peso, os três segmentos que integraram a Conferência (usuários do SUS , trabalhadores da saúde e gestores) votaram a favor da exoneração secretário.
Segue teor da moção aprovada pela plenária da Conferência:
Moção n.0
Senhor presidente do Conselho Estadual de Saúde,
Os delegados que abaixo subscrevem, solicitam que após ouvido o Soberano Plenário desta casa, se envie Moção de Repúdio ao Governador do Estado da Bahia e ao Conselho Nacional de Saúde, em razão da desconsideração ao papel deliberativo do Conselho estadual de Saúde, pelos motivos a seguir:
a)Porque o atual gestor da saúde desconsiderou o processo democrático da regionalização devidamente regulamentada que culminou com a extinção das Dires no Estado;
b)Propor a discussão dos projetos estratégicos para a saúde pública sem passar pela avaliação do Conselho Estadual de Saúde;
c)Por não dar o devido apoio ao CES para realizar a 9a CONFERES, o que foi visível na ausência da infraestrutura dos trabalhos, demonstrando claramente o intuito de enfraquecer o Controle Social na Bahia.
Desse modo, pede-se a exoneração do Secretário Estadual de Saúde Fabio Vilas Boas.
Por isso apresentamos a presente Moção de Repúdio.
Salvador, 07 de outubro de 2015.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Vaza
ResponderExcluirVaza
ResponderExcluir