Translate

Seguidores

domingo, 27 de abril de 2014

MAIS EDUCAÇÃO ANAGÉ: Coordenadora de Promoção da Igualdade Racial diz que “o município está experimentando um novo jeito de governar.”

Aurenice Cardoso, professora, sindicalista
e coordenadora municipal do
Núcleo de Promoção da Igualdade Racial e de Gênero
"Entretanto, as coisas estão acontecendo conforme a velocidade permitida pelas dificuldades impostas pela quantidade de demandas acumuladas ao longo de todos estes anos dos governos anteriores. Veja, por exemplo, atividade igual a esta, proporcionada pelo 1º Seminário Municipal de Capacitação do Programa Mais Educação, em que há um envolvimento real das pessoas na elaboração e execução das ações."

*por Herberson Sonkha


A professora, graduada em pedagogia, leciona há mais de 15 anos na rede pública municipal de Anagé, é categórica ao afirmar que o município nunca viveu um momento como este, tão rico de participação política e de produção intelectual capaz de envolver coletivamente os diversos agentes que promovem a educação pública em Anagé. Além do mais, diz a Professora, "somos motivados pela mesma finalidade que é construir um novo jeito de governar Anagé, capaz de transformar a triste realidade social e os indicadores educacionais do município. O Governo Federal, desde o Governo Lula e mantidos pela Presidenta Dilma Rousseff vem ampliando recursos. Esses governos fizeram importantes investimentos em Anagé, mas, infelizmente só agora nesta gestão da Prefeita Andréa Oliveira é que começa a ser executado. Dentre estes programas federais o Programa Mais Educação é um importante aliado nesta construção."

Segundo Aurenice Cardoso, que também foi dirigente da delegacia sindical do Sinserv em Anagé nos anos difíceis para a maioria dos servidores públicos municipais, principalmente da educação, esta nova realidade vivenciada pelos munícipes é muito diferente dos períodos emblemáticos das greves e manifestações de rua durante o governo do Senhor Elbson Soares, que era radicalmente contra os direitos dos trabalhadores. Esse governo que deixou a educação arruinada; as estruturas físicas sucateadas; sem proposta de diretrizes curriculares que orientassem o projeto político pedagógico nas escolas; ausência de plano municipal de educação; favorecimento aos seus apadrinhados; a categoria empobrecida e; a rede municipal desassistida dos programas federias.


Professor João Paulo,
Professora Aurenice Cardoso
e o palestrante Jell Rocha
Segundo Aurenice, não há como negar as mudanças ocorridas ou comparar estas duas realidades bastante distintas, mesmo que haja críticas porque é natural que as pessoas esperem muito do nosso governo, se considerarmos que a população já não suportava mais a opressão e perseguição do governo passado e apostou neste programa de governo liderado pela Prefeita Andréa Oliveira. Mas, é injusto querer isso em pouco tempo de governo. Entretanto, as coisas estão acontecendo conforme a velocidade permitida pelas dificuldades impostas pela quantidade de demandas acumuladas ao longo de todos estes anos. Veja, por exemplo, atividade igual a esta, proporcionada pelo 1º Seminário Municipal de Capacitação do Programa Mais Educação, em que há um envolvimento real das pessoas na elaboração e execução das ações. Participar deste seminário ouvindo, discutindo e aprendendo com todos, sem distinção de cor, raça, credo religioso, idade, sexo, nível sócio técnico, condição econômica e conhecimento constitui um novo momento de aprendizado individual e coletivo importante para todos educadores e monitores que terá reflexos positivos na formação e desenvolvimento da educação do município.  

0 comments :

Postar um comentário

Buscar neste blog

Inscreva seu e-mail e receba nossas atualizações:

Arquivo