Translate
Seguidores
quinta-feira, 5 de dezembro de 2013
“Contra as falácias da elite”
dezembro 05, 2013
|
por
Vinícius...
|
"Conclusão: Pura hipocrisia, onde a "política do meu bolso primeiro" fala mais alto."
* Por Hete Teixeira Leal
Algumas coisas me causam uma inquietude tamanha que preciso externá-las para não sufocar, mentiras e injustiça são algumas delas. No último sábado, 30 de novembro de 2013, o médico anestesiologista, Heltron Isarael Saraiva Xavier da Silva, residente na cidade de Natal -RN, formado pela UFRN, publicou em seu Blog, Peritos.med, uma série de difamações que tinham como título: MEDICINA EM CUBA SERIA UM CURSO DE 4 ANOS.... ou 2 ANOS (COMO DENUNCIOU O PRESIDENTE DA AMB).
Para ilustrar a suposta denúncia, o supracitado médico utilizou todos os documentos pessoais (RG, CPF, Título de eleitor, Reservista, Certidão de Nascimento, Antecedentes penais, Diploma, Passaporte, etc.) do jovem médico Conquistense, Leandro Nascimento Bertoldi, formado pela Escola Latino Americana de Medicina -ELAM, em Cuba. A foto principal desta matéria era um passaporte emitido no mês 07/2009, sendo comparado com o diploma do curso de medicina, de 2013, considerando a data de emissão do passaporte como se fosse a mesma do início do curso. Não é preciso argumentos bem elaborados para derrubar uma publicação tão irresponsável. Não é preciso ser "doutor" para saber que, passaportes tem duração de 05 anos, e que uma vez vencido é preciso renová-lo. Então vamos aos fatos: A própria OMS (Organização Mundial de Saúde) e a OPAS (Organização Panamericana de Saúde), indicam o sistema de estudo médico, assim como o sistema da saúde pública cubanos como exemplo a seguir pelos países subdesenvolvidos de todo o mundo.
Todos os estrangeiros que pretendem cursar medicina em Cuba devem realizar um ano de um curso chamado pré-médico, onde se criam as bases do conhecimento das ciências biológicas, somente depois de confirmada aprovação nesta etapa, estará habilitado para começar os estudos de medicina que duram 6 (seis) anos, e somando mais 1 do pré-médico são 7 anos de intensos estudos, e ao comparar a carga horária das principais matérias, os seja, propedêutica, clínica, pediatria, cirurgia e gineco-obstetrícia, o curso cubano chega a ter uma carga horária superior que grande parte dos cursos de medicina do Brasil.
Então, fica o seguinte questionamento: Será que a elite médica conservadora brasileira desconhece esses fatos? Certamente não, visto que até ontem esses mesmos médicos que hoje jogam pedra no Programa Mais Médicos, do Governo Federal, saiam daqui para fazer especializações em Cuba. Conclusão: Pura hipocrisia, onde a "política do meu bolso primeiro" fala mais alto. Leandro, todos nós seus amigos, sabemos do seu comprometimento não só com o exercício da medicina, como também com a luta por uma sociedade mais justa. Continue firme nesta batalha, nunca recue, pois são ações como esta que aconteceu, que nos fazem ter certeza que a batalha não será fácil, mas conseguiremos vencê-la. Estamos com você! Fica registrado aqui neste texto meu repúdio.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Buscar neste blog
+Lidas na Semana
por autor(a)
Arquivo
-
▼
2013
(118)
-
▼
dezembro
(10)
- A crise econômica compromete a existência do Sant...
- Leon Trotski e “O programa de transição”
- Educação: o desenvolvimento contínuo da existência...
- O direito à cidade
- A rua e o poder: uma entrevista com Perry Anderson
- O FRACASSO SOCIALISTA DE MANDELA.
- Socialismo: utópico ou cientifico?
- LEONARDO BOFF: BARBOSA NÃO HONRA O STF
- “Contra as falácias da elite”
- Seremos uma célula cancerígena a ser extirpada?
-
▼
dezembro
(10)
0 comments :
Postar um comentário