Translate

Seguidores

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Um profissional da saúde na defesa do SUS!

"Não se deixa levar por conversas fáceis ou propostas indecorosas que visem lograr vantagens pessoais. Quando necessário, faz a crítica politicamente correta para melhorar o governo, nunca para desqualificar ou desmoralizar."


Enfermeiro Helinho e sua esposa.
A atual situação de crise da saúde pública no Brasil é bastante compreensível porque sua raiz é afetada pela corrupção desenfreada que arruína o país há séculos. No que pese reconhecer que a efetivação do Conselho Municipal de Saúde possibilita exercer o controle social sobre os recursos públicos destinados ao município, sabemos também que levará um tempo para que esses péssimos indicadores nacionais de corrupção sejam efetivamente combatidos, a exemplo do que vem sendo feito sistematicamente em nosso município de Anagé. Contudo, é evidente que precisa melhorar o financiamento da saúde pública e aprimorar a legislação que assegura a transparência e o controle social.

Neste sentido, é absolutamente possível a qualquer pessoa sensata que vive no Brasil hoje, se comparado às últimas décadas, fazer uma defesa razoável do Sistema Único de Saúde (SUS), por mais leiga que possa ser. Contudo, é pouco provável que o faça criteriosamente com o mesmo domínio de quem é um profissional graduado na área com experiência comprovada na rede própria.

Sem propriedade sobre a matéria, corre-se o risco de a defesa ser fragilizada e tornar-se vulnerável a sedução do jogo lucrativo do mercado, não menos ameaçador, exercido por empresas privadas lobistas que se colocam no mercado para “ofertar” preços em compras públicas realizadas por instituições públicas de saúde. Nada contra a oferta de serviços e produtos de saúde pela rede privada, pois a legislação prevê fazer negócio com a fazenda pública com a devida transparência, mas para quem é um profissional de enfermagem favorável à atuação sanitarista dever-se-á defender os interesses da rede pública de saúde preconizada pelo SUS. Por isso eles estão na base e defendo o governo de Andrea Oliveira e Dona Ziza (PT). Não tenho nenhuma dúvida de que este governo será reeleito pela maioria da população de Anagé.

Esta atuação pode ser percebida pelo vereador Helinho Enfermeiro que além de possui graduação na área, exerce a atividade profissional com zelo aos princípios norteadores da profissão. Portanto, a enfermagem não se resume a um conjunto de procedimentos específicos, pois a enfermagem desenvolveu-se como profissão que postula status de ciência que requer conceitos próprios que a qualifica epistemologicamente como área do conhecimento científico.

A profissão de enfermagem aprimora o Ser Humano para que ele possa lhe dar com pessoas em situação de sofrimentos diversos. Isto requer deste profissional o domínio multidisciplinar sem o qual ele jamais conseguiria municiar de cuidados terapêuticos o/a paciente de forma holística. A profissão exige tomar decisões, proteger, gerenciar, reabilitar, confortar, comunicar e educar enquanto processo de ensino-aprendizagem.

Esta escola contribuiu para o aperfeiçoamento humano do sujeito histórico que além de corresponder às expectativas profissionais de enfermeiro, está preparado para atuar politicamente na sociedade, nos movimentos sociais e no parlamento na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e o financiamento compulsório destas políticas públicas no município de Anagé.
 
Nesta perspectiva o mandato de Helinho Enfermeiro tem posição definida no legislativo municipal, principalmente em relação à atual situação política de Anagé que, além de controversa, precisa ser muito bem esclarecida ao povo anageense. Mesmo sendo um vereador eleito no palanque adversário, Helinho Enfermeiro poderia ser mais um oportunista à espreita das dificuldades criadas pelos próprios adversários que tratam a Prefeita Andrea Oliveira com tanto ódio e rancor, mas não tem sido assim.

Helinho Enfermeiro mostrou-se firme em suas convicções mesmo antes, quando atuava na bancada de oposição. Ele sempre manteve uma postura íntegra que o conduziu com a seriedade necessária para exercer a fiscalização das ações de Executivo Municipal, contudo, fazendo o que todo parlamentar sério deve fazer como mandatário do povo que é preocupar-se com os serviços públicos sem a demagogia tão comum aos oportunistas que transformam questões técnicas em galhofas de palanque para sua reeleição.

Seu posicionamento na Câmara Municipal de Vereadores tem sido de discutir os problemas político-administrativos da cidade como um todo, mas nunca se furtou em apoiar projetos que pudesse trazer benefício para a população. Não se deixa levar por conversas fáceis ou propostas indecorosas que visem lograr vantagens pessoais. Quando necessário, faz a crítica politicamente correta para melhorar o governo, nunca para desqualificar ou desmoralizar.

Assim, o parlamentar vem construindo a sua história passo-a-passo, degrau por degrau, sem hesitar eticamente e nem se perder nos descaminhos da politicagem, do mesmo modo que segue persiste caminhar na direção de suas convicções políticas. Pode-se até questionar sobre o caráter político de sua forma de pensar, pois nas ciências sociais não existe verdade absoluta e sim o lado que se propõe lutar, mas inegavelmente todos admitem que desde sempre o sujeito sociopolítico dentro e fora do parlamento se manteve coerente com o que ele se propôs e sua prática política cotidiana. 


Homem público e comprometido com a saúde pública, gratuita e de qualidade, Helinho Enfermeiro tem uma marca indelével de profissional sério, comprometido e eficiente no exercício de sua atividade profissional. Este sim dá sentido a sua vida profissional porque não existe uma profissão de vereador, pois não é uma profissão e sim uma ação delegada pela cidade para cuidar dos interesses e desenvolvimento humano das pessoas de Anagé em seus múltiplos aspectos da vida social.

0 comments :

Postar um comentário

Buscar neste blog

por autor(a)

Arquivo

Inscreva seu e-mail e receba nossas atualizações: