Translate
Seguidores
Massacre Verborrágico
*por Carlos Maia
O movimento cultural artístico e literário emergente, não é uma coisa criada de um determinado cérebro pensante e/ou mais brilhante que se possa observar. Ele é um movimento vivo, com o estabelecimento de vetores os mais diversos possíveis, que se orientam a partir de determinados interesses políticos ideológicos não no sentido do que os "cientistas políticos" poderiam igualmente definir, enquanto conceitos vazios de conteúdos. Mas sim, ao que tudo indica, ao que a prática e a dinâmica social em questão colocam, flui, em direção a um embate de choques que acabam, por extrapolar às malhas dos instrumentos até aqui criados e desenvolvidos pelos organismos de poder público municipal, estadual e nacional.
Fim do "Auto de Resistência": Uma luta necessária!
![]() |
Imagem: DCM |
*por Herberson Sonkha
É imperativo radicalizarmos a luta pelo fim do "Auto de Resistência", um mecanismo legal que remonta à ditadura militar brasileira e que, até hoje, representa um dos mais perversos instrumentos de repressão e genocídio da classe trabalhadora, particularmente da população negra e sua juventude. Este expediente é utilizado para justificar mortes perpetradas por agentes policiais do Estado, funcionando como uma forma de encobrir execuções sumárias e violências arbitrárias, perpetuando a eugenia social no Brasil.
A escalada fascista dos magnatas-vendilhões da fé e a justiça social cristã
![]() |
Imagem: Diocese de Campos |
"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu..." (MATHEUS, 6:19-21)
*por Herberson Sonkha
Normalmente, não costumo escrever sobre religiosidade em geral, especialmente a cristã. Isso acontece primeiro porque não sou cristão e, segundo, porque por ser de terreiro respeito a fé dos outros. No entanto, quando essa religiosidade deixa de ser uma questão pessoal e é elevada por forças sociais antidemocráticas de caráter ultraconservador ao âmbito público (e privado), transformando-se em um projeto político de poder teocrático de extrema-direita, então, ela se torna mais do que apenas uma opinião.
Defender o SUS para fortalecer “gente da gente”!
"Acreditamos que com a eleição do deputado federal Waldenor Pereira (PT) para o cargo de prefeito de nossa cidade, retomaremos a descentralização do SUS aqui em Vitória da Conquista, o que permitirá uma gestão mais próxima da realidade local, com a participação ativa da comunidade por meio do Conselho Municipal de Saúde, das Conferências Municipais e de outros espaços de diálogo."
*por Almerindo Neto
Caros leitores, eu, Almerindo Neto, sou uma pessoa de origem humilde, mas que consegui adquirir, por meio de estudos e pesquisas, um bom conhecimento que me deu uma ampla compreensão sobre os desafios e a grande importância do Sistema Único de Saúde (SUS) aqui em Vitória da Conquista. Vocês me perguntam de forma muito correta sobre os motivos que me levam a defender com tanta força esse sistema público de saúde, mesmo sendo alguém que vem das classes populares. Bem, deixem-me explicar isso com clareza.
Denúncia: indícios de assédio e perseguição política bolsonarista nos Correios de Vitória da Conquista
![]() |
Foto: Rede Brasil Atual |
"O governo Lula, eleito com a promessa de recuperar instituições públicas, enfrenta o desafio de lidar com nomeações políticas do governo anterior."
*por Herberson Sonkha
O ambiente nos Correios de Vitória da Conquista tem sido marcado por relatos de assédio e perseguição política, gerando tensão e insegurança entre os trabalhadores. A gestão da Gerente Regional Carla Mara Ataíde de Souza é acusada de intimidação e ameaças de transferência contra funcionários com ideologias divergentes, configurando uma grave violação dos direitos trabalhistas e democráticos.
A falsa consciência do “Pobre de Direita”
![]() |
Imagem: Blog Cidadania & Cultura |
"O "pobre de direita", por sua vez, não possui o hábito da leitura, uma vez que jamais leu um livro sequer. Contudo, sente-se senhor do conhecimento e especialista em opinar sobre cultura, arte e outros temas que demandam extensa leitura."
*por Herberson Sonkha
Embora o "pobre de direita" sempre tenha existido desorganizadamente no Brasil, sua expressão ganha força com o acirramento dos conflitos de classe, raça e gênero entre 2014, o golpe de 2016 e a ascensão da extrema-direita ao governo da republica do país. Com a vitória eleitoral da extrema-direita brasileira, encarnada no negacionista e fascista Jair Bolsonaro, essa massa latente de "pobre de direita" foi arregimentada no movimento pró-Bolsonaro. Esse crescimento exponencial desse fenômeno já havia sido explicado por Karl Marx há mais de um século.
Construir Um Espaço Proletário
*por Carlos Maia
1. SITUAÇÃO DA MILITÂNCIA E DO MOVIMENTO SOCIAL
Não é de se admirar o que ocorre no movimento dos trabalhadores e da juventude em geral. Os trabalhadores cada vez mais se afastam das formas de organização existentes, sem, contudo, esboçar novas perspectivas para a luta contra a burguesia e o seu Estado. A juventude por sua vez segue cega e sem perspectiva de incorporar-se à luta dos trabalhadores contra o capital, sendo na maioria das vezes, levadas a reboque para lutas nitidamente burguesas e de conteúdo liberal.
Buscar neste blog
+Lidas na Semana
por autor(a)
Arquivo
-
▼
2024
(76)
-
▼
julho
(7)
- Massacre Verborrágico
- Fim do "Auto de Resistência": Uma luta necessária!
- A escalada fascista dos magnatas-vendilhões da fé ...
- Defender o SUS para fortalecer “gente da gente”!
- Denúncia: indícios de assédio e perseguição políti...
- A falsa consciência do “Pobre de Direita”
- Construir Um Espaço Proletário
-
▼
julho
(7)