Translate

Seguidores

sábado, 7 de novembro de 2020

Sai!


 

"O mundo gira, a vida segue ciclos. Doenças acometem a humanidade desde Lucy, nossa primeira ancestral conhecida. Mas as doenças passam, a humanidade melhora, se fortalece, descobre os remédios para suas feridas, doenças, pústulas, aos poucos reconhece e corrige seus erros."

*por Josafá Santos

 

Existem demônios piores do que outros, isso é um fato. Não podemos ser maniqueístas e acreditar/defender a ideia de que toda a sociedade estado unidense é formada por uma massa acéfala ou fascista, narcisista por nascença, perversa por opção, que todas as almas daquele país são seres inescrupulosos que só enxergam a si mesmos e que não se vêem pertencentes a um mundo com outros bilhões de habitantes. Sim, inegável que lá existem milhões de almas assim, mas é igual em todos os demais países do mundo. Olhe só o nosso Brasil...

Temos também de entender que há uma diferença entre Direita e EXTREMA direita (o mesmo vale para Esquerda e EXTREMA esquerda). A diferença entre as bases ideológicas dos partidos (aglomerados) Democrático e Republicano dos EUA é visível. Sim, podemos falar de algo "menos pior"? Podemos. Como também podemos falar de algo MUITO MUITO PIOR. Há, na sociedade estadunidense, uma horda devoradora de mundos? Há, isso é inegável, mas também há lá uma considerável aglomeração humana (artística, intelectual, científica, política, trabalhadora, etc) que discorda abertamente do "American Way of life". Os extremos são o inferno, e o inferno está cheio de gente como Mao Tse Tung, Stalin, Hitler, Mussoline, Reagan, Idi Amim Dada, Pinochet, Pol Pot, Costa e Silva, Médice, Margaret Thatcher, Bush, Reagan... Decididamente, o inferno deve ser uma série de círculos superpostos, em forma de cone, como descreveu Dante em sua obra; não tem lado, nem esquerdo nem direito, é tudo um inferno só.

Nós, aqui no Brasil, também temos a nossa própria horda a eleger os seus próprios demônios. E todo "demônio", mesmo que possua um "corpo" por um longo tempo, será por fim exorcizado. Chorará, gritará, dirá blasfêmias, ameaçará, mas... Vai sair, e vai voltar pro seu cantinho sujo, lá no seu mundo inferior.

O mundo gira, a vida segue ciclos. Doenças acometem a humanidade desde Lucy, nossa primeira ancestral conhecida. Mas as doenças passam, a humanidade melhora, se fortalece, descobre os remédios para suas feridas, doenças, pústulas, aos poucos reconhece e corrige seus erros.

Os demônios (toda essa minha linguagem demoníaca é uma metáfora, eu me tornei ateu há pouco tempo) sempre assombraram o mundo. Mas o lugar deles não é aqui, guiando os homens. Um certo diabo laranja (...), a qualquer momento, vai voltar pro seu lugarzinho fétido e sujo, no andar de baixo. Logo, logo terá mais (más) companhias. Alguns dentro de uma semana, outros no mais tardar, em dois anos. Canta pra subir! Ou melhor... Para descer.


**Sobre o novo provável ocupante da Casa Branca? Tenhamos um pouco de (mas não muita, óbvio) esperança. E deixemos o Manual de Exorcismo, um terço, um bom crucifixo e um potinho de água benta sempre ao alcance da mão. Não é? Vai que...

 

 

___________________________________

*Historiador, Graduando em Psicologia, ateu exorcista de diabos descarados, nas horas vagas.

0 comments :

Postar um comentário

Buscar neste blog

Inscreva seu e-mail e receba nossas atualizações:

Arquivo