terça-feira, 26 de março de 2024

Pelego(a) é lobo(a) traiçoeiro(a) em pele de cordeiro

 

"O papel do pelego é o enfraquecimento das lutas trabalhistas para favorecer aos interesses exclusivos dos empregadores. Esse enfraquecimento afeta a capacidade de mobilização da classe trabalhadora."


*por Prof. Davino Nascimento Silva [1]

 

No instrumental dos peões, pelego é um pano grosso e dobrado, ou uma pele de carneiro curtida, mas ainda com a lã, que se coloca em cima do arreio. O cavaleiro monta sobre o pelego antes de montar sobre o cavalo. Para Heitor Scalambrini Costa, significa Pele de carneiro a que se deixa ainda aderente a lã. Serve para fazer tapete e ornamentação etc. No sentido popular, é uma denominação dada à membros de sindicatos que agiam sob inspiração do Ministério do Trabalho ou de políticos ditos trabalhistas. No sentido figurado, pode ser uma pessoa servil, dominada por outra; ou mesmo um capacho.

O conceito de "pelego" é quase sempre associado a uma pessoa subserviente, bajuladora ou trabalhador que aceita condições desfavoráveis de trabalho. Uma expressão que tem origens no movimento sindical e trabalhista no início do século XX, sobretudo na América Latina e mais especificamente no Brasil.

A palavra "pelego" nesse contexto surgiu durante a década de 1930, quando o movimento sindical brasileiro estava se desenvolvendo na esteira do industrialismo varguista brasileiro que vai formar uma classe operária em crescimento. Originalmente, o termo era utilizado de forma pejorativa para se referir aos líderes sindicais que agiam em benefício dos patrões em detrimento dos interesses dos trabalhadores. Esses líderes eram vistos como colaboradores ou "pelegos" dos empregadores, muitas vezes traindo os interesses da classe trabalhadora.

O conceito de "pelego" está intrinsecamente ligado ao movimento sindical e possui uma forte conotação ideológica dentro do contexto em que as relações ideológicas expressam um sentido classista no movimento sindical. O conceito de "pelego" serve para explicar a traição aos interesses de classe operária ou trabalhadora do setor público ou privado. Essa concepção ideológica enfatiza a importância de líderes sindicais comprometidos com a defesa dos direitos e melhores condições de trabalho dos trabalhadores.

O papel do pelego é o enfraquecimento das lutas trabalhistas para favorecer aos interesses exclusivos dos empregadores. Esse enfraquecimento afeta a capacidade de mobilização da classe trabalhadora. Destaca-se a necessidade de combater o peleguismo que desvaloriza a união e a solidariedade entre as pessoas que integram a classe trabalhadora em luta por mais direitos sociais, econômicos, culturais e políticos da massa laborativa.

A figura do pelego é caracterizada pela ausência de representatividade efetiva dessas lideranças sindicais porque seus interesses estão alinhados com os empregadores em detrimento da classe trabalhadora. Essa relação ideológica sinaliza para a necessidade de líderes sindicais autênticos e comprometidos com os trabalhadores que representam.  

Existe uma relação do conceito de pelego com a consciência de classe, um conceito ressalta a importância de os/as trabalhadores (as) estarem cientes de seus interesses coletivos e de lutarem por melhores condições de trabalho em oposição à exploração e à submissão aos interesses patronais.

Por fim, a relação ideológica do concito de “pelego” com o movimento sindical enfatiza a importância da representatividade genuína, solidariedade entre membros da classe trabalhadora e da luta coletiva por direitos e melhores condições de trabalho.  Esses são os princípios fundamentais essenciais para fortalecer o movimento sindical e a defesa dos interesses da classe trabalhadora.

Existe um contexto socioeconômico em que o movimento sindicalista brasileiro engendra a palavra “pelego” e “peleguismo”. Durante a década de 1930 o movimento sindical no Brasil estava em processo de desenvolvimento e organização, sinalizando a necessidade de se buscar melhores condições de trabalho e direitos para as pessoas que compunham a classe trabalhadora brasileira.

Nesse período, o movimento sindical vai revelar a importância de seus respectivos líderes sindicais que ganham notoriedade na sociedade a medida em que passaram a ser vistos como sindicalistas coerentes com a linha sindical e as suas lutas e bandeiras históricas em defesa da categoria e àqueles que praticava perfídia por conspirara contra a categoria sendo chamados de pelegos.  Ou seja, de defensor da categoria passavam a colaborar defendendo os empregadores, abandonando a representatividade legitima dos interesses da classe trabalhadora.

As ações desses pelegos em benefício dos patrões eram consideradas uma traição à causa operária ou trabalhista. Esses pelegos eram acusados de agir em benefício dos patrões, muitas vezes traindo os interesses da classe trabalhadora em troca de vantagens pessoais ou favores dos empregadores.

O desvirtuamento da representatividade desses interesses econômicos, sociais, culturais e políticos por parte desses líderes sindicais era tratado pejorativamente de pelego porque enfraqueciam as lutas trabalhistas, desvirtuando a verdadeira representatividade e defesa dos direitos dessa ou daquela categoria que compunha a classe trabalhadora.

A popularização do termo ocorreu com o tempo a medida em que a palavra pelego passou a ser amplamente utilizada para descrever qualquer pessoa que age de forma subserviente, bajuladora ou que aceita condições desfavoráveis de trabalho em favor dos empregadores do setor público ou privado.

A figura do "pelego" foi associada a práticas de conciliação de classes antípodas em favor dos patrões, enfraquecimento das lutas trabalhistas e falta de representatividade real dos trabalhadores. A partir desse contexto, o termo se popularizou e passou a ser utilizado para descrever qualquer pessoa que age de forma subserviente ou bajuladora, não apenas no âmbito sindical.

Mas quem em Vitória da Conquista serve de capacho para políticos sem medo de prestar contas à sociedade? É o SIMMP com sua base ou alguns vereadores? Não é fácil compreender esse termo principalmente quando proferida por um edil que eleito para um cargo exclusivo de fiscalizar as contas e ações do executivo, prefere agir de forma servil, praticamente como um Capitão do Mato agredindo verbalmente e psicologicamente as professoras que exigem que na “Suíça Bahiana” as leis sejam cumpridas.

Definição de Pelego

Classe gramatical: substantivo masculino

Separação silábica: pe-le-go

Plural: pelegos

Feminino: pelega

Exemplo com a palavra pelego

Todos fizeram suas carreiras políticas com base no sindicalismo e quanto mais radicais, melhor! Quanto mais intransigentes, melhor! Quem discordava era "pelego", era da "elite". Folha de S.Paulo, 11/02/2012

 

 



[1] Davino Nascimento Silva é professor concursado de língua portuguesa de rede municipal e estadual de educação há décadas, sindicalista e foi vice-presidente do SIMMP.


0 comments :

Postar um comentário