Translate
Seguidores
quarta-feira, 1 de junho de 2016
Serviços e Desenvolvimento em Vitória da Conquista/Ba - I
junho 01, 2016
|
por
Vinícius...
|
"No entanto, o que se verifica nos últimos anos é um reposicionamento dos setores econômicos, com um peso crescente das atividades relacionadas ao setor de serviços, destacando-se educação (sobretudo o ensino superior), saúde e comércio, além de outros serviços especializados."
O conteúdo desta matéria veiculada no RONDINALDO.BLOGSPOT.COM.BR, de autoria de Rondinaldo Silva das Almas, visa demonstrar a importância do setor de serviços para a economia do município de Vitória da Conquista, interior da Bahia. Foi elaborado no âmbito do Curso de Doutorado em Panificação Territorial e Gestão Ambiental da Universidade de Barcelona, em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, sob a orientação do Professor Dr. José Luiz Luzón Benedicto, responsável pela disciplina Desenvolvimento Social e Regional.
INTRODUÇÃO
A dinâmica econômica de Vitória da Conquista, cidade localizada no Sudoeste do Estado da Bahia, esteve condicionada durante algumas décadas à produção cafeeira, notabilizando o setor primário como motor do crescimento econômico local. O surgimento de atividades industriais no município – num primeiro momento com a instalação do Distrito Industrial dos Imborés, e mais recentemente com atividades do segmento calçadista – também se destacou. No entanto, o que se verifica nos últimos anos é um reposicionamento dos setores econômicos, com um peso crescente das atividades relacionadas ao setor de serviços, destacando-se educação (sobretudo o ensino superior), saúde e comércio, além de outros serviços especializados.
Esse reposicionamento é confirmado através dos dados referentes ao ano de 2005 fornecidos pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI (2007), que apontam o setor de serviços com participação de quase 70% do PIB municipal.
Há que se destacar também que o PIB municipal de Vitória da Conquista ocupava a décima segunda posição entre os municípios baianos no ano de 2004, segundo dados da SEI, e hoje ocupa a sexta posição. Isso se deve à nova metodologia de cálculo do PIB instituída recentemente e que leva em consideração um peso maior do setor de serviços, o que só acontece devido à sua importância no cenário econômico atual.
Outra análise ligada aos serviços propõe uma discussão mais precisa não apenas na produção de serviços como um todo, mas também focada na produção de serviços ligados ao conhecimento, informação e a industrialização do setor terciário. Neste sentido, Almeida (1997) propõe uma visão inovadora sobre a economia dos serviços através da investigação da produção do imaterial e da importância do capital humano num contexto de novos instrumentos de desenvolvimento econômico.
Com vistas nesse processo, o objetivo deste trabalho será analisar a dinâmica do setor de serviços em Vitória da Conquista visando estabelecer uma relação entre o crescimento quantitativo e qualitativo deste setor e o desenvolvimento econômico do município.
De forma mais específica buscar-se-á identificar as atividades terciárias do município de Vitória da Conquista e, dentro destas, as que mais se destacaram no processo de desenvolvimento do município; comparar os três grandes setores da atividade econômica (primário, secundário e terciário), buscando descrever uma evolução destes em termos da participação no Produto Interno Bruto municipal no período proposto; e identificar os ganhos qualitativos oriundos da maior dinamização do setor terciário na economia conquistense. Assim, pretende-se responder à questão da forma como o setor de serviços tem contribuído para o desenvolvimento do município de Vitória da Conquista.
[1] Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (1999) e mestrado em Economia também pela UFBA (2003). É doutorado em Planificação Territorial e Gestão Ambiental pela Universidade de Barcelona, Espanha (2014). Atua como professor assistente e pesquisador, em regime de Dedicação Exclusiva, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, economia dos serviços, economias de aglomeração, economia brasileira e economia urbana.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comments :
Postar um comentário