sábado, 27 de abril de 2024

A transição do Carnaval à Micareta e a apropriação mercadológica em Vitória da Conquista.

Foto: Arquivo Público Municipal/1992 

"[...] a importância da memória religiosa e do processo de carnavalização na constituição dos grupos negros e mestiços de Vitória da Conquista."

 

* Por Herberson Sonkha

 

Continuará existindo a necessidade de voltarmos a debater criticamente o Carnaval e a Micareta de Vitória da Conquista, sobretudo depois da apropriação privada de natureza mercadológica dessas festas do povo conquistense. Por que isso exatamente às vésperas do evento privado na área nobre do Shopping Bouvard denominada de “Micareta”? Os romanos diziam que “nem tudo o que é legal é honesto” (non omne quod licet honestum est), principalmente se observado à luz da publicação do artigo "A FOTOGRAFIA NA MEMÓRIA DOS CARNAVAIS CONQUISTENSES", escrito por Alberto Bomfim da Silva e Edson Farias.

terça-feira, 2 de abril de 2024

A defesa da função de vereador à luz das teorias políticas de Rousseau, Mill e Arendt

Imagem de Denis Gasco em:
"Liberalismo, socialismo, nacionalismo"

"Os autores e suas obras apresentam uma variedade de ideias que podem ser associadas tanto ao liberalismo quanto ao pensamento socialista, dependendo do contexto e das interpretações específicas."


*por Herberson Sonkha

 


Este artigo é um desejo antigo de explorar a defesa da função de vereador nos marcos da funcionalidade institucional legislativa do Estado Democrático de Direito, de viés liberal, à luz das teorias políticas de Jean-Jacques Rousseau, John Stuart Mill e Hannah Arendt.

terça-feira, 26 de março de 2024

Pelego(a) é lobo(a) traiçoeiro(a) em pele de cordeiro

 

"O papel do pelego é o enfraquecimento das lutas trabalhistas para favorecer aos interesses exclusivos dos empregadores. Esse enfraquecimento afeta a capacidade de mobilização da classe trabalhadora."


*por Prof. Davino Nascimento Silva [1]

 

No instrumental dos peões, pelego é um pano grosso e dobrado, ou uma pele de carneiro curtida, mas ainda com a lã, que se coloca em cima do arreio. O cavaleiro monta sobre o pelego antes de montar sobre o cavalo. Para Heitor Scalambrini Costa, significa Pele de carneiro a que se deixa ainda aderente a lã. Serve para fazer tapete e ornamentação etc. No sentido popular, é uma denominação dada à membros de sindicatos que agiam sob inspiração do Ministério do Trabalho ou de políticos ditos trabalhistas. No sentido figurado, pode ser uma pessoa servil, dominada por outra; ou mesmo um capacho.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

A população não pode ser responsabilizada pela negligência da gestão municipal com a dengue

Foto: Secom/PMVC.

 "A epidemia não encontrou na cidade apenas as portas totalmente escancaradas, como também o Poder Público despreparado para lidar com a situação."


*por Herberson Sonkha


Os alertas das autoridades sanitárias brasileiras sinalizam mais um possível cenário epidêmico no país. Todos os dias boletins epidemiológicos informam a sociedade sobre os níveis altíssimos de proliferação da dengue, chikungunya e zika. Em Vitória da Conquista, esses altos índices têm a ver com a facilidade para a propagação de vetores das arboviroses e a sobrecarga na rede pública de saúde por conta do adoecimento acelerado da população.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

A política conquistense e seus babados nas eleições do fim do mundo

 *por Herberson Sonkha 



A cidade tomou conhecimento de um fuxico caviloso, espalhado por um botoqueiro marmoteiro (nominalmente apalermado), conhecido nos bastidores da política conquistense pelo asco como se tornara uma pessoa sabuja, figura egocêntrica, retrógrada e bravateira. Disse aos quatro ventos com cara de pinus envernizado, e em tom de “advertência”, talvez fosse mais apropriado definir como deboche, que havia na cidade quem comprasse votos às vésperas de uma importante eleição municipal.