Translate

Seguidores

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Arcebispo da Arquidiocese de Vitória da Conquista recebe a nacional dos APNS



*por Herberson Sonkha[1]

Na manhã de terça-feira (14), militantes dos Agentes de Pastoral Negros (APNS) Herberson Sonkha, Maurício Sena e João Paulo Pereira foram recepcionados pelo Arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Luiz Gonzaga Pepeu, que recebeu os representantes da instituição em seu gabinete, cujos temas foram o dialogo inter-religioso e o movimento étnico-racial. O Arcebispo foi receptivo a visita dos agentes e ouviu atentamente a exposição sobre a postura dos APNS no movimento negro em Vitória da Conquista e nacional.
O Professor João Paulo resgatou a contribuição do Pe. Benedito na formação do MOVENS nos anos 80, no fortalecimento da Pastoral Juventude e nos Movimentos Eclesiais de Base e demais pastorais na cidade e região, período em que a Diocese possuía uma forte influência nas Regionais, devido sua organização e comprometimento com as ações sociais. O historiador disse que chagou a ser indicado para coordenar a Pastoral da Juventude, Nordeste III, inviabilizada devido o seu ingresso no ensino superior e o casamento, impossibilitando-o de assumir a tarefa, sendo substituído por Yulo Oiticica.

De postura impecável, semblante sereno e sentimento de muita dignidade, o arcebispo Dom Luiz Gonzaga Pepeu lembrou de sua formação religiosa adquirida em berço Capuchinho, tendo recebido seu noviciato no Seminário dos Capuchinhos de Vitória da Conquista nos anos 70. Por ocasião de sua estada na cidade, período em que o pároco Pe. Benedito dirigiu a paróquia Nossa Senhora de Vitórias, Igreja Matriz, faz referencia ao grande trabalho religioso desenvolvido pelo Pe. Benedito em sua ambulação religiosa pela cidade.

Organizados em mais de 12 estados da federação os APNS mantém uma boa relação com a CNBB. O coordenador afirmou que já existem algumas atividades realizadas em conjunto com a CNBB, a exemplo da Semana Social e a campanha contra o trabalho escravo, inclusive, atividades em conjunto com a Pastoral Afro.

O Coordenador fez um breve histórico da trajetória da entidade desde a sua criação na década de 80 até as resoluções de Vitória [ES]. Nesta perspectiva, propôs a retomada com autonomia do diálogo inter-religioso de feição ecumênica, o combate à intolerância religiosa, principalmente, às religiões de matriz africana e o fortalecimento dos valores culturais de matriz africana no Brasil.

Os APNS apresentaram ao Arcebispo Dom Luiz Gonzaga Pepeu a disposição para construir o diálogo com a CNBB a partir do convite feito pelo Pe. Jurandy, ao convidara entidade para participar do XII EPA, em Guayquil, Equador, convite ratificado pelo Pe. Ary, em recente atividade de formação política dos Agentes, realizado no Retiro bom Sossego, em Brasília.

Retomamos o debate das questões Afrodescendentes da América Latina e Caribe com um texto intitulado “Contribuições dos Agentes de Pastorais Negros ao XII EP” em consideração a postura avançada do CNBB em relação às questões religiosos e sociais.

O Coordenador fez referencia ao Coordenador Nacional, Nuno Coelho, ao resgatar a histórica caminhada dos Agentes de Pastoral Negros no país e o fez com a convicção de que amadurecemos internamente para retomar a caminhada com a CNBB iniciada nos anos difíceis da reabertura política dos 80, pós-ditadura militar. Portanto, a direção nacional entende que isso traduz o respeito recíproco manifesto pelo Pe. Jurandy e Pe. Ari e respectivamente a CNBB aos Agentes.

A direção tem pautado sua prática de dirigente no sentido de garantir a liberdade religiosa interna para exercício das diversas expressões religiosas, todavia, nasce daí a disposição para celebrar algumas ações conjuntamente com a CNBB e a Igreja Católica.

O dirigente nacional resgata o documento de Vitória aprovado em assembleia geral da entidade realizada em Vitória do [ES] no mês de maio deste ano, cuja tese aponta para o fortalecimento, ampliação do raio de ações e reestruturação política e religiosa dos Agentes.



[1]Coordenador Nacional de Relações Institucionais e Internacionais dos APNS[2012-2015]

0 comments :

Postar um comentário

Buscar neste blog

por autor(a)

Arquivo

Inscreva seu e-mail e receba nossas atualizações: