Translate
Seguidores
Presidente do SIMMP, Greissy, se defende de acusações e pede respeito
![]() |
Foto: Herberson Sonkha |
*por Herberson Sonkha
Em um discurso firme e contundente, a presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP), a professora e advogada Greissy Leoncio Reis, rebateu as acusações de uso indevido do sindicato para promoção política pessoal. Ela exigiu respeito e esclareceu a distinção entre suas responsabilidades sindicais e possíveis pretensões políticas, destacando a importância da ética e transparência em suas ações.
Nota Pública de Condolências
*por Herberson Sonkha
É com imenso pesar que recebo a notícia do falecimento da grande economista e intelectual marxista, Dra. Maria da Conceição Tavares, ocorrido no dia 8 de junho de 2024, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Como estudante marxiano de Economia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista, venho, como militante negro, comunista e marxista-leninista, expressar minhas mais profundas condolências aos familiares, amigos, simpatizantes e admiradores dessa notável figura que tanto contribuiu para o pensamento econômico brasileiro.
O "Baba das Empoderadas" e a discussão urgente sobre gênero na periferia
"Presentemente eu posso me considerar um sujeito de sorte
Porque apesar de muito moço, me sinto são e salvo e forte
E tenho comigo pensado, Deus é brasileiro e anda do meu lado
E assim já não posso sofrer no ano passado" (BELCHIOR, 1988)
*por Herberson Sonkha
Quando vi pela primeira vez, em um jogo na badalada periferia em que moro (aliás, nasci no bairro Alegria), homens vestidos de mulher usando a expressão "empoderadas", algo absolutamente diferente da tradição machista-misógina que predomina, fiquei pensativo como homem negro defensor do feminismo marxista, especialmente o feminismo negro.
Um Olhar Introspectivo
*por Carlos Maia
Quando se coloca a necessidade de uma transformação radical do ser, este deve, antes de tudo, ser concebido enquanto parte integrante e, por isso mesmo, da natureza que propriamente o criou. Assim pois, é que devemos ver o homem no seu processo natural e em profunda relação de interdependência para com ela.