Translate
Seguidores
Fogo amigo! Amigo?
Quando nós, da classe trabalhadora, recebemos punhaladas e golpes da Direita, seja ela Centro ou Extrema Direita, isso não nos surpreende.
Infelizmente, os bons morrem e cedo demais!
*por Herberson Sonkha
Renato Russo disse isso certa vez numa canção do álbum "O Descobrimento do Brasil" de 1993:
"É tão estranho, os bons morrem jovens"
A exemplo do próprio Renato Russo, Cassia Eller, Mamonas Assassinas, Cazuza, Raul Seixas, Kurt Cobain, John Lennon e alguns outros.
Herberson Sonkha: intensa militância social nas duas últimas décadas do século XX
![]() |
Foto: Herberg e Herberson |
"O agitado transcurso dos anos 80 se constituiu na encruzilhada ideológica que determinaria os rumos de minha vida, pois apontaria a direção da primeira etapa da minha formação intelectual, cultural e de militante das causas sociais."
*por Herberson Sonkha
Aos 14 anos eu acabara de deixar a infância e era penas um garoto magrelo, esquisito e um típico curioso bem característico de alguém recém-chegado à adolescência. Nascido no bairro Alegria, um bairro pobre de classe operária da construção civil ou mecânica surgido na enchente do bairro Jurema no final da década sessenta à margem da rodovia BR-116 de Vitória da Conquista. Havia se mudado para Jequié em dezembro de 1979 porque meu pai teria aceitado um novo trabalho e uma nova companheira com quem teria se casado naquele mesmo ano.
A produção artístico-cultural conquistense “fora do eixo”
![]() |
Foto: Ítalo Silva |
"(...) na canção “Boi de ciranda”, de Geslaney Brito e Iara Assessú, se desconstrói essa pedagogia do medo e a racialização do "boi da cara preta" ao resinificar o boi como sendo um animal alegre e de diversas cores festivas que se assemelha as celebrações populares do “Bumba Meu Boi”."
*por Herberson Sonkha
Já faz algum tempo que tive uma conversa casual interessante com um modesto intelectual, dedicado educador de arte e um notável musicista conquistense Geslaney Brito sobre os rumos da política cultural do país com base no conceito de cultura de massa e massificação. Relembramos de algumas relevantes contribuições dos principais expoentes teóricos da primeira geração da Escola de Frankfurt, a exemplo dos filósofos e sociólogos Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse, Erich Fromm, Otto Kirchheimer, Friedrich Pollock e Leo Löwenthal.
Homenagem a um homem bom e justo! O indefectível amigo Paulo Pires!
*por
Herberson Sonkha
A
mesma vida que nos enche de esperança é a mesma que cede a morte que nos
espreita no silencio de nosso próprio leito.
É a mesma vida sendo o rio fluido de água viva que se esvai num piscar de olhos, feito o silenciar do estrepitante barulho de tua ausência meu velho amigo Paulo Pires.